Não apenas falta de ar, são sintomas de asma de geral a grave

A asma é uma doença respiratória crônica que ocorre devido ao estreitamento das vias aéreas, dificultando a respiração dos pacientes. Não só a sesa, os sintomas da asma são bastante diversos e diferentes para cada indivíduo. Reconhecer as várias características da asma pode deixá-lo mais alerta, pois a doença pode reaparecer a qualquer momento. Continue lendo para obter uma explicação dos vários sintomas da asma, desde os primeiros sintomas, sintomas comuns, até os sintomas raros abaixo.

Quais são os primeiros sintomas da asma?

A falta de ar é um sintoma precoce da asma. Os sintomas da asma podem aparecer imediatamente ou após alguns dias de exposição aos gatilhos. Até agora, não se sabe exatamente o que causa a asma. No entanto, existem vários fatores que podem causar a inflamação e o estreitamento das vias respiratórias, como poeira, poluição, cigarros, mofo, pelos de animais e excesso de exercícios. Nos estágios iniciais, você pode não sentir imediatamente falta de ar ou dor no peito. Os primeiros sintomas de asma podem ser um aviso prévio para você antes de entrar na fase de um ataque de asma com sintomas mais graves. Alguns dos primeiros sintomas da asma incluem:
  • Tosse frequente, especialmente à noite
  • Difícil de respirar
  • Cansado rapidamente, especialmente durante o exercício
  • Tosse durante o exercício
  • Sintomas semelhantes aos da gripe (espirros, tosse, nariz entupido, dor de garganta e dor de cabeça)
  • Difícil dormir
Alguns dos primeiros sintomas da asma acima parecem muito comuns e são semelhantes aos sintomas de outras doenças. Por este motivo, um exame ao médico pode confirmar o seu estado de saúde. [[Artigo relacionado]]

Sintomas comuns de asma

A asma é causada pela inflamação dos brônquios, o que aumenta a produção de muco. Como resultado, as vias respiratórias ficam mais estreitas devido ao catarro acumulado. Os sintomas que surgem devido à asma podem ser classificados como leves a graves. Os sintomas mais comuns de asmáticos incluem:
  • Aperto no peito, dor e uma sensação de peso (como ser pressionado)
  • Tosse, principalmente à noite
  • Difícil de respirar
  • Chiado (a respiração parece um assobio)
Cada pessoa com asma pode apresentar sintomas diferentes. As diferenças nos sintomas que surgem são causadas pela condição física de uma pessoa, fatores desencadeantes e gravidade da asma. Além dos sintomas comuns, existem alguns sinais menos comuns que podem ser um sinal de um ataque de asma, incluindo:
  • Respiração rápida e irregular
  • Fadiga
  • Incapaz de se exercitar adequadamente
  • Difícil dormir
  • Nervoso
  • Tosse crônica sem chiado

Classificação da asma por gravidade

Uma forma de aliviar os sintomas da asma é usar inaladores. Além de compreender os sintomas da asma, é importante saber a gravidade ou o grau da asma. A gravidade pode aumentar potencialmente a recaída da asma. Para descobrir, você precisa prestar atenção aos sintomas que aparecem todos os dias.

1. Asma intermitente

A asma intermitente é o tipo de asma com sintomas mais leves. Normalmente, os sintomas que aparecem não interferem nas atividades. Os sintomas leves que aparecem duram menos de dois dias por semana ou duas noites por mês. No entanto, você ainda deve consultar seu médico para evitar o agravamento desta condição.

2. Asma persistente leve

A asma persistente leve faz com que os sintomas de asma apareçam com mais frequência, ou seja, mais de duas vezes por semana, mas menos de uma vez por dia. À noite, sintomas leves de asma persistente também costumam aparecer até 4 noites por mês. No entanto, os sinais de asma geralmente não duram todos os dias.

