10 maneiras de limpar feridas abertas e Pus

Cair de uma motocicleta, ser arranhado ou esfaqueado por um objeto pontiagudo pode causar ferimentos. Quando você tem uma ferida, pode pensar em cobri-la com um curativo ou curativo imediatamente. No entanto, antes de cobrir com um gesso, você deve primeiro limpar a ferida para que não cause infecção. Então, como limpar bem a ferida?

Tipos de feridas abertas que você precisa saber

Basicamente, a maneira de limpar qualquer ferida aberta é a mesma. No entanto, você precisa saber que os seguintes tipos de feridas abertas são comumente experimentadas. Quais são alguns?

1. Ferimento por abrasão

Uma abrasão é um tipo de ferida que ocorre quando a pele esfrega contra uma superfície áspera ou dura, como uma estrada pavimentada. Um exemplo de abrasão é quando você cai de uma motocicleta ou bicicleta. Embora não sangre muito, esse tipo de ferida precisa ser limpo de maneira adequada para evitar infecções.

2. Laser ferido

Uma laceração é um pequeno rasgo ou arranhão, mas também pode ser um ferimento profundo com formato irregular. Alguns exemplos de lacerações são cortes com facas ou outros objetos pontiagudos e ferimentos em acidentes de trabalho. No caso de lacerações profundas, o sangramento que ocorre pode ser mais rápido e disseminado.

3. Incisão ferida

Os cortes são geralmente causados ​​por um objeto de arestas afiadas, como um prego ou agulha.

4. Ferimento por avulsão

Uma ferida por avulsão é um rompimento de parte ou de toda a pele e do tecido subjacente. Exemplos de lesões por avulsão incluem lacerações resultantes de tiros, explosões, acidentes graves ou brigas. Geralmente, o sangue que sai devido a este tipo de ferida é muito rápido e muito que requer tratamento médico imediato.

Como limpar feridas abertas adequadamente

As feridas após queda de motocicleta, punhalada por prego ou corte com faca não devem ser imediatamente cobertas com gesso ou bandagens. Você deve limpar a ferida aberta primeiro para reduzir o risco de infecção e acelerar o processo de cicatrização. Não me interpretem mal, veja como limpar feridas abertas de maneira adequada e segura.

1. Lave as mãos

Antes de começar a limpar a ferida, certifique-se de lavar as mãos primeiro com água corrente e sabão. Se você não conseguir encontrar uma fonte de água corrente, use um gel para as mãos à base de álcool em ambas as mãos. Em seguida, seque ambas as mãos. Se houver, você pode usar luvas médicas para torná-lo mais estéril na limpeza da ferida. Mãos limpas e cobertas podem ajudar a prevenir infecções em feridas abertas.

2. Pressionando a área da pele ferida

A próxima maneira de limpar feridas abertas é pressionar a área da pele ferida. Observe que esta etapa se aplica apenas ao tipo de ferida que sangra. Pressione suavemente a área lesada com um pano limpo ou gaze esterilizada até que o sangramento pare. Para pequenos cortes ou arranhões, a área da pele não deve ser pressionada. Se a pele for ferida na área de um braço ou perna, você deve levantar o braço ou perna até a altura do coração. Adicione outro pano limpo ou gaze esterilizada se o sangue estiver fluindo sem parar.

3. Limpe a ferida com água

Em seguida, você pode limpar a ferida com água corrente limpa por 5 a 10 minutos. Esta etapa é realizada para remover a sujeira presa à ferida que pode causar infecção. Em seguida, use um pano limpo e sabão neutro para limpar a área ao redor da ferida. Certifique-se de não usar sabonete diretamente na pele ferida, pois pode arder e causar irritação. Em caso afirmativo, pegue uma pinça que tenha sido limpa com álcool isopropílico e limpe a área da pele ferida. O objetivo é coletar a sujeira que ainda possa estar presa na área ao redor da ferida.

5. Aplique um creme ou pomada antibiótica

Assim que terminar de limpar a ferida, você pode aplicar uma fina camada de um creme antibiótico ou pomada (como neosporina ou polisporina) na área lesada da pele. Cremes ou pomadas antibióticos podem ser encontrados em sua drogaria ou farmácia local. Este antibiótico tópico visa manter a pele úmida, prevenir infecções e prevenir o crescimento de tecido cicatricial. No entanto, para aqueles que apresentam apenas pequenos cortes ou arranhões, não precisam usar este antibiótico. Pare de usar antibióticos tópicos se tiver erupção na pele, pele inflamada ou sinais de alergia.

6. Enrole a ferida com uma bandagem

Depois de saber como limpar uma ferida e fazer isso, você pode cobrir uma grande ferida aberta com um curativo antiaderente para manter os germes longe. Certifique-se de trocar o curativo pelo menos uma vez por dia ou quando o curativo estiver molhado e sujo. Porém, na verdade, nem todos os tipos de feridas devem ser envolvidos com bandagem. Se o ferimento for pequeno e não muito profundo, você pode simplesmente limpar o ferimento sem ter que fazer um curativo. [[Artigo relacionado]]

Como limpar uma ferida purulenta

Se você tiver uma ferida purulenta, deve limpá-la adequadamente para evitar que piore. Se a ferida purulenta que você tem ainda for pequena e não severa, você pode aplicar os seguintes tratamentos simples em casa. Aqui estão as maneiras:

1. Comprima a ferida purulenta com uma compressa quente

Aplique uma compressa na ferida purulenta com um pano macio de textura e tenha sido umedecido em água morna antes. Faça a cada 6 horas, em uma duração de 30 minutos. Comprimir uma ferida purulenta com uma compressa quente pode ajudar o processo de secagem da ferida a se tornar mais eficaz.

2. Mantenha a ferida seca

Certifique-se de manter a ferida seca. Pode ser necessário cobrir a ferida com um curativo limpo durante o banho para evitar que a ferida receba água. Troque o curativo regularmente para evitar que pus e bactérias se acumulem na ferida.

3. Aplicar pomada antibiótica

Para que o processo de cicatrização de feridas purulentas cicatrize mais rápido, você pode aplicar uma pomada antibiótica que é vendida sem receita nas farmácias. Certifique-se de usar o produto de acordo com as instruções na embalagem.

4. Certifique-se de não forçar o pus para fora

Evite remover o pus à força sem regras adequadas. Esse método só vai piorar o ferimento. Se você tiver feito os métodos acima, mas a ferida purulenta não melhorar, consulte um médico imediatamente. Geralmente, o médico prescreve antibióticos que você pode tomar para prevenir a propagação da infecção na ferida purulenta.

Quando você deve consultar um médico?

Durante o processo de cicatrização, é melhor não tentar tocar ou descascar a área da pele ferida. Isso pode causar cicatrizes mais tarde. Consulte um médico imediatamente se sentir vários sintomas depois de realizar os métodos acima de limpeza da ferida, como:
  • Febre
  • Aparece vermelhidão ou inchaço
  • Dor que está piorando
  • A área da pele ferida está quente
  • Há um cheiro desagradável vindo da pele ferida
  • Sangramento excessivo
  • Pus surge da ferida
Isso ocorre porque esses sintomas podem indicar sinais de infecção. Com isso, o médico providenciará o tratamento certo.