5 maneiras de conter as emoções para não ficar com raiva

Embora possa parecer negativo, a raiva é, na verdade, uma emoção saudável. Mas não é bom quando a raiva interfere na maneira como alguém toma decisões para prejudicar o relacionamento com outras pessoas. Como controlar as emoções para cada pessoa é diferente, desde a terapia respiratória até a busca de diversão ou distração. Também deve ser observado que a raiva excessiva pode afetar a saúde física e mental de uma pessoa. Especialmente se a raiva ocorrer continuamente e fizer com que a produção de hormônios do estresse transborde. As consequências podem ser negativas para a saúde.

Como conter emoções

Todos devem saber muito bem como conter emoções ou controle de raiva quando a raiva surge. Não será fácil e instantâneo, mas todos podem encontrar uma maneira de conter as emoções que melhor se adapte à sua condição. Algumas maneiras de conter as emoções podem ser feitas por meio de:

1. Validação de emoções

A validação de qualquer emoção que surja é crucial, inclusive quando você está com raiva. Existem três etapas que podem ser seguidas para controlar a raiva, a saber:
  • Reconhecendo os sintomas quando você começa a sentir raiva
  • Dê tempo e espaço para identificar os gatilhos para a raiva
  • Aplique técnicas que podem ajudar a controlar a raiva
Normalmente, os sintomas iniciais quando você fica com raiva são batimentos cardíacos mais rápidos, rigidez da mandíbula, suor e sensação de tensão. Quando esses sinais aparecerem, reconheça que a raiva está se formando.

2. Pausa

Quando você sentir raiva, encontre tempo para recuar para que a raiva não domine. Pode haver várias maneiras, como:
  • Contando 1-10
  • Dê uma curta caminhada
  • Comunicar-se com pessoas que não estão relacionadas com o gatilho da raiva
Essa pausa pode ajudar a identificar a causa de sua raiva. Se você já tem um conselheiro ou psicólogo com quem pode conversar sobre sua raiva, não há nada de errado em contatá-los quando você está com raiva.

3. Técnicas para controlar a raiva

Como mencionado acima, a maneira como você controla suas emoções pode variar de uma pessoa para outra. Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas, tais como:
  • Respire fundo
  • Alivia a tensão corporal
  • Meditação
  • Atividade física
  • Procurando um alvo seguro para a raiva (rasgar um jornal, esmagar um cubo de gelo ou bater em um travesseiro)

4. Procurando distrações

Buscar distração também pode ser uma forma de conter as emoções. Essa técnica pode variar, dependendo das preferências de cada pessoa. Alguns optam por canalizá-lo na forma de ouvir música, dançar, tomar banho, desenhar, escrever ou qualquer outra coisa. qualquer atividade que possa ajudar uma pessoa a esquecer e se distanciar dos gatilhos da raiva.

5. Terapia

Às vezes, uma pessoa precisa de terapia se a raiva ocorrer com uma frequência e duração suficientemente altas. Principalmente se a raiva tiver causado coisas negativas, como magoar outras pessoas, destruir coisas ou dizer coisas rudes. Existe a possibilidade de alguém ficar com raiva por causa da influência de vários distúrbios psicológicos, como múltiplas personalidades, vício em álcool, transtorno psicótico, ou transtorno de personalidade limítrofe. Se isso acontecer, você pode consultar um psiquiatra ou grupo de suporte e encontrar uma maneira de resolvê-lo.

Mantenha um diário de raiva

Se a raiva for tão frequente a ponto de interferir nas atividades ou relacionamentos com outras pessoas, existe uma maneira eficaz de identificar o padrão mantendo um diário da raiva. Escreva cada episódio de raiva começando com o que aconteceu antes, durante e depois que a raiva acabou. Não se esqueça de acrescentar as técnicas usadas como forma de conter as emoções naquele momento. Observando tudo isso, você será capaz de identificar quais técnicas são eficazes e quais não são para desviar a raiva. [[artigos relacionados]] Ao escrever um jornal, uma pessoa também pode identificar e mudar seus pensamentos para uma direção mais positiva. À medida que você se acostuma, fica mais fácil reconhecer quando a raiva está chegando e aplicar técnicas para controlar a situação.