Definição de bullying e seus tipos que costumam acontecer

A definição de bullying, também conhecida como bullying, é um comportamento agressivo indesejado entre as crianças (especialmente em idade escolar), que envolve um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima. Um ato pode ser classificado como bullying se o comportamento for muito agressivo e incluir:
  • O desequilíbrio de poder entre a criança que faz bullying, seja na forma de força física, acesso a informações sobre coisas que envergonham a vítima, ou ter popularidade para que possam controlar e prejudicar a vítima
  • O comportamento de bullying é repetido ou pode ocorrer mais de uma vez.
Algumas ações que também estão incluídas na definição de bullying incluem atos que podem prejudicar outras crianças, espalhar boatos que prejudicam a vítima, agredir física ou verbalmente e também condenar crianças ao ostracismo de um grupo propositalmente.

A diferença entre bullying e brincadeira

Há momentos em que o significado de bullying e brincadeira não pode ser distinguido porque ambos podem ser divertidos ou pregar peças na criança vítima. No entanto, existe uma linha muito clara entre o bullying e a piada. As brincadeiras são feitas pelas crianças como forma de comunicação e de interação social. As brincadeiras podem fortalecer a amizade entre as crianças, porque elas podem rir juntas e se tornarem mais próximas. Na verdade, algumas formas de piada só podem ser feitas para crianças que são amigas íntimas. Enquanto isso, a diferença marcante entre a noção de bullying e brincadeira é o propósito dos perpetradores de bullying por causa de sentimentos de ódio e intenção de magoar. O objetivo do bullying não é construir um relacionamento, mas humilhar e magoar a vítima para que o agressor se sinta superior. No entanto, deve-se notar que, embora as brincadeiras não tenham um começo ruim, o que é engraçado para uma criança pode não ser divertido para outra. Quando piadas desagradáveis ​​são repetidas e magoam outras crianças, até mesmo a brincadeira pode se transformar em intimidação.

O impacto do bullying nas crianças

O bullying tem efeitos de longo alcance. Além das crianças vítimas, o impacto negativo também pode ser sentido pelos perpetradores de bullying e por quem testemunha o bullying. O bullying tem sido associado a muitos impactos negativos no desenvolvimento infantil, incluindo transtornos de saúde mental, uso de drogas, depressão e suicídio.

1. Para crianças vítimas de bullying

As crianças vítimas de bullying podem ter problemas físicos, sociais, emocionais e de saúde mental, bem como problemas acadêmicos. Eles também podem apresentar sintomas como depressão, ansiedade, aumento da sensação de tristeza, mudanças nos padrões de sono e alimentação e perda de interesse nas atividades diárias. Não raro, as vítimas de bullying sofrem retaliações muito cruéis. Os problemas dessas crianças também podem persistir na idade adulta.

2. Para crianças que são valentões

Os agressores infantis podem se envolver em comportamentos violentos e outros de risco, que podem persistir na vida adulta. Eles tendem a ser agressivos e envolvidos no abuso de álcool, drogas, na prática de atos de assédio, vandalismo e até mesmo na prática de atos criminosos quando adultos.

3. Para crianças que testemunham bullying

As crianças que testemunham o bullying podem experimentar aumento do uso de tabaco, álcool ou drogas, ter problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade, e faltar à escola. [[Artigo relacionado]]

Tipos de bullying

Existem vários tipos de bullying que podem ocorrer no ambiente social da criança.

1. Intimidação física

O bullying físico é um ato de intimidação realizado na tentativa de controlar a vítima com o poder do perpetrador. Isso inclui chutes, golpes, socos, tapas, empurrões e outros ataques físicos. O bullying físico é o tipo de bullying mais facilmente reconhecido e, normalmente, os pais e professores são mais sensíveis a este tipo de bullying.

2. Bullying verbal

O bullying verbal é um tipo de bullying que usa palavras, declarações e nomes ou ligações insultuosas. Os agressores verbais continuarão a usar insultos para menosprezar, rebaixar e ferir os outros. Os resultados de um estudo mostram que o bullying verbal e apelidos inadequados têm sérias consequências nas vítimas e podem deixar cicatrizes emocionais profundas.

3. Agressão relacional

A agressão relacional é um tipo de bullying emocional que muitas vezes passa despercebido pelos pais e professores. No entanto, esse tipo de bullying não é menos perigoso. Na agressão relacional, o perpetrador geralmente tenta prejudicar a vítima sabotando seu status social:
  • Isolando a vítima do grupo
  • Espalhar fofoca ou calúnia
  • O perpetrador tenta aumentar sua própria posição social controlando ou intimidando a vítima.

4. Cyberbullying

Cyberbullying é um ato de bullying que ocorre online no ciberespaço. Este é um ato de bullying que os pais e professores estão menos cientes. Os perpetradores intimidam ao assediar, ameaçar, humilhar e alvejar as vítimas através da mídia online. É muito provável que uma criança vítima de bullying não fale francamente se estiver sofrendo bullying. Portanto, você deve começar a ser mais sensível se seus filhos apresentarem mudanças incomuns de comportamento. Para resolver o problema do bullying, pode ser necessário cooperar com várias partes, incluindo a escola. Talvez a polícia deva ser envolvida se o bullying envolver violência física ou extorsão.

Como lidar com o bullying

Existem várias maneiras de lidar com o bullying que precisam ser compreendidas pelos pais. Quais são?
  • Ensine às crianças o que é o bullying, para que as crianças não se tornem vítimas
  • Conheça os sinais de que seu filho foi vítima de bullying
  • Ensine as crianças a não abusar física ou verbalmente de seus amigos na escola
  • Ensine as crianças a serem capazes de se defender quando forem vítimas de bullying
  • Descubra quem a escola pode entrar em contato quando ocorre bullying
  • Relate casos de bullying que ocorram com seu filho para a escola
  • Expresse sua desaprovação ao bullying para a escola
  • Cooperar com a escola e outros pais na luta contra o bullying no ambiente escolar
  • Passe algum tempo na escola para evitar o bullying.
Se você tiver alguma dúvida sobre a saúde do seu filho, não hesite em perguntar ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe-o na App Store ou Google Play agora.