O fluido nos pulmões pode ser perdido? Aqui está uma chance

A falta de ar pode ser causada por várias coisas, uma delas devido ao acúmulo de líquido nos pulmões ou conhecido como edema pulmonar. Então, se o fluido nos pulmões pode ser perdido? O que você deve fazer para curar essa doença? O edema pulmonar é um acúmulo de líquido nos pulmões, especialmente nos sacos de oxigênio (alvéolos), tornando muito difícil respirar. Essa condição afetará o ciclo respiratório nos pulmões porque os alvéolos são onde o sangue coleta oxigênio para a circulação por todo o corpo. Quando o oxigênio não circula, o desempenho de todos os órgãos do corpo é automaticamente interrompido, um dos quais resulta em insuficiência respiratória. Portanto, o edema pulmonar que ocorre repentinamente (agudo) é classificado como uma emergência médica que deve ser tratada imediatamente.

Sintomas de edema pulmonar

Os sintomas de edema pulmonar podem piorar com o tempo ou até causar falta de ar repentina. Você também pode sentir esse sinal de acúmulo de fluido nos pulmões quando estiver em altitudes muito elevadas. Em geral, as características do edema pulmonar são:
  • Falta de ar súbita (dispneia) que piora quando você faz atividades extenuantes ou se deita
  • Sentindo-se como se afogando ou sendo pego ao se deitar
  • Falta de ar e sufocamento
  • Corpo está frio
  • Tosse seguida de muco espumoso e às vezes acompanhada de sangue
  • Lábios azuis
  • Frequência cardíaca rápida
  • Existe ansiedade excessiva.
O edema pulmonar crônico (aparece lentamente) também pode ser acompanhado por fadiga, inchaço na parte inferior do corpo e ganho de peso drástico. Considerando que no edema pulmonar em grandes altitudes (edema pulmonar de alta altitude), o sintoma inicial geralmente é uma dor de cabeça.

O que faz com que o fluido se acumule nos pulmões?

Para responder se o fluido nos pulmões pode ser perdido, primeiro você deve encontrar a causa. Basicamente, o edema pulmonar ocorre devido à insuficiência cardíaca congestiva (insuficiência cardíaca congestiva ou ICC), que é a incapacidade do coração de bombear o sangue como deveria. O líquido pode se acumular nos pulmões quando o coração não consegue bombear o sangue pelo corpo, de modo que o sangue entra nos vasos sanguíneos dos alvéolos. Quando a pressão nos vasos sanguíneos aumenta, o fluido entra na bolsa de oxigênio, causando falta de ar. A incapacidade do coração de trabalhar para bombear o sangue adequadamente por conta própria pode ser causada por várias coisas, tais como:
  • Ataque cardíaco ou doença cardíaca em que o músculo cardíaco fica fraco ou rígido (cardiomiopatia)
  • Estreitamento ou vazamento dos vasos sanguíneos do coração
  • Um aumento repentino da pressão arterial (hipertensão).
Em alguns casos, o edema pulmonar também pode ser causado por danos aos próprios pulmões, seja por trauma, exposição a gases tóxicos ou infecção grave. Além disso, certos tipos de medicamentos e doenças renais também podem causar acúmulo de líquido nesse órgão respiratório.

O fluido nos pulmões pode ser perdido?

Quando ocorre repentinamente, o edema pulmonar é grave e deve ser tratado imediatamente em um hospital. O primeiro tratamento que você geralmente faz é a respiração artificial, por meio de um tubo de oxigênio ou de uma máscara de oxigênio. Depois disso, o médico fará um exame para descobrir a causa do edema que você está apresentando, a fim de lhe dar o tratamento certo. Os medicamentos que o seu médico pode prescrever para reduzir o líquido nos pulmões são:

1. Diurético da classe de drogas

Essa classe de drogas pode reduzir a pressão nos pulmões, removendo fluidos do corpo, por exemplo, fazendo com que você urine muito. Alguns exemplos dessas drogas, incluindo furosemida, bumetanida, espironolactona.

2. Reduzindo a pressão arterial

Este medicamento tem como objetivo dilatar os vasos sanguíneos para que a pressão no coração possa ser reduzida. Um exemplo desse tipo de droga é o nitroprussiato.

3. Morfina

Embora muitos médicos raramente usem esse tipo de narcótico, a morfina pode aliviar a ansiedade e a falta de ar sentidas por pacientes com edema pulmonar. [[artigo relacionado]] Em casos graves, você precisará ser internado na unidade de terapia intensiva (UTI) até que o fluido nos pulmões não esteja mais causando falta de ar. Nesse caso, o médico pode inserir um tubo respiratório pela garganta e usar um ventilador para fornecer oxigênio ao corpo. Então, se o fluido nos pulmões pode ser completamente perdido? A resposta a essa pergunta dependerá da própria causa do edema pulmonar. Em alguns casos, o líquido pulmonar pode ser perdido rapidamente com certos medicamentos. No entanto, também há pacientes que precisam usar aparelhos respiratórios por anos porque o fluido nos pulmões não diminui. No entanto, o tratamento do edema pulmonar ainda deve ser feito porque essa condição pode ser fatal se não tratada.