O tecido muscular humano não é apenas o que aparece na superfície, como no corpo de um fisiculturista. Existem cerca de 600 tipos diferentes de músculos e eles respondem por pelo menos metade do peso total do corpo humano. O tecido muscular está geralmente ligado aos ossos e desempenha um papel no auxílio ao movimento. No entanto, também existem aqueles que fazem parte de órgãos vitais, como o coração e os órgãos digestivos.
O tecido muscular humano é agrupado em 3 tipos
O tecido muscular ligado ao osso é chamado de tecido muscular estriado. Dos 600 tipos existentes, o tecido muscular humano é dividido em três grupos principais: músculo liso, músculo estriado e músculo cardíaco.
• Tecido de músculo liso
O tecido muscular liso é o músculo encontrado em órgãos internos, como estômago, intestinos e vasos sanguíneos. O músculo liso também pode ser referido como músculo visceral e é considerado o tecido muscular mais fraco em comparação com outros tipos. Esse músculo funciona fazendo com que os órgãos internos se contraiam, de modo que possam liberar outros alimentos que entram no corpo, para determinados órgãos. O tecido muscular liso funciona subconscientemente ou automaticamente. Portanto, não precisamos "instruir" intencionalmente esse músculo para transportar o alimento que comemos, dos intestinos para o estômago. Este processo pode acontecer sozinho.
• Tecido do músculo esquelético
O tecido do músculo esquelético é um músculo ligado ao osso ou também conhecido como músculo esquelético. Esses músculos desempenham um papel no movimento de nossos corpos. Os músculos esqueléticos representam cerca de 40% do peso do corpo humano. Os músculos esqueléticos começarão a funcionar quando o sistema nervoso enviar um sinal e, em seguida, instruir o músculo a se contrair. Quando há instruções, um grupo de músculos que o corpo precisa para se mover em uma determinada direção, trabalhará junto. Os movimentos que envolvem o tecido muscular estriado não são totalmente automáticos. Embora não seja necessário instruir especificamente os músculos a moverem as pernas, eles ainda devem estar em um estado consciente para que os músculos estriados possam se mover.
• Tecido muscular cardíaco
Como o nome indica, o tecido muscular cardíaco só pode ser encontrado no mesmo órgão. A principal função do músculo cardíaco é bombear sangue de e para o coração. Claro, esses músculos funcionam automaticamente, sem exigir instruções específicas. O músculo cardíaco é o principal tecido que constitui as paredes do coração. Esse tipo de tecido também cria um impulso elétrico que pode fazer o coração se contrair. Os impulsos elétricos que aparecem no coração também podem ser influenciados por hormônios e estimulação do sistema nervoso. Isso geralmente é marcado por um aumento na freqüência cardíaca quando você sente medo.
Funções do tecido muscular no corpo
O tecido muscular também desempenha um papel na formação da postura corporal. Como sabemos, a principal função do tecido muscular é o movimento do corpo. Mas, além disso, verifica-se que existem muitas outras funções que podem não ser amplamente conhecidas, tais como:
1. Mantenha o corpo estável
O tecido muscular estriado do abdômen às costas atua como um suporte para o corpo enquanto protege a coluna vertebral. Os músculos desta área também são conhecidos como músculos centrais. Quanto mais fortes forem os músculos do núcleo, mais estável será o seu corpo.
2. Construir postura
O tecido muscular do corpo também desempenha um papel na regulação da postura. Para obter uma boa postura, você precisa ter boa flexibilidade e força. Músculos rígidos do pescoço e da coxa e músculos das costas fracos podem causar postura inadequada. A postura inadequada pode causar dor na área das articulações.
3. Ajuda a respirar
O músculo mais importante da respiração é o diafragma. O diafragma, localizado sob os pulmões, se contrai quando inspiramos e relaxa novamente quando expiramos. Quando o músculo diafragma inspira, o espaço nos pulmões se expande, permitindo que o corpo inspire o máximo de ar possível. Então, quando esse músculo relaxar novamente, o ar que foi processado nos pulmões será expulso.
4. Bombeamento de sangue
O músculo cardíaco desempenha um papel na circulação do corpo, bombeando sangue do coração para todo o corpo. Enquanto isso, o músculo liso dos vasos sanguíneos desempenha um papel na suavização do fluxo, mantendo os níveis de pressão arterial.
[[Artigo relacionado]] 5. Regular a digestão
A digestão em nosso corpo também é regulada pelos músculos lisos do trato digestivo. Este músculo está na boca, bem como em outros órgãos digestivos, como fígado, pâncreas e vesícula biliar, até mesmo o ânus. Durante a digestão, o músculo liso se contrai e depois relaxa à medida que o alimento passa por seus dutos. Este músculo ajudará o resto da comida a sair pelo ânus e ajuda o reflexo de vômito quando você está doente.
6. Ajuda a urinar
O tecido muscular liso também é o que faz a urina sair do corpo. Quando você urina, os músculos lisos da bexiga se contraem para permitir que a urina saia. Então, quando você estiver segurando o xixi, o músculo se ajustará a uma posição relaxada.
7. Auxiliar no parto
O tecido muscular liso do útero se estica cada vez mais à medida que o feto cresce. Quando uma mulher entra em trabalho de parto, os músculos lisos do útero se contraem e relaxam para ajudar o bebê a sair pela vagina.
8. Manter a capacidade de ver
Seis tipos de músculos estriados ao redor dos olhos também desempenham um papel na manutenção do movimento dos olhos. Esses músculos trabalham rapidamente para que possamos manter a estabilidade da imagem que vemos, escanear nosso entorno com nossos olhos e seguir o movimento de um objeto.
9. Protege os órgãos do corpo
Os músculos localizados na área abdominal protegem muitos órgãos internos da parte frontal, lateral e posterior. Os músculos também trabalham em conjunto com os ossos para fornecer a melhor proteção para os órgãos do corpo.
10. Regulando a temperatura
O tecido muscular desempenha um papel importante na regulação da temperatura corporal. Porque, cerca de 85% do calor corporal, vem dos músculos que estão se contraindo. Quando a temperatura do corpo cai, seus músculos trabalham mais para gerar calor. Quando os músculos trabalham mais intensamente assim, o corpo começa a tremer ou tremer. Vendo a função do tecido muscular que é tão diverso, não deixe de cuidar de sua saúde. Sempre coma alimentos nutritivos e faça exercícios regularmente, para reduzir o risco de danos musculares.