Isso costuma causar formigamento nos pés que precisa ser vigiado

O formigamento é um sintoma que é sentido quando há obstrução do fluxo sanguíneo ou distúrbios nos nervos. Um dos formigamentos mais comuns em partes do corpo são os pés. Quando essa parte do corpo formiga, você geralmente sentirá uma sensação de formigamento. Dormência e fraqueza nas pernas também podem ocorrer durante o formigamento. Basicamente, formigamento nos pés não é algo com que se preocupar. No entanto, se seus pés formigam com frequência, pode ser um sinal ou sintoma de uma determinada doença que você precisa estar atento.

Causas de formigamento frequente nos pés

A causa do formigamento frequente nos pés pode ser devido à posição sentada ou à posição incorreta do pé por um longo período. No entanto, se depois de endireitar as pernas não houver alteração, talvez outra coisa esteja causando isso.

1. Diabetes

O diabetes pode causar danos aos nervos devido aos altos níveis de açúcar no sangue. Além de formigamento frequente nos pés, o diabetes também deve ser observado se você tiver os seguintes fatores de risco ou condições:
  • Sede frequente e fome excessiva
  • Excesso de peso
  • Raramente se move
  • Ter histórico familiar de diabetes tipo 2.

2. Efeitos colaterais das drogas

Freqüentemente, as pernas formigam também pode ser um efeito colateral de drogas ou medicamentos em uso. Os tipos de medicamentos que podem ser a causa são os quimioterápicos e os medicamentos para HIV / AIDS.

3. Deficiência ou excesso de vitamina B

Os nervos e as bainhas dos nervos precisam de vitaminas B para funcionar corretamente. Quando o corpo carece de vitaminas B1 e B12, muitas vezes o formigamento nos pés pode aparecer como um dos sintomas. Além disso, o excesso de vitamina B6 também pode causar os mesmos sintomas.

4. Um nervo comprimido

A causa do formigamento frequente nos pés também pode ser causada por nervos comprimidos. Essa condição geralmente é acompanhada por outros sintomas, como dor insuportável e dor na cintura ou na parte inferior das costas. Em condições leves ou moderadas, a dor causada por nervos pinçados geralmente cede com repouso ou fisioterapia apropriada. No entanto, se a dor piorar, pode ser necessário tomar analgésicos por via oral ou injetável ou até mesmo cirurgia para tratá-la.

5. Insuficiência renal

Um dos sintomas da insuficiência renal é o formigamento frequente nos pés. Uma pessoa pode ter insuficiência renal devido a muitas coisas, incluindo complicações de outras doenças, como diabetes e hipertensão. As pernas, frequentemente formigando devido à insuficiência renal, são geralmente acompanhadas por sensações dolorosas, como alfinetes e agulhas, dormência, cãibras musculares e fraqueza nos músculos das pernas.

6. Doença autoimune

Doenças autoimunes, como lúpus, doença celíaca, artrite reumatóide (artrite) e assim por diante, podem ser a causa de formigamento frequente nos pés. As doenças autoimunes são distúrbios em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo. Para poder determinar se você tem a doença, ela deve ser examinada por um médico.

7. Infecção

Pés formigando podem indicar inflamação dos nervos. Uma das causas da inflamação dos nervos são as infecções virais e bacterianas. Alguns exemplos de doenças infecciosas, incluindo hepatite B e C, HIV e AIDS, doença de Lyme e varíola. O formigamento causado pela infecção também pode ser acompanhado por outros sintomas, como febre e dor.

8. Envenenamento

A exposição a produtos químicos ou toxinas pode causar efeitos colaterais na forma de formigamento nos pés. O envenenamento também pode causar dor, dormência, fraqueza e dificuldade para andar. Se você tem um alto risco de exposição a produtos químicos ou substâncias tóxicas, deve estar atento a esses sintomas. Além das várias causas já mencionadas, o formigamento frequente nos pés pode ser causado por causas temporárias, como gravidez. Além disso, essa condição também pode ser causada por causas inexplicáveis ​​ou desconhecidas (idiopática). Isso pode acontecer se você tiver 60 anos ou mais.

Tomar vitaminas neurotróficas pode ajudar a superar o formigamento nos pés

Para ajudar a superar o problema de formigamento nos pés, você pode tomar Neurobion como uma vitamina neurotrópica que traz uma série de benefícios ao sistema nervoso. As vitaminas neurotrópicas consistem em várias vitaminas importantes de que o corpo necessita, a saber, tamina (B1), piridoxina (B6) e cobalamina (B12). Todas essas vitaminas têm funções diferentes na manutenção e regeneração do sistema nervoso. Se o corpo não tiver essa vitamina neurotrópica, podemos sofrer danos nos nervos periféricos ou neuropatia periférica, que é um dos gatilhos para o formigamento nos pés. Nossos corpos não podem produzir vitaminas neurotróficas por conta própria, então a necessidade dessas vitaminas deve ser atendida por meio do consumo de alimentos ou suplementos. Além disso, você também pode solicitar que um médico examine o pé formigando para descobrir a causa exata e obter o tratamento correto. [[Artigo relacionado]]

Quando você deve ir ao médico?

O formigamento geralmente não é um problema se não for muito incômodo e passar rapidamente. Corrigir a posição ou postura pode ser feito para superar esse problema. Além disso, mudar frequentemente a posição sentada e fazer alongamentos ou exercícios para flexionar o corpo também pode reduzir os sintomas de formigamento frequente nas pernas. No entanto, você deve estar ciente se o formigamento ocorrer acompanhado dos seguintes sintomas:
  • O formigamento dura muito tempo, mesmo depois que a perna está esticada.
  • Acompanhado de dor
  • Visão prejudicada ou turva
  • Equilíbrio perdido
  • Ocorre fraqueza de membros
  • Outros sintomas especiais, como febre alta, pele inflamada e outros.
É preciso estar atento se o formigamento nos pés também é acompanhado de formigamento no rosto, fortes dores de cabeça e fraqueza em partes do corpo. Entre imediatamente em contato com o serviço médico mais próximo, pois esses sintomas podem ser sintomas de um derrame que pode ser fatal. Se o formigamento nos pés for frequentemente causado por uma doença, o médico providenciará um tratamento de acordo com a causa. O tratamento pode ser na forma de medicamentos, mudanças na dieta e no estilo de vida, fisioterapia e cirurgia.