3. Asma persistente moderada

Os sintomas de asma persistente moderada geralmente aparecem quase todos os dias. Os ataques de asma também costumam durar mais. Pessoas com asma persistente moderada geralmente apresentam sintomas que são graves o suficiente para interferir em suas atividades diárias. Sem tratamento, a função pulmonar em pacientes com asma persistente moderada é de cerca de 60-80%. No entanto, isso pode ser corrigido com medicamentos, bem como com certas mudanças no estilo de vida. Seu médico também pode recomendar limitar algumas atividades diárias.

4. Asma persistente grave

Como o nome indica, a asma persistente grave pode limitar as atividades diárias devido a sintomas graves. Os sintomas desse tipo de asma podem aparecer várias vezes ao dia, mesmo quase todas as noites. A função pulmonar de pessoas com asma persistente grave é de 60% sem tratamento. No entanto, você ainda precisa de um exame médico para determinar a gravidade de sua asma. Adivinhar a si mesmo pode resultar em um tratamento inadequado.

Método de teste de asma

O exame de suporte à asma é realizado por meio de testes de função pulmonar por meio de espirometria. O objetivo é que os médicos forneçam o tratamento e o plano de tratamento corretos para a asma. Resumindo da Clínica Mayo, a seguir estão alguns testes de asma possíveis.

1. Revisão do histórico médico

O primeiro passo para diagnosticar asma é consultar o seu médico para descobrir o seu estado de saúde e os seus sintomas. Nesta fase, o médico fará um exame para descobrir o seu histórico médico, que inclui:
  • História familiar de asma
  • Trabalhos
  • Sintomas de asma que você está experimentando
  • Outras condições de saúde, como febre do feno, histórico de alergias, eczema ou outras doenças respiratórias
  • Remédios ou ervas que está tomando.
  • Coisas que podem ser um fator desencadeador para asma

2. Exame físico

Após a obtenção da informação, o médico confirmará o seu estado de saúde através da realização de um exame físico completo. Começando com a verificação do nariz, garganta, trato respiratório superior, para verificar sua voz e frequência respiratória. Além disso, o médico também examinará sua pele para se certificar de que há ou não sintomas de alergia associados.

3. Exame de acompanhamento

Depois de fazer as duas coisas acima, o médico pode continuar com as investigações da asma usando kits de teste ou outros procedimentos. Geralmente, a principal investigação da asma são os testes de função pulmonar por meio da espirometria. A espirometria tem como objetivo verificar a função pulmonar e determinar a presença ou não de obstrução ao fluxo aéreo, bem como determinar a gravidade. Se os resultados da espirometria forem normais, testes adicionais podem ser realizados. Várias outras investigações para confirmar o diagnóstico de asma, a saber:
  • Medidor de fluxo máximo (PFM). Um teste útil para medir como o ar flui suavemente (expiração) dos pulmões.
  • Teste óxido nítrico exalado , para medir o gás de óxido nítrico em sua respiração.
  • Uma radiografia de tórax ou tomografia computadorizada é útil para garantir que os sintomas de asma que aparecem não sejam decorrentes de outros problemas pulmonares.
  • Teste de provocação brônquica, para determinar sua função pulmonar usando certos gatilhos, como o ar frio, para fazer seus pulmões reagirem e se contraírem.
  • Teste de alergia, para descobrir se os sintomas de asma que você está experimentando são decorrentes de alergias.
[[Artigo relacionado]]

A asma pode ser curada completamente?

Em geral, a asma não tem cura. No entanto, você ainda pode viver uma vida normal ficando longe dos fatores desencadeadores. Dessa forma, você pode prevenir ataques de asma. Monitorar e controlar os sintomas da asma também é muito importante e faz parte do controle da asma. Você também pode identificar os gatilhos para prevenir e gerenciar ataques de asma. Se tiver dúvidas se a falta de ar é um sinal de asma ou não, deve consultar um médico. Você também pode consultar um médico online conectados usar recursos conversa de médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em Loja de aplicativos e Google Play agora!