3 sintomas de HIV em homens que precisam ser vigiados

Os sintomas do HIV em homens geralmente são inespecíficos. Como resultado, os sintomas que aparecem costumam ser mal interpretados como um sintoma de uma doença menor, como a gripe. Como resultado, não raramente esta doença grave é subestimada. O próprio HIV é um vírus que atua danificando o sistema imunológico. Ao contrário de outros vírus que o sistema imunológico pode combater, o HIV não pode ser eliminado pelo sistema imunológico normal. Os sintomas da infecção pelo HIV variam de paciente para paciente. Na verdade, os sintomas iniciais do HIV que aparecem podem ser diferentes em homens e mulheres.

Sintomas de HIV em homens 

Conforme explicado anteriormente, os sintomas do HIV em homens são geralmente inespecíficos. Na verdade, os sintomas iniciais do HIV nos homens serão semelhantes aos de um resfriado comum, ou seja, febre, dor de cabeça e dor de garganta. Contudo. Conforme a infecção progride, os homens podem apresentar os seguintes sintomas:

1. Baixa libido

A primeira característica do HIV em homens é a baixa libido, também conhecida como desejo sexual. Isso acontece porque uma infecção viral faz com que a produção do hormônio testosterona não seja ideal até que eventualmente leve a uma condição chamada hipogonadismo. O hipogonadismo é uma condição em que os níveis de testosterona estão muito baixos. Além da diminuição do desejo sexual, o hipogonadismo também é caracterizado por uma série de outros sintomas, como:
  • Disfunção erétil
  • Corpo está cansado
  • Depressão
  • Perda de cabelo
  • Transtornos de fertilidade
  • Aumento do tecido mamário (ginecomastia)

2. Úlceras no pênis

O próximo sintoma do HIV em homens é o aparecimento de feridas (úlceras) no pênis. Além de escoriações no pênis, feridas também podem ser encontradas em outras áreas, como o ânus ou a boca.

3. Dor ao urinar

Os sintomas do HIV em homens também podem ser na forma de dor ao urinar. No entanto, esses sintomas também podem ser um sinal de outras doenças, como doenças sexualmente transmissíveis, inflamação da próstata (prostatite) ou infecções do trato urinário (ITU). Enquanto isso, outros sintomas que aparecem com menos frequência em homens incluem:
  • Úlceras na boca ou nos órgãos genitais.
  • Dor muscular.
  • Dor nas articulações.
  • Gânglios linfáticos inchados.
  • Nausea e vomito.
  • Suor à noite.
Esses sintomas podem durar de uma a duas semanas. Os homens que apresentarem esses sintomas devem consultar imediatamente um médico para fazer mais testes de HIV para determinar se ele é HIV positivo ou não.

Sintomas de HIV em homens por estágio de infecção

Os sintomas da infecção pelo HIV nos homens acima aparecem de acordo com os estágios da infecção. Existem 3 estágios de infecção por HIV em homens, que são os seguintes:

1. Estágio agudo

Cerca de 80% das pessoas com HIV apresentam sintomas semelhantes aos da gripe em duas a quatro semanas. Essa doença semelhante à gripe é conhecida como o estágio inicial da infecção aguda pelo HIV. Este estágio é o principal período da infecção pelo HIV e dura até que o corpo produza anticorpos contra o vírus. De todos os sintomas que aparecem na fase aguda, os mais comuns são febre, dor de garganta e forte dor de cabeça. Nesse estágio, os sintomas do HIV na pele da pia, como erupção na pele, também aparecem.

2. Estágio assintomático

Depois que os sintomas iniciais do HIV desaparecem, o vírus que infecta seu corpo pode demorar algum tempo para causar sintomas. Nesse período, o vírus se replicará ativamente e começará a enfraquecer o sistema imunológico. Nessa fase, chamada de assintomática, o paciente não se sente nem parece doente, mas o vírus HIV em seu corpo ainda está ativo. Na verdade, esses vírus também podem ser facilmente transmitidos para outras pessoas. Para pessoas com HIV que tomam regularmente medicamentos retrovirais, esse período pode durar até décadas, de forma que a expectativa de vida do paciente pode continuar normalmente. É por isso que é importante fazer um teste de HIV imediatamente para que você possa obter o tratamento certo. Além disso, os cuidados adequados com o HIV também podem reduzir o risco de transmissão do HIV a outras pessoas.

3. AIDS

Além disso, as pessoas com HIV irão avançar para o estágio 3, que é o estágio mais conhecido como AIDS. AIDS é o estágio avançado e final da infecção pelo HIV, que atingiu a destruição do sistema imunológico. Isso torna o corpo do paciente mais suscetível a infecções oportunistas, que são condições contra as quais o corpo normalmente pode lutar, mas que podem ser muito perigosas para pessoas infectadas pelo HIV. Os sintomas de AIDS em homens nesta fase incluem:
  • Nausea e vomito
  • Diarréia
  • Fadiga crônica
  • Perda de peso
  • Febre
  • Suando a noite
  • Tosse e falta de ar

Como tratar os sintomas do HIV em homens

Infelizmente, até agora não há como tratar o HIV / AIDS, inclusive em homens. O tratamento atual visa prevenir o agravamento do sistema imunológico e a melhora da qualidade de vida do paciente, com o mínimo de sintomas. No entanto, a detecção precoce e a terapia de tratamento apropriada podem retardar a progressão da infecção, o que, por sua vez, também melhora a qualidade de vida do paciente. Um estudo de 2013 revelou que as pessoas que vivem com HIV / AIDS podem levar vidas quase normais se receberem tratamento para o HIV imediatamente, antes que seu sistema imunológico esteja completamente danificado. No atendimento ao HIV, os pacientes receberão medicamentos antirretrovirais (ARV). Este medicamento serve para manter os níveis de CD4 no corpo do paciente mantidos. O próprio CD4 é um tipo de glóbulo branco que desempenha um papel no combate à infecção pelo HIV.

Notas de SehatQ

Essas são algumas coisas importantes sobre as características do HIV / AIDS nos homens que você precisa saber. Visto que não há como tratar até estar totalmente recuperado, prevenir o HIV / AIDS é a melhor maneira. A prevenção do HIV / AIDS pode ser feita não tendo múltiplos parceiros, usando preservativos durante as relações sexuais, não compartilhando agulhas e fazendo contato com fluidos corporais ou sangue de outras pessoas, especialmente quando você tem uma ferida aberta. Para verificar se há sintomas de HIV em homens ou se você acha que está em risco, pergunte ao médicoatravés do aplicativo de saúde da família SehatQ para obter o melhor conselho médico. Não há necessidade de hesitar, porque a confidencialidade do paciente é segura. Baixe o aplicativo SehatQ agora emApp Store e Google Play.