Compreendendo a primeira infância e as características que os pais devem entender

Você pode ouvir muitas vezes sobre a importância da educação infantil para o futuro de seus filhos. Você também entende o significado da própria primeira infância? E as características e o desenvolvimento das crianças nessa faixa etária? No Regulamento Presidencial (Perpres) Número 60 de 2013, a primeira infância é um recém-nascido para crianças que não têm nem 6 anos de idade. Ao monitorar seu crescimento e desenvolvimento, essa faixa etária é dividida em fetos no útero até o nascimento, nascimento até 28 dias, idades de 1 a 24 meses e idades de 2 a 6 anos. Em termos de educação, esta idade precoce é um período áureo no desenvolvimento do cérebro de uma criança, para que o Pequeno receba o estímulo ou estímulo correto. Portanto, os pais devem compreender as características da primeira infância para garantir que os filhos cresçam e se desenvolvam de maneira ideal.

Características da primeira infância por idade

Cada criança tem seu próprio caráter. Há crianças que são fáceis de gerir, há crianças que demoram mais para se adaptar a um novo ambiente, há também crianças que muitas vezes recusam a rotina e muitas vezes choram. Embora o caráter das crianças não possa ser generalizado, existem algumas coisas padrão que caracterizam a primeira infância. As características agrupadas por idade contemplam o desenvolvimento geral da criança, desde o aspecto físico até a capacidade de comunicação.

1. Idade 0-1 anos

A definição de primeira infância nesta categoria de idade é um bebê com rápido crescimento físico, bem como as habilidades e habilidades básicas que ele aprendeu. As características da idade do bebê são:
  • Ter habilidades motoras, como rolar, engatinhar, sentar, ficar em pé e andar
  • A capacidade dos cinco sentidos na forma de ver ou observar, sentir, ouvir, cheirar e saborear, colocando cada objeto na boca
  • A forma de comunicação ainda é limitada ao não verbal e verbal limitada, como: balbuciando ou murmurando palavras simples, como mamãe, papai, mimi e assim por diante.

2. Crianças de 2 a 3 anos

A definição de primeira infância nesta faixa etária são crianças pequenas (bebês com menos de 3 anos), que são caracterizadas por crianças que estão começando a ser independentes. Algumas características das crianças de 2 a 3 anos são:
  • As crianças são muito ativas e gostam de explorar os objetos ao seu redor. Esta exploração é a chave para um processo de aprendizagem muito eficaz
  • As crianças começam a aprender a desenvolver competências linguísticas, nomeadamente conversando. As crianças também fortalecem suas habilidades de comunicação ao compreender as conversas de outras pessoas para expressar seus corações e mentes
  • As crianças aprendem a desenvolver emoções com base em fatores ambientais porque as emoções são mais comumente encontradas no ambiente.

3. Idade 4-6 anos

A definição de primeira infância aqui é parapré-escolar que pode ter começado a entrar em uma instituição de ensino, um Playgroup (KB) ou um jardim de infância. As características das crianças de 4 a 6 anos são:
  • As crianças são muito ativas e gostam de estar envolvidas em várias atividades para que possam ajudar a desenvolver seus músculos
  • O desenvolvimento da linguagem está cada vez melhor, com as crianças sendo capazes de entender a fala de outras pessoas e expressar seus pensamentos
  • O desenvolvimento cognitivo (poder de pensamento) das crianças é muito rápido. Isso é indicado pela curiosidade da criança sobre o ambiente ao redor. As crianças costumam perguntar sobre o que veem
  • A forma de brincar das crianças ainda é individual, embora as crianças o façam juntas.

Fornece estimulação adequada de acordo com a idade da criança

Depois de conhecer o significado da primeira infância e as características de cada uma, você pode fornecer o estímulo certo. Ensinar certos conhecimentos aos filhos não significa inseri-los em instituições educacionais, mas pode ser feito em casa, desde que os pais possam passar um tempo de qualidade com seus filhos. Algumas coisas que você pode fazer para estimular o desenvolvimento infantil ideal são:
  • Convide as crianças a falarem uma linguagem boa e correta, mesmo que ele ainda seja um bebê
  • Responda à pergunta da criança, mesmo que a pergunta pareça boba ou repetitiva
  • Leia um livro e torne-o uma rotina
  • Convide as crianças a cantar mais para apresentá-los a um novo vocabulário e melhorar humor filho
  • Para crianças mais velhas, ensine-as a fazer tarefas simples, como arrumar brinquedos
  • Ajude as crianças a brincar com seus amigos para desenvolver suas habilidades sociais
  • Ensine as crianças a serem disciplinadas e consistentes ao fazê-lo
Não se esqueça de elogiar seu filho quando ele faz coisas boas. Dessa forma, os filhos sentirão que estão recebendo atenção dos pais para que possam se desenvolver de maneira ideal, tanto física quanto mental.