Ovos mal cozidos, prejudiciais ou benéficos?

Você já comeu ovos mal cozidos? Para os conhecedores, esse tipo de culinária simples tem um gosto muito delicioso e é considerado mais nutritivo do que ovos cozidos até que esteja perfeitamente cozido. Isso está certo?

Teor de nutrientes em ovos

Os ovos são, sem dúvida, uma boa fonte de nutrição para o corpo. Na verdade, essa fonte barata de proteína é considerada um dos alimentos mais nutritivos do mundo porque contém todos os nutrientes necessários ao corpo humano, exceto a vitamina C. Em um ovo inteiro, você pode obter nutrientes como a vitamina A , folato, vitamina B5, B12, B2, fósforo e selênio. Em quantidades menores, você também pode encontrar vitaminas D, E, K, B6, cálcio e zinco em um ovo. Como fonte de proteína, os ovos também contêm calorias e gorduras boas que são úteis para a saúde. Você também pode comer ovos que foram fortificados com ômega-3 para sentir os benefícios para a saúde.

Os ovos meio cozidos trazem algum benefício à saúde?

É inegável que cozinhar ovos, especialmente em altas temperaturas, pode reduzir o conteúdo nutricional dos próprios ovos. Alguns dos nutrientes reduzidos são a vitamina A, a vitamina B5, o fósforo e o potássio. Ovos meio cozidos contêm colina, o que é benéfico para melhorar o desempenho do cérebro. Além disso, a colina também desempenha um papel importante na função cardíaca saudável. Ovos malcozidos também contêm luteína e zeaxantina. Ambos os tipos de antioxidantes podem combater os radicais livres que causam várias doenças oculares relacionadas à degeneração celular devido ao envelhecimento. Todas essas substâncias geralmente se concentram na gema do ovo. É por isso que os ovos mal cozidos, especialmente a gema, são considerados mais nutritivos do que os ovos cozidos. No entanto, os benefícios de ovos meio cozidos podem não ser muito superiores quando vistos a partir da absorção da proteína da clara de ovo em seu corpo. Por meio de um estudo, descobriu-se que quanto mais ovos cozidos você comer, melhor será a absorção de proteínas pelo corpo. Do total de proteínas encontradas nos ovos, até 90% delas podem ser absorvidas pelo corpo. No entanto, apenas 50% da proteína pode ser absorvida pelo corpo humano se você comer clara de ovo crua.

Ovos mal cozidos podem conter bactérias Salmonella

Para mulheres grávidas, ovos meio cozidos, especialmente crus, são um tipo de alimento que deve ser evitado. Não é sem razão, mas existe a preocupação de que os ovos contenham bactérias nocivas, como Salmonella.Salmonella é uma bactéria que geralmente é encontrada na casca de ovos de galinha, especialmente se houver fezes de aves sobre ela. Salmonella também pode estar presente em claras de ovo e gemas que são formadas antes da formação da casca do ovo. Para certas pessoas, como bebês, crianças e idosos com mais de 65 anos, que consomem ovos meio cozidos que contêm bactérias Salmonella pode levar a sérios problemas de saúde. O mesmo se aplica a pessoas com sistema imunológico baixo, como pessoas com HIV / AIDS e diabetes. Quando você está infectado com bactérias salmonela, Você pode sentir os seguintes sintomas:
  • Diarréia
  • Jogar fora
  • Febre
  • Dores de estômago.
Os sintomas acima podem aparecer de 6 horas a 4 dias após a ingestão de ovos meio cozidos. Se a diarreia, o vômito, a febre e as cólicas estomacais persistirem e causarem desidratação, talvez você precise ser hospitalizado. [[Artigo relacionado]]

Como processar ovos meio cozidos que são seguros

Para evitar bactérias SalmonellaNa verdade, você só precisa ter certeza de que os ovos são fervidos até que as claras e as gemas estejam perfeitamente mastigáveis ​​ou duras. No entanto, você ainda pode comer ovos mal cozidos, que são seguros, desde que tenham sido pasteurizados com antecedência. Para produzir ovos meio fervidos, basta preparar uma panela de água fria com o nível da água 2,5 cm acima do topo do ovo. Ferva os ovos por 3 minutos (contando a partir do momento em que a água ferve), depois retire e mergulhe os ovos em água contendo cubos de gelo. Quando as cascas dos ovos não estiverem mais quentes (cerca de 1 minuto de imersão), descasque os ovos com cuidado. Você também descobrirá que a gema ainda está líquida e a clara do ovo não é muito dura. Os ovos são alimentos muito nutritivos e ricos em proteínas que podem ser cozidos em uma variedade de receitas. Algumas receitas podem ser mais saborosas e recomendam servir ovos meio cozidos. Embora o conteúdo nutricional de ovos cozidos e meio cozidos seja o mesmo, é possível que algumas bactérias que ainda vivem em ovos imaturos possam estar à espreita. Portanto, se você gosta de comer ovos não muito cozidos, considere também a possibilidade de contaminação por Salmonella que pode estar à espreita. Além disso, se você servir esses alimentos para pessoas que correm maior risco, como idosos, mulheres grávidas ou bebês.