Luvas de borracha não podem impedir a corona? Esta é a explicação

Além de cobrir o nariz e a boca com máscaras, muitas pessoas também se 'armam' com luvas de borracha para não contrair Covid-19. A questão é: o uso dessas luvas de borracha é realmente eficaz na prevenção da entrada do vírus corona em seu corpo? Para a equipe médica, as luvas de borracha são, de fato, um dos equipamentos de proteção individual (EPI) que deve ser usado ao manusear pacientes com Covid-19. Sua função é proteger as mãos da propagação de infecções ou doenças durante exames ou procedimentos médicos. No entanto, isso não significa luvas feitas de nitrila, látex, e isopreno Isso pode ser usado por pessoas comuns (não profissionais de saúde). A razão é que se for utilizado o procedimento incorreto, sua função de proteção pessoal será perdida e não impedirá vírus ou outros germes que causam certas doenças.

Critérios para luvas de borracha de acordo com os padrões médicos

Luvas de borracha não devem irritar a pele. Nem todas as luvas de borracha são qualificadas como equipamento de proteção individual. Luvas de borracha de acordo com os padrões médicos devem ter especificações como:
  • Livre de farinha (sem pó)
  • Possui uma braçadeira (ponta do pulso) para o pulso com comprimento mínimo de 230 mm e tamanhos S, M, L
  • O design do pulso deve ser capaz de fechar bem sem rugas
  • Não enrola nem encolhe durante o uso
  • Não irrita a pele
No mundo médico, as luvas de borracha são divididas em 2 tipos, a saber, luvas de exame (luvas de exame) e luvas cirúrgicas (luvas cirúrgicas). As luvas cirúrgicas devem ser estéreis, enquanto as luvas de exame podem ser não estéreis. No entanto, o procedimento para o uso de ambos ainda deve ser correto para garantir a segurança dos pacientes e da equipe médica ao usá-los. [[Artigo relacionado]]

Passos importantes ao usar luvas de borracha

A lavagem das mãos ainda é necessária para prevenir Covid-19. Durante a pandemia, as luvas de borracha são usadas apenas como meio de proteger os profissionais de saúde. No entanto, as luvas de borracha não são uma ferramenta para evitar que o vírus entre no corpo humano. Nem a Força-Tarefa Covid-19 nem a Organização Mundial da Saúde (OMS) jamais recomendaram o uso dessas luvas para círculos não médicos. Além do estoque limitado, a eficácia de seu uso na proteção contra o vírus corona depende de muitos fatores, como o seguinte.

1. Você ainda tem que lavar as mãos

O uso de luvas de borracha não substitui a obrigação de lavar as mãos com sabão e água corrente ou desinfetante para as mãos. Mesmo antes de colocar luvas de borracha, o pessoal médico ainda deve limpar as mãos para que não haja germes aderidos.

2. Tenha cuidado ao instalar

A colocação das luvas de borracha deve ser feita com cuidado para não contaminar as mãos que foram limpas. Segure a ponta do pulso da luva e, em seguida, insira o dedo na luva e certifique-se de que está bem ajustada e que não há rugas. Execute o mesmo procedimento ao colocar a segunda luva. Certifique-se de que a mão com a luva toque apenas a parte externa da segunda luva para evitar contaminação.

3. Tenha cuidado ao remover

Para a equipe médica, as luvas de borracha devem ser removidas imediatamente após a realização de uma ação, como tratar um paciente ou colher sangue. A liberação dessas luvas de borracha não deve ser descuidada, para que as mãos não fiquem expostas a vírus ou germes da superfície das luvas. O truque, prenda a ponta da luva de borracha esquerda, puxe-a para frente até que ela se solte completamente da mão em um estado invertido. Segurando a luva com a mão direita, deslize 3 dedos sob a luva que está presa ao seu pulso. Em seguida, role a luva completamente para fora da mão e enrole a luva esquerda que está sendo segurada. Deite fora imediatamente as luvas de borracha usadas. Depois disso, os profissionais de saúde devem lavar as mãos com sabão e água corrente ou esfregar as mãos com álcool ou álcool desinfetante para as mãos.

4. Não pode ser usado repetidamente

A OMS, o Ministério da Saúde da Indonésia e a Administração Americana de Alimentos e Medicamentos (FDA) concordaram que as luvas de borracha devem ser usadas apenas uma vez (uso único). Portanto, se não estiver em suas mãos, as luvas devem ser imediatamente descartadas e não devem ser reutilizadas.

Notas de SehatQ

O vírus corona deve ser vigiado, mas você não precisa ter medo de exagerar, então você deve usar luvas de borracha ao sair de casa. Mantenha distância, use máscara e lave as mãos com freqüência para evitar a infecção pelo vírus.