O processo de instalação da infusão e seus efeitos colaterais que você precisa saber

A infusão é um tratamento médico em um hospital que é feito através da administração de fluidos e medicamentos diretamente pela veia. Os fluidos intravenosos podem ser administrados como fluidos de manutenção ou fluidos de reanimação quando o paciente está em estado crítico. Existem várias condições que às vezes exigem que uma pessoa receba fluidos intravenosos no hospital. No entanto, lembre-se de que, assim como qualquer procedimento médico em geral, a infusão também pode causar efeitos colaterais. Os médicos avaliarão se os benefícios da infusão são maiores do que os riscos.

Quando é necessário o uso de uma infusão?

Geralmente, a infusão é feita pela equipe do hospital para pacientes que perderam fluidos e nutrientes no corpo. Os médicos geralmente recomendam a infusão quando um paciente tem uma emergência médica que exige que fluidos ou medicamentos entrem no corpo rapidamente. Por exemplo, quando alguém tem um ataque cardíaco, derrame ou envenenamento. Quando essa condição ocorre, tomar a medicação por via oral não pode ser eficaz para ajudar a aliviar a condição do paciente. Os medicamentos orais demoram mais para serem absorvidos pela corrente sanguínea e funcionam porque devem ser digeridos primeiro pelo corpo. Enquanto isso, o paciente precisa de um tratamento rápido porque, do contrário, seu estado pode piorar. Portanto, os medicamentos serão muito mais eficazes se forem inseridos diretamente na corrente sanguínea por meio de uma infusão. A infusão também é importante administrada se uma pessoa não puder tomar o medicamento. Isso pode ocorrer quando uma pessoa apresenta vômitos intensos, de modo que todos os alimentos e bebidas que entram pela boca são vomitados imediatamente. Em geral, várias condições fazem com que uma pessoa precise de fluidos intravenosos, incluindo:
  • Falta de fluidos corporais ou desidratação. Por causa de doença, diarreia, após atividades excessivas ou sangramento.
  • acidente vascular encefálico
  • Ataque cardíaco
  • Intoxicação alimentar
  • Ter uma infecção que faz com que uma pessoa não responda aos antibióticos orais
  • Corrigindo desequilíbrios do sistema metabólico, como ter muito potássio no corpo
  • Controle a dor com o uso de certos tipos de drogas
  • Uso de drogas quimioterápicas para tratar câncer
A administração de fluidos intravenosos não se limita apenas às condições mencionadas acima. Pode haver várias outras condições que requerem infusão intravenosa. Portanto, consulte um médico para determinar se você precisa ou não de fluidos intravenosos.

Conheça este método de infusão

A infusão manual é frequentemente usada por pacientes em hospitais. O método de fluxo de fluidos e medicamentos de infusão pode ser dividido em dois tipos, a saber:

1. Manual

Este método de infusão é comumente usado por muitas pessoas em hospitais. A infusão manual usa a gravidade para que a quantidade de medicamento permaneça a mesma por um determinado período de tempo. A enfermeira pode ajustar a taxa de gotejamento do fluido de infusão reduzindo ou aumentando a pressão de aperto no tubo de infusão conectado à mangueira. Além disso, os enfermeiros também podem contar o número de gotas de fluidos intravenosos para garantir a taxa de fluidos correta e de acordo com as necessidades e como o medicamento funciona.

2. Bomba

O método de infusão também pode ser ajustado com uma bomba elétrica. A enfermeira usará uma bomba para que o fluido intravenoso possa gotejar na taxa e quantidade de que o paciente precisa. A infusão com bomba só pode ser usada se a dose do medicamento estiver correta e controlada. Independentemente do tipo de método de infusão usado, enfermeiras ou equipe médica devem continuar a monitorar seus fluidos IV regularmente. Isso é feito para que a taxa de gotejamento de fluido da bolsa de infusão possa ser controlada adequadamente.

Como é feito o processo de infusão?

