7 teorias populares de desenvolvimento infantil

A teoria do desenvolvimento infantil se refere a como as crianças mudam e crescem durante a infância. Nele existem vários aspectos que vão desde o social, emocional, ao cognitivo. Curiosamente, saber dessas coisas pode predizer o caráter de uma criança na idade adulta. Compreendendo o desenvolvimento infantil, valorizando os aspectos cognitivos, emocionais, físicos, sociais e educacionais desde o nascimento até a idade adulta. Existem várias teorias relacionadas a isso que foram iniciadas por diferentes figuras. Cada teoria tem seus próprios princípios.

Tipos de teoria do desenvolvimento infantil

Vários tipos de teorias que exploram mais profundamente sobre o desenvolvimento infantil são:

1. Teoria de Sigmund Freud

De acordo com a teoria do desenvolvimento psicossexual iniciada por Sigmund Freud, acredita-se que as experiências da infância e os desejos subconscientes influenciam o comportamento de uma pessoa. De acordo com Freud, os conflitos que ocorrem nesses estágios afetarão um futuro distante. Além disso, a versão de Freud da teoria do desenvolvimento infantil afirma que, na idade de cada criança, o ponto de luxúria ou libido também será diferente. Por exemplo, a partir dos 3-5 anos de idade, as crianças reconhecem sua identidade sexual. Então, na idade de 5 anos até a puberdade, entrará no estágio latente por aprender sobre a sexualidade. Se a criança não conseguir completar este estágio, isso pode afetar seu caráter quando crescer. Além disso, Freud também disse que a natureza de uma pessoa é amplamente determinada por suas experiências desde os 5 anos de idade.

2. Teoria de Erik Erikson

A teoria psicossocial veio de Erik Erikson e até agora está entre as mais populares. Em teoria, existem 8 estágios de desenvolvimento psicossocial de uma pessoa que se concentram na interação social e no conflito. Se a teoria de Freud foca no aspecto sexual, segundo Erikson, a interação social e a experiência são o fator determinante. Esses oito estágios do desenvolvimento infantil explicam o processo desde a infância até a morte. Os conflitos enfrentados em cada etapa afetarão seu caráter adulto. Cada crise pode ser um ponto de inflexão para a mudança de atitude de uma pessoa, ou os chamados criança interior problemática.

3. Teoria comportamento

De acordo com essa perspectiva, todo comportamento humano pode ser explicado referindo-se às influências ambientais. Esta teoria se concentra em como as interações ambientais afetam o caráter de uma pessoa. A principal diferença de outras teorias é que ela ignora aspectos como sentimentos ou pensamentos. Exemplos de teóricos comportamento este é John B. Watson, B.F. Skinner e Ivan Pavlov. Eles se concentram na experiência de uma pessoa ao longo de sua vida, que desempenha um papel na formação de seu caráter quando ela cresce.

4. Teoria de Jean Piaget

Piaget tem uma teoria cognitiva do desenvolvimento infantil, seu foco está na mentalidade de uma pessoa. A ideia principal de Piaget é que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos. Além disso, o processo de pensamento de alguém também é considerado um aspecto importante que determina a maneira como se entende o mundo. Na teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget, os estágios são divididos em:
  • 0 meses a 2 anos (estágio sensório-motor)
O conhecimento das crianças é limitado à percepção sensorial e atividade motora
  • 2-6 anos (estágio pré-operacional)
As crianças aprendem a usar a linguagem, mas não entendem a lógica
  • 7-11 anos (estágio operacional concreto)
As crianças começam a entender como pensar logicamente, mas não entendem conceitos abstratos
  • Adulto de 12 anos (estágio operacional formal)
Capaz de pensar em conceitos abstratos, seguidos pela capacidade de pensar logicamente, análise dedutiva e planejamento sistemático

5. Teoria de John Bowlby

Uma das primeiras teorias de desenvolvimento social apresentadas, Bowlby acredita que os relacionamentos iniciais entre as crianças e seus cuidadores desempenham um papel importante em seu desenvolvimento. Na verdade, isso continuará a afetar as relações sociais ao longo de sua vida. De acordo com a teoria de Bowlby, as crianças nascem com a necessidade de anexos ou afeto. É por isso que as crianças desejam estar sempre perto de seus cuidadores, para depois serem recompensadas com proteção e carinho.

6. Teoria de Albert Bandura

O psicólogo Albert Bandura apresentou uma teoria de aprendizagem social que acredita que as crianças obtêm informações e Habilidades observando o comportamento das pessoas ao seu redor. Porém, observar isso nem sempre precisa ser direto. Crianças que veem o comportamento de outras pessoas ou personagens fictícios em livros, filmes e outras pessoas também podem aprender aspectos sociais. Observar e ver esse exemplo tornou-se uma parte importante da teoria de Bandura.

7. Teoria de Lev Vygotsky

Vygotsky iniciou uma teoria que foi muito influente, especialmente no campo da educação. Segundo ele, as crianças aprendem ativamente por meio de experiências diretas. Essa teoria sociocultural também afirma que pais, cuidadores e colegas também desempenham um papel importante. Essa teoria enfatiza que a aprendizagem é um processo que não pode ser separado dos aspectos sociais. Por meio da interação com outras pessoas, é aí que ocorre o processo de aprendizagem. Nem todas essas sete teorias do desenvolvimento infantil ainda são consideradas relevantes para a situação atual. É possível combinar várias teorias e perspectivas para compreender como as crianças crescem, agem e falam. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

É claro que outros fatores, como crescimento físico e mental, também precisam ser levados em consideração. Para uma discussão mais aprofundada sobre o desenvolvimento infantil e seus estágios, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.