Como fazer sua vagina não cheirar, faça essas 7 coisas fáceis

O odor vaginal é diferente em cada mulher. Uma vagina ligeiramente fedorenta é, na verdade, uma coisa normal de acontecer. No entanto, se o odor vaginal tiver um cheiro forte ou de peixe, isso pode ser um sinal de certos problemas de saúde. O que causa o odor vaginal e como tratá-lo?

Causas de uma vagina com mau cheiro das quais você pode não estar ciente

É muito importante manter a limpeza e a saúde da área feminina ou da vagina. Além de afetar o conforto, as condições vaginais prejudiciais também podem ser um sintoma de doenças indesejadas. Para descobrir se o cheiro em sua vagina é perigoso ou não, é uma boa ideia identificar algumas das causas do seguinte odor vaginal:

1. Limpe raramente a vagina

Limpar a vagina raramente pode causar o acúmulo de colônias de germes na área dos órgãos íntimos. Como resultado, pode ocorrer odor vaginal. Portanto, após suar (por exemplo, devido a exercícios), durante a menstruação, quando há corrimento vaginal maior do que o normal, ou depois de fazer sexo, as mulheres são aconselhadas a manter a limpeza de seus órgãos íntimos. Você pode fazer isso usando roupas íntimas de algodão que absorvem o suor, trocando as roupas íntimas com frequência, trocando as almofadas com frequência e urinando após o sexo.

2. Raramente troque os absorventes higiênicos

O sangue menstrual que se acumula e se mistura com bactérias pode causar irritação, coceira e secreção fétida da vagina. Os especialistas em saúde recomendam a troca dos absorventes femininos a cada quatro a oito horas, ainda mais frequentemente se o sangramento menstrual for intenso.

3. Escolhendo a roupa íntima errada

O uso de roupas íntimas super justas pode fazer com que o atrito se torne mais frequente. Como resultado, vários problemas podem surgir, incluindo irritação da pele. A roupa íntima apertada também retém o suor na vagina úmida. Essa condição será um local para o fungo se multiplicar e desencadear uma infecção, que pode levar ao aparecimento de uma vagina com mau cheiro.

4. Transpiração excessiva

A pele ao redor da vagina tende a suar mais. O motivo é que a parte externa dos órgãos íntimos possui glândulas especiais chamadas glândulas sudoríparas apócrinas. Essas glândulas secretam suor que contém proteínas que serão decompostas pelas bactérias. Esse processo pode desencadear o surgimento de um cheiro especial na vagina. Se houver produção de suor na região vaginal, inclusive excessiva, pode ocorrer coceira. Quando arranhada, a infecção pode ocorrer e desencadear o aparecimento de uma condição vaginal com odor desagradável.

5. Mudanças hormonais

As alterações hormonais podem ocorrer a qualquer momento. Nas mulheres, os níveis hormonais podem mudar durante o ciclo menstrual, durante a ovulação, durante a menopausa, quando usam anticoncepcionais e muito mais. Quando o nível de estrogênio no corpo da mulher aumenta, o odor vaginal geralmente se torna mais agudo. Talvez esta seja a causa do odor vaginal que você está sentindo.

6. A comida que você come

Você sabia que os alimentos que ingere podem afetar o odor vaginal? Sim, alguns estudos mostram que alimentos e especiarias fortemente perfumados podem causar odor vaginal. Por exemplo, pimenta, pimenta, alho, cebola, repolho, queijo, peixe e brócolis. Portanto, é uma boa ideia limitar o consumo desses ingredientes alimentares para que a vagina não cheire mal.

7. Infecção bacteriana

Odor vaginal pode ser um sintoma de uma infecção bacteriana nos órgãos femininos. Essa condição é conhecida como vaginose bacteriana. Além de um cheiro desagradável, os sintomas da vaginose bacteriana também podem incluir corrimento vaginal cinza ou branco leitoso, bem como dor e sensação de queimação na vagina.

