Funções do Reino: Classificação, Características e Mais

Os fungos são uma das classificações dos seres vivos, também chamados de fungos. A classificação dos fungos em si é bastante ampla, nomeadamente zygomycota, ascomycota, basidiomycota e deuteromycota. Para humanos, a função pode ser útil, mas também pode ser prejudicial. Sob condições controladas, certos tipos de fungos ou fungos podem ser usados ​​para fazer alimentos fermentados, pesticidas e antibióticos penicilina. Mas outros tipos de fungos podem ser a causa de várias doenças, desde leves a perigosas. A seguir está uma explicação do reino dos fungos que você precisa saber.

Classificação do reino dos fungos

A descrição microscópica do reino dos fungos zygomycota dos fungos ou fungos divide-se em quatro classificações, nomeadamente Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota, Deuteromycota.

1. Zygomycota

Zygomycota é um tipo de fungo do reino que vive na terra, no solo ou em outros organismos que morreram. Este fungo pode formar esporos que são conhecidos como zigósporos. Geralmente, zygomycota vivem como saprófitas. Possui hifas que são senocísticas e se reproduzem sexualmente e assexuadamente. A reprodução sexual é feita pela fusão de hifas masculinas e femininas. Enquanto a reprodução assexuada é realizada em esporos que se separaram do esporângio.

2. Ascomycota

Os fungos Ascomycota possuem hifas septais. A reprodução é feita sexualmente pela produção de ascósporos ou assexuadamente pela produção de conídios. Exemplos de fungos que se enquadram neste grupo são leveduras, Penicillium, Piedraia hotai, e Candida Albicans.

3. Basidiomycota

Basidiomycota é um grande grupo de fungos que se reproduzem assexuadamente, formando esporos nas células chamadas basidium. Enquanto isso, a reprodução sexual é feita pela formação de esporos de conídios. Basidiomycota são fungos multicelulares que possuem hifas isoladas ou septais. A parede celular é composta por quitina. Os corpos dos cogumelos parecem guarda-chuvas ou orelhas e alguns deles podem ser usados ​​como fontes de alimento. Exemplos de cogumelos basidiomycota comestíveis incluem: Auricularia polytricha ou cogumelos de orelha e Vorvariella volvaceae ou cogumelo.

4. Deuteromycota

Deuteromiocota é um grupo de fungos cujo método de reprodução não é conhecido, portanto, essa classificação costuma ser chamada de fungo imperfeito. Exemplos de cogumelos que se enquadram neste grupo são: Monilia. Diferente de outros tipos de cogumelos, este fungo raramente forma corpos frutíferos e a maioria deles são microscópicos e difíceis de ver a olho nu. Os deuteromycota possuem hifas isoladas com paredes celulares feitas de quitina e podem ser unicelulares ou multicelulares.

Características fúngicas

Fungos ou fungos não possuem clorofila.Cada classificação no reino dos fungos tem suas próprias características. Mas, em geral, existem algumas semelhanças que podem ser características comuns de fungos ou fungos. A seguir estão as características do reino dos fungos em geral:
  • Sem clorofila
  • É um organismo eucariótico
  • A maioria são organismos multicelulares, mas um pequeno número são unicelulares
  • Os heterótrofos não são capazes de produzir seu próprio alimento, então os fungos vivem como parasitas, saprófitos ou em simbiose com outros organismos.
  • Muitos vivem em locais úmidos que não recebem muita luz e têm componentes orgânicos, como pilhas de madeira podre e latas de lixo.
  • Pode se reproduzir sexualmente e assexuadamente usando esporos.

Estrutura fúngica

A estrutura principal dos fungos ou fungos são as hifas. As hifas são fios de fibras finas que se unem e formam um micélio. O micélio é o que dá forma ao corpo do cogumelo. As hifas nos fungos são geralmente divididas em células por uma parede chamada septo. Este septo tem orifícios suficientes para passar pelos ribossomos, mitocôndrias e núcleo. Enquanto isso, as hifas que não são separadas por um septo são chamadas de hifas senocíticas. Os tipos de hifas que constituem os fungos incluem:
  • Aseptate. Asseptadas são hifas que não possuem septo ou septo, frequentemente chamadas de hifas senocísticas.
  • Uninúcleo septado ou septo. Estas são hifas de nucleação única.
  • Septos multinucleados. Os septos multinucleados são hifas multinucleadas.

Os benefícios dos fungos para a vida humana

Um dos benefícios dos fungos é como ingrediente na fermentação do tempeh. Os benefícios dos fungos para a vida humana são variados, tais como:

• Como ingredientes alimentares

Alguns tipos de alimentos são processados ​​com certos tipos de cogumelos. O pão, por exemplo, é feito com fermento, que é um tipo de fungo. Os cogumelos também desempenham um papel na fermentação para fazer tempeh e queijo.

• Para controlar pragas

Alguns tipos de cogumelos também podem ser processados ​​para inibir o crescimento de bactérias e pragas que podem danificar as plantas.

• O principal ingrediente para fazer antibióticos penicilina

A penicilina é o ingrediente básico de muitos tipos de antibióticos. Um deles é a amoxicilina, mais usada. Em 1928, um pesquisador chamado Alexander Fleming descobriu que certos tipos de fungos podem inibir o crescimento de bactérias. Este fato foi então investigado mais profundamente e verificou-se que a penicilina é eficaz no tratamento de várias doenças causadas por infecções bacterianas.

Doenças causadas por fungos

As infecções fúngicas das unhas costumam ocorrer em humanos. Certos tipos de fungos ou fungos também podem causar várias doenças no corpo humano. Alguns dos mais comuns incluem:

• Infecção fúngica das unhas

As infecções fúngicas das unhas são muito comuns e podem fazer com que as unhas pareçam turvas, espessas, mas quebradiças. As pessoas que apresentam essa doença geralmente não sentem dor, a menos que a infecção seja grave. As infecções por fungos nas unhas podem ser causadas por vários tipos de fungos no ambiente. Esta função pode danificar a unha quando a pele ao redor da unha apresentar um tecido ou ferida aberta.

• Candidíase

A candidíase é uma infecção causada por um fungo denominado Candida. Esta infecção fúngica pode ocorrer na cavidade oral, garganta e vagina. A infecção por Candida faz com que a superfície da cavidade oral pareça coberta por manchas brancas. Os sintomas incluem dor no local da infecção, incapacidade de sentir o gosto dos alimentos e dor ao engolir.

• Infecção fúngica da pele de micose

A infecção fúngica da pele por micose é um tipo de doença causada por fungos e fará com que a pele do paciente apresente uma erupção cutânea circular que coça e causa vermelhidão. As infecções geralmente ocorrem devido a fungos que aderem a vários itens do dia-a-dia, como roupas, toalhas e roupas de cama. Na linguagem médica, essa doença é conhecida como dermatofitose. Os fungos do reino ou fungos têm várias funções na vida humana. Alguns são úteis, mas alguns são prejudiciais. Se você quiser discutir mais sobre doenças que podem ser causadas por fungos e como tratá-las, converse diretamente com a equipe de médicos do SehatQ por meio do recurso Doctor Chat. Baixe o aplicativo gratuitamente na App Store e Playstore.