Existem benefícios para consumir a mandioca crua?

A mandioca é uma cultura de consumo versátil. Todas as partes da mandioca podem ser aproveitadas, até as raízes que podem ser utilizadas como farinha de tapioca. Além disso, a mandioca pode ser cozida de várias maneiras e constituir um prato delicioso. Porém, há algum benefício da mandioca crua se for consumida assim? Infelizmente não existe. A mandioca crua consumida pode ser tóxica ou interferir nas funções nervosas e da tireóide. Por isso, antes de consumir a mandioca, é preciso saber muito bem como processá-la.

Os perigos de comer mandioca crua

Além de perigosa se consumida crua, a mandioca também pode ser tóxica se consumida em grandes quantidades ou processada incorretamente. A mandioca crua contém uma substância química chamada glicosídeos cianogênicos que pode liberar cianeto no corpo da pessoa que o consome. Resumindo, a mandioca crua não traz benefícios para a saúde. Quando consumido com muita frequência ou em porções muito grandes, o cianeto pode interferir nas funções nervosas e da tireoide em humanos. A consequência pode ser paralisia de danos aos órgãos. Além disso, as pessoas cuja ingestão nutricional não é ideal e que não recebem proteína suficiente são mais suscetíveis a sofrer impactos negativos por consumir mandioca crua. Isso acontece porque a proteína basicamente ajuda a se livrar do cianeto. Esta explicação responde por que os casos de envenenamento por mandioca crua são propensos a ocorrer em países em desenvolvimento onde a ingestão nutricional não é ideal. Além disso, dependem da mandioca como fonte de calorias, mas não é equilibrada com uma ingestão proteica equilibrada. Além disso, a mandioca também pode absorver substâncias nocivas do solo, como arsênio e cádmio. Ambos são compostos que podem aumentar o risco de câncer para as pessoas que fazem da mandioca um alimento básico. Portanto, até agora não se constatou a eficácia da mandioca crua. O consumo de mandioca deve ser equilibrado com a ingestão de proteínas do corpo. [[Artigo relacionado]]

Como comer mandioca com segurança

Embora exista o risco de intoxicação se a mandioca for consumida crua, não há motivos para se preocupar porque a mandioca é um dos alimentos que se processam facilmente. A variedade de métodos de processamento também é muito diversa e pode ser ajustada ao gosto. Algumas maneiras seguras de consumir mandioca devem passar pelas etapas:

1. Descascado

Descascar a casca da mandioca é muito importante porque a pele contém a maioria das substâncias que produzem cianeto

2. Encharcado

Deixar a mandioca de molho por 4-5 dias antes de cozinhar também pode reduzir as substâncias que correm o risco de causar intoxicação

3. Cozido

É importante cozinhar a mandioca até que esteja completamente cozida, você pode fazer isso fervendo, assando ou fritando

4. Combinado com proteína

Consumir proteína junto com a mandioca pode ajudar a controlar os níveis de cianeto que podem ser consumidos acidentalmente. Idealmente, uma pessoa consome 73-113 gramas de mandioca por dia. Em vez disso, combine o alimento básico da mandioca com outras fontes, como arroz, milho e outras fontes de nutrição. Enquanto isso, a mandioca processada, como a farinha de tapioca, contém muito pouco cianeto. Consumir mandioca processada é certamente muito mais seguro.

O conteúdo nutricional da mandioca

Também é interessante revisar qual é o conteúdo nutricional da mandioca a cada 100 gramas de porção, a saber:
  • Calorias: 112
  • Carboidratos: 27 gramas
  • Fibra: 1 grama
  • Tiamina: 20% RDA
  • Fósforo: 5% RDA
  • Cálcio: 2% RDA
  • Riboflavina: 2% RDA
Além disso, a mandioca cozida também contém ferro, vitamina C e niacina. No entanto, em comparação com outros tubérculos, como a beterraba e a batata-doce, o conteúdo de minerais e vitaminas tende a ser menor. Mandioca também contém muitos amido resistente, um tipo de amido que pode ser facilmente digerido, assim como fibra solúvel. Este amido é muito benéfico para as bactérias boas no trato digestivo porque pode reduzir a inflamação e ser saudável.

Os perigos da mandioca para o estômago

Você já ouviu falar da informação de que o suco de mandioca traz benefícios para o estômago? Se devidamente cozida e consumida em quantidades razoáveis, a mandioca é geralmente relativamente segura e saudável. Por outro lado, a mandioca pode fazer mal ao estômago se comê-la crua ou não cozida. Aqui estão os perigos da mandioca para o estômago e a digestão.

1. Causa envenenamento

A mandioca contém compostos perigosos chamados glicosídeos cianogênicos. Se a mandioca não for bem cozida, esses compostos podem entrar no estômago e no sistema digestivo, e se transformar em cianeto, que pode causar envenenamento. Os sintomas de envenenamento por cianeto de mandioca incluem:
  • Dor de estômago
  • Enjoativo
  • Fraco
  • Jogar fora
  • Diarréia
  • Dor de cabeça
  • Difícil de respirar
  • Batimento cardiaco
  • Confusão.
Em casos mais graves, o envenenamento por cianeto também pode causar convulsões, perda de consciência e parada cardíaca.

2. Perturbar o estômago e o sistema digestivo

A mandioca contém muito amido, rico em amilose. Este tipo de amido é difícil de digerir pelo nosso corpo. Além disso, alimentos ricos em amido também podem causar inchaço. Essa condição é mais comum em pessoas que raramente ou nunca se exercitam. É claro que não há benefício da mandioca crua para o ácido gástrico. Na verdade, consumir assim pode ser prejudicial à saúde.

Outros perigos da mandioca

Além dos perigos da mandioca para o estômago, há várias outras coisas que devem ser consideradas antes de consumir este alimento.

1. Não recomendado para mulheres grávidas e lactantes

Mulheres grávidas e lactantes não são aconselhadas a consumir mandioca regularmente porque pode causar defeitos de nascença em bebês. Além disso, a mandioca também pode absorver produtos químicos do solo. O conteúdo de fitoestrógenos na mandioca pode ser transmitido aos bebês através do leite materno. Essa condição pode aumentar o risco de disfunção tireoidiana em bebês.

2. Risco de danos às crianças

Os efeitos do cianeto, que podem causar paralisia, são mais intensos em crianças. Portanto, eles correm um risco maior de sofrer paralisia. Além disso, o consumo excessivo de mandioca também está associado a baixos níveis de certas vitaminas em crianças. No entanto, se consumido em quantidades razoáveis, o consumo de mandioca ainda é bastante seguro.

3. Causa alergias

A mandioca também tem potencial para causar reações alérgicas em pessoas que são sensíveis ou alérgicas ao látex.

4. Deficiência de iodo

A mandioca tem o efeito de reduzir o nível de iodo absorvido pelo organismo. Pessoas com baixos níveis de iodo podem experimentar condições mais severas após consumir mandioca.

5. Reduzindo os níveis de hormônio da tireoide

Além de reduzir o nível de iodo que pode ser absorvido, a mandioca também tem o efeito de diminuir os níveis do hormônio tireoidiano. Pacientes com distúrbios da tireoide podem piorar após o consumo da mandioca, especialmente se tiverem sido submetidos à terapia de reposição hormonal da tireoide. [[artigos relacionados]] Além disso,amido resistente Ele também desempenha um papel no controle dos níveis de açúcar no sangue porque faz a pessoa se sentir saciada por mais tempo. Assim, o risco de uma pessoa consumir muitas calorias pode ser evitado.