Antes de você receber uma infusão, um médico, enfermeiro ou outro oficial médico determinará o tipo de fluido intravenoso ou medicamento que será usado pelo paciente. Depois de determinar com sucesso o método apropriado de infusão, a infusão pode ser injetada em sua pele. Normalmente, a infusão é feita na prega do braço, na parte de trás do pulso ou em outras áreas do corpo. No entanto, antes de inserir a agulha na veia, a enfermeira ou o médico geralmente limpará a área que foi injetada com álcool. Isso é feito para que a área da pele fique limpa da exposição aos germes. As áreas da pele que não são limpas podem causar infecções da pele e dos vasos sanguíneos. Em seguida, o médico ou enfermeiro injetará um IV em uma veia. Você pode sentir dor ou desconforto quando o cateter é inserido na veia. Mas, não se preocupe, essa dor ou desconforto é uma reação normal e geralmente melhora após a conclusão da infusão. Em seguida, a enfermeira ajustará a taxa de infusão para mantê-la sob controle. Mais tarde, a enfermeira ou o médico retornará para monitorar intensamente sua infusão para se certificar de que você está bem e que os fluidos IV estão funcionando corretamente.

Efeitos colaterais da infusão

Os efeitos colaterais devido à infusão são mãos inchadas. A infusão em um hospital é realmente bastante segura se for feita sob a supervisão de pessoal médico treinado. No entanto, o uso de infusões pode apresentar vários riscos de efeitos colaterais. Sim, os medicamentos administrados por via intravenosa atuam muito rapidamente no corpo, por isso é muito possível causar certos efeitos colaterais ou reações. Alguns efeitos colaterais devido à infusão, incluindo:

1. Infecção

A infecção pode ocorrer na área da pele onde a agulha IV foi injetada. As infecções na primeira infusão também podem fluir por todo o corpo por meio de uma passagem na corrente sanguínea. Normalmente, a infecção devido ao uso de infusões pode ocorrer devido ao processo de inserção de agulha e cateter inadequados, ou ao uso de equipamento médico não esterilizado. Os sintomas de infecção da infusão incluem vermelhidão, dor e inchaço acompanhados de febre alta e calafrios. Chame a enfermeira imediatamente se sentir alguns sintomas de infecção devido ao uso da infusão.

2. Embolia aérea

O próximo efeito colateral da infusão é a embolia gasosa. A embolia gasosa pode ocorrer como resultado do uso de seringas ou bolsas de medicamentos intravenosos. Quando a linha IV drena, bolhas de ar podem entrar em sua veia. Essas bolhas de ar podem então viajar em direção ao seu coração ou pulmões, impedindo o fluxo sanguíneo. A embolia aérea pode causar problemas médicos graves, como ataque cardíaco ou derrame.

3. Coágulos de sangue

A infusão pode levar à formação de coágulos sanguíneos. Esses coágulos podem se romper e obstruir vasos sanguíneos importantes no corpo, resultando em doenças graves, como danos aos tecidos do corpo, até a morte mais grave. Um dos tipos perigosos de coágulos sanguíneos causados ​​pelo uso intravenoso é a trombose venosa profunda (TVP).

4. Danos no tecido (infiltração)

Os vasos sanguíneos podem ser danificados devido à infusão. Essa condição pode causar danos ao tecido ou é conhecida como infiltração. Quando ocorre a infiltração, o medicamento da infusão que deveria entrar na corrente sanguínea realmente vaza para o tecido circundante. Isso pode causar sintomas, como mãos quentes e doloridas e inchaço na área da pele infundida. Se não for tratada imediatamente, a infiltração pode causar danos graves aos tecidos.

5. Flebite

O uso de infusões também pode causar flebite ou inflamação das veias. Assim como a infiltração, a flebite pode causar sintomas como mãos quentes e doloridas e inchaço na área da pele injetada. Se sentir esses sintomas, consulte um médico imediatamente. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A infusão é realmente segura, desde que sob a supervisão de um médico ou enfermeira hospitalar. No entanto, se você suspeitar que a taxa de fluidos IV está muito lenta ou muito rápida, entre em contato com a enfermeira imediatamente para uma verificação. Ligue também para a enfermeira ou o médico se sentir quaisquer sintomas, como dores de cabeça ou dificuldade em respirar, após receber a infusão.