Anatomia do estômago e várias funções que você precisa saber

O estômago é um órgão em forma de saco vazio, que só se enche quando consumimos certos alimentos ou bebidas. Até agora, sabemos que a função do estômago é armazenar alimentos. Mas, mais do que isso, esse órgão também administra muitos outros mecanismos importantes para o corpo. Vamos aprender mais sobre a anatomia e função do estômago! [[Artigo relacionado]]

Anatomia e estrutura do estômago

Saiba mais sobre a anatomia e a disposição das partes do estômago Antes de entender a função do estômago como um todo, você precisa primeiro aprender sobre a anatomia do estômago. O estômago está localizado à esquerda do abdome superior, a meio caminho entre o esôfago e o duodeno. Este órgão, consiste em várias partes, cada uma das quais tem uma função na digestão humana. O estômago também produz enzimas que tornarão a digestão mais fácil e suave. O interior do estômago tem muitas dobras chamadas rugas. Esta parte permite que o estômago se estique quando há comida entrando no sistema digestivo. Com base em sua forma, o estômago é dividido em cinco partes, a saber:
  • Cardíaco. O coração é a parte do estômago que está diretamente conectada ao esôfago. Esta seção tem o formato de um pequeno tubo estreito.
  • Fundus. O fundo é a parte que fica acima do corpo da flor e tem forma de cúpula.
  • corpo do estômago. O corpo gástrico é a maior e principal parte do estômago.
  • antro. O antro é a parte sob o estômago que contém o alimento antes de ele ser liberado no intestino delgado.
  • piloro. O piloro é o túnel que conecta o estômago ao intestino delgado.
Enquanto isso, com base na camada, a anatomia do estômago é composta por quatro partes, a saber:

• Mucosa

A mucosa é a camada mais interna do estômago. Nesta camada, existem células que irão produzir enzimas digestivas e outras substâncias necessárias para o processo digestivo.

• Submucosa

A camada submucosa é a camada que envolve a mucosa. Esta camada consiste em tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos. O tecido conjuntivo na submucosa serve para prendê-lo à camada acima dele. Enquanto isso, os vasos sanguíneos funcionam para fornecer nutrientes à parede do estômago. Finalmente, são os nervos que irão monitorar o funcionamento do estômago e controlar as contrações e secreções da musculatura lisa durante o processo digestivo.

• Muscularis

A camada muscular é a mais pesada, porque essa camada consiste em três outras camadas diferentes. Muscularis é uma camada que consiste em músculos e fornecerá a capacidade de contrair o estômago e mover o alimento digerido para outros órgãos digestivos.

• Serosa

A serosa é a camada mais externa do estômago. A serosa é uma camada fina e escorregadia que protege o estômago de lesões quando ele precisa aumentar durante a digestão.

Função do estômago e como funciona

Uma das funções do estômago é armazenar alimentos. A função do estômago começa quando o alimento passa pelo esôfago. O esôfago é um órgão em forma de tubo feito de músculo, conectado à anatomia superior do estômago. Quando há comida que precisa ser processada no estômago, o esôfago se abre para que o alimento possa entrar no estômago. Quando não for necessário, o esôfago se fechará novamente. A seguir estão as funções do estômago que então funcionarão.

1. Processamento de alimentos

Uma vez que o alimento entra no estômago, os ácidos e enzimas presentes ajudam a quebrar o alimento em pequenas partículas. O estômago se moverá reflexivamente ao misturar alimentos com ácidos e enzimas. Esse movimento é conhecido como peristaltismo.

2. Livre-se de substâncias nocivas

O ácido produzido pelo estômago é chamado de ácido clorídrico. Além de ajudar a decompor os alimentos, esse ácido também mata os micróbios nocivos contidos nos alimentos. Dessa forma, estamos protegidos de doenças que podem atacar.

3. Armazenamento de alimentos

Nem todos os alimentos que entram no estômago serão processados ​​imediatamente. Alguns ainda serão salvos. Na verdade, diz-se que nossos estômagos podem armazenar até um litro de comida em uma refeição.

4. Absorva substâncias que são boas para o corpo

Além de enzimas e ácidos, o estômago também produz outras substâncias que tornam mais fácil para o corpo absorver substâncias que são boas para a saúde, como a vitamina B12. Nem todos os alimentos serão digeridos ao mesmo tempo pelo estômago. Alguns alimentos, porém, demoram mais, como alimentos com alto teor de gordura, por exemplo. Quanto maior for o teor de gordura, mais tempo demorará para ser digerido. [[Artigo relacionado]]

Hormônios gástricos e suas funções fisiológicas

Os hormônios desempenham um papel importante na função gástrica, como na secreção gástrica e no movimento. A produção anormal de hormônios pode causar várias doenças gástricas. No entanto, existem alguns hormônios (como gastrina, somatostatina e grelina) e outros peptídeos que são produzidos pelas células do próprio estômago. Enquanto isso, vários outros hormônios produzidos por outras partes do trato digestivo (como a colecistocinina, um peptídeo insuliontrópico dependente de glicose) também regulam a função gástrica.

1. Grelina, hormônio regulador do apetite

A produção do hormônio grelina aumentará antes das refeições e diminuirá após as refeições. Por muito tempo, esse hormônio foi conhecido por desempenhar um papel muito importante na regulação da ingestão de alimentos.

2. Gastrina, um hormônio que regula a produção de ácido gástrico

Grandes quantidades de gastrina são produzidas no antro do estômago e são conhecidas por funcionar na regulação da produção de ácido gástrico. O excesso de gastrina pode ser causado por doença autoimune ou gastrite atrófica crônica causada por: H. pylori. Infecção H. pylori em seguida, causará a síndrome de Zollinger-Ellison, que é caracterizada por úlceras pépticas e diarreia devido ao aumento da produção de ácido estomacal.

3. Somatostatina, um hormônio que inibe a gastrina

A somatostatina é um hormônio que interrompe a produção de gastrina. Assim, a presença desse hormônio evitará a ocorrência de doenças causadas pelo excesso de gastrina. A somatostatina controlará as concentrações de gastrina dentro da faixa normal.

Mantenha a função do estômago e a anatomia saudáveis

Depois de reconhecer a função do estômago, bem como sua anatomia e partes, você precisa ter mais cuidado para manter a saúde desse órgão. Para funcionar corretamente, é aconselhável comer alimentos em porções menores, mas com mais frequência. Dessa forma, o trabalho do estômago não será muito pesado. Além disso, reduza também o consumo de alimentos gordurosos, pare de fumar e faça exercícios regularmente, para que a saúde gástrica seja mantida.