10 perigos do abuso de drogas que você precisa estar atento!

Os narcóticos (narcóticos e drogas ilegais) são substâncias ou drogas (feitas de materiais naturais, sintéticos ou semissintéticos) que podem causar diminuição da consciência, alucinações e excitabilidade. Enquanto isso, de acordo com o Artigo 1 parágrafo 1 da Lei de Entorpecentes, afirma que as drogas são substâncias artificiais que vêm das plantas e têm efeitos alucinatórios para causar dependência e têm efeitos negativos para a saúde.

Reconhecendo os vários perigos do uso de drogas

Os efeitos das drogas também dependem do tipo de droga usada, da quantidade consumida, por quanto tempo, do próprio estado de saúde da pessoa e de outros fatores. Quando uma pessoa abusa de drogas a longo prazo, ela também experimenta dependência. Estes são os perigos do consumo de drogas para a saúde:
  • Dependência

Como consequência das drogas, pode tornar uma pessoa dependente. No entanto, deve-se notar que nem todo mundo que usa drogas se sentirá dependente, desde que as substâncias viciantes nocivas das drogas não tenham danificado as células cerebrais. Danos às células cerebrais são o que levam à dependência e também podem causar os efeitos de outras drogas. Essa condição também tornará difícil para as pessoas que sofrem de parar de usar drogas, mesmo quando tentam muito parar de usar esses produtos ilícitos.
  • Mudanças nas células nervosas do cérebro

Alguém que consome drogas repetidamente e a longo prazo irá desencadear alterações nas células nervosas do cérebro, o que irá interferir na comunicação entre as células nervosas. Na verdade, em condições crônicas, após a interrupção do consumo da droga, esses efeitos persistirão por muito tempo.
  • Memória diminuída

O impacto das mudanças nas células nervosas do cérebro pode causar declínio da memória ou até mesmo perda de memória. Isso ocorre porque os tipos de drogas ácido gama-hidroxibutírico e rohypnol podem causar sedação ou sonolência, alterações de comportamento, coordenação corporal perturbada, confusão e memória enfraquecida.
  • Perda de equilíbrio

Alguns tipos de drogas podem afetar os nervos do cérebro e o órgão de equilíbrio do ouvido, de modo que o corpo pode apresentar distúrbios de equilíbrio. Isso ocorre porque o cérebro é responsável por coordenar o movimento. Portanto, um viciado em drogas não pode dirigir.
  • alucinação

Como resultado do consumo de drogas, as pessoas também podem experimentar mudanças de consciência ou alucinações. Certamente, isso dificultará a realização de atividades, o acompanhamento das aulas e a dificuldade de concentração dos usuários de drogas. Esses efeitos são geralmente sentidos durante o uso da droga e algumas horas após sua ingestão. Os usuários de drogas tendem a achar difícil se concentrar e tomar decisões.
  • Doença cardíaca

Existem vários tipos de medicamentos, pelo que os efeitos no coração são diferentes. Em geral, o abuso de drogas pode ter o efeito de aumentar a freqüência cardíaca, o ritmo cardíaco irregular, o estreitamento dos vasos sanguíneos e o aumento da pressão arterial. Esta condição pode aumentar o risco de interrupção do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, o que pode resultar em um ataque cardíaco.
  • Difícil dormir

A alta concentração de maconha na droga pode dificultar o sono das pessoas e, muitas vezes, ficar inquietas. O conteúdo contido em medicamentos pode reduzir a duração do sono, de modo que as pessoas tendem a ter dificuldade para fechar os olhos e não conseguem dormir bem.
  • Desidratação

A desidratação também é um dos efeitos do abuso de drogas. Essa condição é causada pela falta de fluidos no corpo e geralmente é acompanhada por um desequilíbrio eletrolítico no sangue. A desidratação pode desencadear outras condições que podem prejudicar o corpo, como perda de concentração, ataques de pânico e até convulsões.
  • Qualidade de vida prejudicada

O próximo perigo do consumo de drogas é a perturbação da qualidade de vida. Porque os efeitos negativos das drogas não atacam apenas a condição do corpo, mas também podem interferir em outros aspectos da vida. Por exemplo, é difícil concentrar-se no trabalho, enfrentando problemas financeiros por continuar a comprar drogas ilegais e tendo que lidar com a polícia se for comprovado que ela violou a lei.
  • Morte

Além de serem capazes de desencadear várias doenças acima, as consequências mais fatais dos medicamentos são aquelas que podem causar a morte. Danos nervosos no cérebro e insuficiência de órgãos para funcionar podem ser o impacto de drogas que têm um efeito negativo direto no corpo, aumentando o risco de várias doenças e morte.

Como prevenir o uso de drogas

Depois de conhecer os vários efeitos do abuso de drogas acima, agora é a hora de você compreender as várias maneiras de prevenir o uso de drogas para proteger sua família ou parentes de bens ilícitos.
  • Me ensina como recusar

Uma das causas do uso de drogas entre adolescentes ou público em geral é o incentivo ou mesmo a coerção do meio ambiente. Portanto, você pode ensinar alguém a ser capaz de resistir se houver a tentação de usar drogas. Se possível, tente evitar amigos ou ambientes que muitas vezes o induzam a usar a droga. Encontre amigos que o convidem a fazer coisas positivas.
  • Ajude a superar o estresse da vida

Às vezes, os fatores que causam o abuso de drogas podem aparecer quando uma pessoa se sente pressionada de vez em quando. Mas lembre-se de que as drogas só vão agravar os problemas da vida. Tente encontrar maneiras mais positivas de lidar com o estresse da vida, como exercícios, ser criativo com os amigos ou fazer atividades relaxantes como ioga.
  • Superar transtornos mentais

Vários tipos de transtornos mentais, como transtornos de ansiedade, estresse e depressão, podem ser a causa do uso de drogas. Portanto, ajude essas pessoas no tratamento de seus transtornos mentais, consultando um médico ou psicólogo.
  • Viva uma vida equilibrada

Há ocasiões em que as pessoas se envolvem no abuso de drogas quando suas vidas estão desmoronando. Não é incomum que alguém use drogas por não estar satisfeito com a qualidade de sua vida. Se esta é a causa do uso de drogas, ajude-os a superar seus problemas de vida. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O perigo mais amplo do uso de drogas também é visto no meio ambiente. Por exemplo, viciados em drogas estão propensos a cometer crimes, se envolver em brigas e ter um efeito negativo no ambiente em que vivem. Se você é viciado, não hesite em ir imediatamente para a reabilitação.