Conhecendo a Teoria Psicossocial de Erik Erikson para Educar Crianças

O psicólogo que conseguiu criar a teoria do desenvolvimento humano mais influente até hoje é Erik Erikson. O aspecto psicossocial é o destaque dessa teoria, o que significa que o caráter de uma pessoa se forma em etapas ao longo de sua vida. A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson é semelhante à teoria de Sigmund Freud. No entanto, mais ênfase é colocada nas experiências sociais desde a infância até a velhice.

Estágios da teoria psicossocial de Erikson

Erikson acredita que, em todas as fases da vida, os humanos enfrentarão conflitos que têm um grande impacto em seu caráter. Este conflito pode ser positivo ou negativo. Se o estágio psicossocial em uma certa idade puder ser bem ultrapassado, o poder do ego aumentará. Por outro lado, se não for bem transmitida, essa falta de sentimento será transferida para a idade adulta. A descrição dos estágios psicossociais de Erikson é dividida em:

1. Bebês (nascidos com 18 meses)

O primeiro estágio da teoria do desenvolvimento psicossocial é o mais importante para a vida humana. Nesta fase, o conflito centrar-se-á na confiança ou "confiança vs desconfiança". Isso significa que o papel das pessoas ao seu redor como cuidadores é crucial. Se o cuidador conseguir fornecer alimento, afeto, calor, segurança e assim por diante, isso formará o caráter de uma pessoa que pode confiar nos outros. Por outro lado, se os bebês não recebem cuidados consistentes, não são emocionalmente apegados ou se sentem negligenciados, eles crescerão com medo e desconfiança do mundo. O resultado final deste processo é esperança ou ter esperança.

2. Crianças (2-3 anos)

Entrando no segundo estágio, os bebês se transformam em crianças com maior autocontrole. Além disso, as crianças também começam a ser independentes. Estágio treinamento potty crucial o suficiente para passar de fase "autonomia vs vergonha e dúvida ” isto. Erikson acredita que as crianças que têm autocontrole se sentirão automaticamente mais independentes. Por exemplo, quando você pode escolher o que comer, brinquedos favoritos, roupas para vestir. O resultado final deste processo é o desejo ou vai. Se for bem-sucedido, a criança terá poder sobre ele. Se você falhar, você se sentirá envergonhado e cheio de dúvidas.

3. Idade pré-escolar (3-5 anos)

Nesta fase, as crianças começam a se envolver em jogos e interações sociais. Se você passar bem, seu filho sentirá que pode liderar outros. Enquanto isso, aqueles que falham muitas vezes se sentem culpados, duvidam de suas próprias habilidades e raramente tomam a iniciativa. Esta é a fase "iniciativa vs culpa”Que molda o caráter humano para ter um propósito na vida ou propósito. Esse resultado só pode ser alcançado se a criança conseguir equilibrar quando expressar iniciativa e quando cooperar com os outros.

4. Idade escolar (6-11 anos)

Por meio da interação social, as crianças começam a se sentir orgulhosas quando conseguem fazer algo. Nessa idade escolar, eles devem enfrentar desafios na forma de metas sociais e acadêmicas. Em fase "indústria vs inferioridade“Isso, aqueles que passarem se sentirão competentes. Por outro lado, aqueles que falham se sentirão inferiores. Por isso o resultado final desta fase é “confiança" As crianças que em idade escolar raramente obtêm apreço ou apoio das pessoas mais próximas vão duvidar de sua capacidade de ser bem-sucedidas.

5. Adolescentes (12-18 anos)

A próxima fase é "identidade vs confusão de papéis ” é quando os adolescentes procuram uma identidade que afetará suas vidas a longo prazo. Os adolescentes bem-sucedidos serão consistentes consigo mesmos, enquanto os que fracassarão se sentirão confusos quanto à sua identidade. Essa identidade está relacionada a crenças, conceitos ideais e valores que moldam o caráter de uma pessoa. Se for bem-sucedido, haverá um resultado final na forma de fidelidade, a capacidade de coexistir com as expectativas e padrões da sociedade.

6. Início da idade adulta (19-40 anos)

Estágio "intimidade vs isolamento ” intimamente relacionado à relação afetuosa com o parceiro. Se forem bem-sucedidas, as pessoas podem formar relacionamentos fortes. Por outro lado, se falhar, alguém vai realmente se fechar. Visto que cada etapa está relacionada à fase anterior, isso também está relacionado à identidade. Pessoas que não têm certeza de sua identidade tendem a se sentir solitárias e deprimidas com mais facilidade. O resultado final desta etapa é Ame.

7. Adultos (40-65 anos)

Estando na fase adulta, a pessoa certamente deseja fazer algo que se torne útil. Se for bem-sucedido, haverá uma sensação de utilidade. Por outro lado, se falharem, sentirão que seu envolvimento com o mundo não é significativo. Esta é a fase "generatividade vs estagnação" O resultado final desta fase é cuidado ou Cuidado. Tudo, desde ver seu filho crescer até sentir-se próximo de seu parceiro, é uma parte importante desse estágio.

8. Maturidade (falecido 65 anos)

Este é o estágio em que a pessoa reflete sobre o que fez quando era jovem. Se você está satisfeito com suas realizações, você se sentirá o suficiente. Por outro lado, se você não estiver satisfeito, sentirá arrependimento e desespero. O resultado final desta fase é sabedoria ou sabedoria. Quem está satisfeito com o que fez quando era jovem, estará pronto para enfrentar em paz o fim de sua vida. A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson não significa que seja necessário ser totalmente positivo ou negativo para vê-lo. Em vez disso, o mais importante é o equilíbrio entre os dois aspectos. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Independentemente da crítica ou relevância dessa teoria para a vida humana, o aspecto psicossocial é algo que pode ajudar no tratamento dos diversos conflitos da vida. Se você quiser saber mais sobre a teoria do desenvolvimento da vida e como incutir os valores certos ao educar as crianças, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.