Conheça a anatomia das partes do ouvido e suas funções

Quando comparado a outros órgãos, o ouvido pode muitas vezes passar despercebido. Na verdade, se houver partes do ouvido danificadas, não apenas o processo auditivo será prejudicado. O equilíbrio corporal também pode ser problemático. Aprenda mais sobre a estrutura anatômica e partes da orelha e suas funções abaixo!

Anatomia das partes do ouvido e suas funções

O ouvido humano acaba por ser mais do que o que foi visto até agora. A estrutura anatômica do ouvido é, na verdade, dividida em três partes: ouvido externo, médio e interno. O ouvido externo é a parte que podemos ver claramente. Enquanto isso, o ouvido médio e interno, localizados dentro do canal auditivo. Cada parte do ouvido trabalha em conjunto para realizar várias funções, que vão desde o processo auditivo até outras funções de suporte. A seguir está uma explicação da anatomia de cada uma das partes do ouvido e suas funções:

1. orelha externa

O ouvido externo é composto por duas partes, a saber, a orelha e o canal auditivo.

• Lóbulo da orelha

O lóbulo da orelha é a parte que podemos ver claramente e é composto de cartilagem e pele. A aurícula funciona para transmitir e direcionar ondas sonoras de fora do ouvido, para entrar no canal auditivo externo. A partir desses canais, as ondas sonoras serão transmitidas ao tímpano, também conhecido como membrana timpânica.

• Canal do ouvido

O canal auditivo, ou canal auditivo, é a parte que conecta o ouvido externo ao ouvido médio. Esse canal tem cerca de 2,5 cm de comprimento e sua posição está localizada começando no canal auditivo externo e terminando no tímpano.

2. orelha média

O ouvido médio geralmente consiste em duas partes, a saber:

• Ossículos

Ossículo é um conjunto de ossos que compõe o ouvido médio, que consiste em: - O martelo ou martelo - Incus ou bigorna - Estribo ou estribo As ondas sonoras que entram, farão com que o tímpano vibre. As vibrações do tímpano são então transmitidas aos ossículos que amplificam o som e o transmitem para a membrana entre o ouvido médio e interno.

• Trompa de Eustáquio

Também há uma tuba auditiva no ouvido médio. A tuba auditiva é um tubo estreito em forma de tubo que conecta o ouvido médio à parte posterior do nariz e à garganta ou nasofaringe. A função da tuba auditiva é drenar o ar para o ouvido médio e transportar o muco do ouvido médio para a nasofaringe. Quando você engole, a trompa de Eustáquio se abre, permitindo que o ar entre no ouvido médio. Isso permite que a pressão do ar em ambos os lados do tímpano permaneça equilibrada.

3. Ouvido interno

O ouvido interno consiste em duas partes principais, a saber:

• Cóclea

A cóclea é a parte da orelha interna que tem a forma de uma concha de caracol. A função da cóclea é converter as vibrações sonoras enviadas do ouvido médio em sinais nervosos a serem transmitidos ao cérebro.

• Canais semicirculares

O canal semicircular é a parte do ouvido que funciona para manter o equilíbrio corporal. Este canal contém cabelos finos e fluidos. Quando sua cabeça se move, o fluido no canal se move com ela, movendo os fios de cabelo para dentro. Esse movimento do cabelo será enviado como um sinal de informação ao nervo vestibular no cérebro. Depois de receber essas informações, o cérebro interpreta esse sinal e envia as informações aos músculos para se ajustarem de modo que o corpo possa permanecer em uma posição equilibrada. Quando você faz um movimento circular e pára repentinamente, geralmente ainda se sente tonto. Isso ocorre porque o fluido nos canais semicirculares ainda está se movendo, portanto, ainda envia um sinal ao cérebro de que o corpo está se movendo, embora tenha realmente parado. Quando o fluido não estiver mais se movendo, a tontura que você sente desaparecerá. [[Artigo relacionado]]

O processo de audição que ocorre no ouvido

Para ouvir um som ou som, o ouvido passa por um processo bastante complicado. O som será transmitido do ouvido externo para o centro auditivo para que possa ser reconhecido pelo cérebro. Mais claramente, o seguinte é a ordem do processo de escuta do início ao fim:
  • Em primeiro lugar, a orelha capta as ondas sonoras que estão ao nosso redor e depois as canaliza para o canal auditivo.
  • As ondas sonoras então fazem o tímpano vibrar.
  • A vibração do tímpano fará com que os ossículos se movam e transmitam essas vibrações para a cóclea no ouvido interno.
  • Quando essas vibrações alcançam a cóclea, o fluido contido nela se move como ondas.
  • Esse movimento fluido então estimula os pelos finos da cóclea a reagir.
  • As células ciliadas responderão às ondas, de acordo com sua freqüência.
  • Um som alto estimula as células ciliadas na cóclea inferior, enquanto um som baixo estimula as células ciliadas na cóclea superior.
  • Quando as células ciliadas respondem ao estímulo das ondas, ao mesmo tempo recebem impulsos nervosos do nervo auditivo ou do nervo auditivo.
  • Esses impulsos viajarão através do tronco cerebral e então para o centro do cérebro para serem processados ​​no som que ouvimos.
Todo o processo de ouvir esse som, ocorre apenas em segundos, ainda menos.

Como cuidar adequadamente das orelhas

Vendo a função do ouvido que é tão importante, é claro que você deve sempre manter a saúde dessas partes do sentido da audição. Aqui estão algumas maneiras de manter a saúde do ouvido que você pode experimentar.
  • Não entre Cotonete e os dedos no canal auditivo muito fundo. Isso ocorre porque ele pode arranhar o canal auditivo, empurrar a cera para dentro do ouvido e até mesmo danificar o tímpano.

  • Proteja a função auditiva diminuindo o volume ao assistir televisão, ouvir música usando fones de ouvido, bem como ao jogar. A perda auditiva se desenvolve lentamente, então você pode não perceber quando ela ocorre.

  • Evite barulho. O nível de ruído é medido em decibéis (dB), quanto maior o número, mais alto o nível de ruído. Qualquer som acima de 85 dB pode causar perda de audição, especialmente se você ficar exposto a ele por muito tempo. Tipos de som cujo nível de ruído é superior a 85 dB, incluindo: decolagem de aviões, motocicletas, música em volume máximo no celular.

  • Seque as orelhas depois de nadar para evitar infecções. Use um pano para limpar a parte externa da orelha e incline a cabeça para ajudar a remover o excesso de água.

  • Consulte um médico o mais rápido possível se sentir dor repentina, perda de audição ou se sofrer uma lesão no ouvido.
Depois de conhecer as partes do ouvido e suas funções, espera-se que você seja capaz de compreender melhor a importância desse órgão. Não hesite em consultar um médico se tiver problemas para limpar os ouvidos ou sentir que a audição está começando a diminuir.