8. Tricomoníase

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível. Esta infecção é causada por um parasita chamado Trichomonas vaginalis . Nas mulheres, a tricomoníase pode desencadear um odor vaginal de peixe acompanhado pelo aparecimento de corrimento amarelo ou esverdeado, coceira nos órgãos íntimos e uma sensação de queimação ao urinar ou fazer sexo. [[Artigo relacionado]]

É assim que se livrar de uma vagina fedorenta para voltar a ser saudável

Para superar e prevenir o odor vaginal, você pode realizar as seguintes etapas:

1. Mantenha a área vaginal seca

A área vaginal muito úmida pode ser um terreno fértil para vários tipos de fungos e bactérias que causam infecções. Portanto, você deve usar roupas íntimas de algodão. Porque este material pode ajudar a pele da vagina a respirar, absorver o suor e permanecer seca. Se você é uma mulher que costuma apresentar corrimento vaginal e suores com frequência, arme-se com pelo menos dois pares de roupas íntimas ou mais ao viajar. Ao trocar de roupa íntima com frequência, você se sentirá mais confortável e longe de infecções vaginais.

2. Limpe a vagina adequadamente

Preste atenção em como você lava sua vagina após urinar. A maneira de lavar a vagina é espirrar água da frente para trás e não o contrário. Ao secar a vagina, você também deve limpar da frente para trás em direção ao ânus. As etapas para limpar a vagina impedirão que bactérias do ânus se movam para a vagina e desencadeiem infecção e odor vaginal.

3. Reduza o consumo de alimentos com aroma forte

Como mencionado acima, há uma série de alimentos que podem fazer a vagina cheirar mal porque têm um cheiro forte. Começando com pimenta, alho e vermelho, brócolis e assim por diante. Se você não quer uma vagina com mau cheiro, limite o consumo desses alimentos. Além de prevenir odores desagradáveis ​​nos órgãos íntimos, esta etapa também é útil para mantê-lo longe de odores corporais e mau hálito.

4. Comer certos alimentos

Como substituto, você pode experimentar vários tipos de alimentos que supostamente ajudam a superar o odor vaginal. Por exemplo, maçãs, aipo e melancia. No entanto, essa suposição ainda requer uma pesquisa médica mais ampla para ser comprovada com precisão. O consumo de alimentos ricos em probióticos também é considerado capaz de ajudar a superar o odor vaginal. Qual é a razão? Esses alimentos são considerados capazes de manter o equilíbrio do número de bactérias em seu corpo, incluindo na vagina. Com isso, o risco de infecção pode diminuir.

5. Necessidades de fluidos corporais suficientes

Garantir que o corpo receba a ingestão de líquidos suficiente é importante para se livrar do cheiro desagradável de miss V. Os adultos são incentivados a beber pelo menos 2 litros de água por dia. Hidratar o corpo adequadamente pode prevenir o crescimento de bactérias em excesso no corpo. Conforme discutido anteriormente, o crescimento excessivo de bactérias pode desencadear o odor vaginal.

6. Evite usar produtos químicos na área vaginal

Para manter a higiene e a saúde vaginal, você não precisa usar uma variedade de certos produtos femininos. Principalmente produtos que contêm fragrâncias (perfume). Porque a vagina é uma área sensível. Isso significa que a vagina não é resistente à exposição a produtos químicos. Além de ficar longe de produtos femininos, você também não deve lavar o interior da vagina. Por exemplo, por ducha ou spa vaginal.

    7. Experimente óleos essenciais

A próxima maneira de que a vagina não cheire, você pode tentar é usar óleos essenciais ou óleos essenciais. Alguns óleos essenciais têm compostos antimicrobianos e antifúngicos que podem reduzir ou mesmo eliminar as bactérias da vagina. Mas lembre-se, nunca aplique óleos essenciais diretamente na pele vaginal sem primeiro misturá-los com óleos veiculares. Na verdade, misturar óleos essenciais com óleo transportador ainda pode causar irritação vaginal. Antes de tentar desta forma evitar que a vagina cheire, consulte primeiro o seu médico para não ter efeitos colaterais.

Notas de SehatQ

Ao conhecer as causas do odor vaginal e como superá-los, espera-se que as mulheres sejam mais vigilantes na manutenção da saúde de seus órgãos íntimos. Para não causar impactos graves, mantenha a vagina limpa, seca e livre de odores desagradáveis. Se sentir um odor vaginal que não desaparece ou se o cheiro piorar e for acompanhado de coceira, sangramento inexplicável ou corrimento vaginal anormal, é hora de consultar um médico.