Conhecendo a esterilização e sua aplicação simples

O termo esterilização não é mais comum na sociedade. Esterilização é o processo de destruição ou eliminação de todos os microrganismos que podem contaminar medicamentos ou outros materiais e colocar em risco a saúde. Os grupos de microrganismos que são direcionados para esterilização são fungos (fungos), protozoários, bactérias formadoras e não formadoras de esporos e vírus. Em outras palavras, todos os microrganismos que prejudicam os humanos e o meio ambiente podem ser mortos pela esterilização. A esterilização é diferente de apenas limpar ou desinfetar. A limpeza apenas reduz o nível de substâncias que podem contaminar um objeto, enquanto a desinfecção remove a maioria (embora não todos) os microorganismos.

Quais itens devem ser esterilizados?

A esterilização geralmente é realizada em objetos relacionados ao mundo médico. Nesse sentido, a importância da esterilização é garantir que os instrumentos médicos e cirúrgicos não transmitam patógenos infecciosos aos pacientes. Os dispositivos médicos devem ser estéreis quando usados ​​em pacientes, pois qualquer contaminação microbiana transmitirá doenças. Os itens que devem ser esterilizados são instrumentos cirúrgicos, pinças de biópsia e dispositivos implantáveis. Fora do mundo médico, alguns outros objetos que devem ser esterilizados são equipamentos para bebês, como mamadeiras, chupetas e brinquedos que vão para a boca. O equipamento para extração do leite materno (leite materno) também deve ser esterilizado periodicamente para evitar que bactérias entrem no leite.

A maneira certa de esterilizar

Como o objetivo da esterilização é matar microrganismos, o método também deve ser feito de maneira adequada. No mundo médico, a esterilização geralmente é realizada com técnicas complexas, como filtração, radiação ionizante por meio de raios gama ou elétrons, óxido de etileno ou gás formaldeído. No dia a dia, existem várias formas simples de esterilização que podem ser feitas com ferramentas disponíveis em casa.
  • Ferver

Para fazer essa esterilização, basta fornecer um pote e enchê-lo até o limite do objeto que você vai esterilizar. Certifique-se de que o objeto esteja completamente submerso na água e cubra a panela. Depois que a água ferver, deixe descansar por 10 minutos com a panela tampada. Certifique-se de estar sempre de olho no processo de esterilização para que a água não evapore completamente e danifique o objeto que você está fervendo. As vantagens desse método de esterilização são que ele é barato e fácil de fazer. Acontece que os objetos que você esteriliza dessa forma se quebram mais rapidamente e devem ser substituídos regularmente.
  • Esterilização a vapor

Atualmente, muitos tipos de esterilizadores a vapor são vendidos no mercado com preços variados. Essas ferramentas geralmente requerem menos água do que o processo de fervura. Ao usar esta ferramenta para esterilizar mamadeiras, certifique-se de que a abertura da mamadeira esteja voltada para baixo para que o vapor quente entre na mamadeira e mate os microorganismos dentro dela. Certifique-se também de seguir as instruções de uso de acordo com o tipo de produto que está comprando. A esterilização a vapor também pode ser feita no microondas. No entanto, nem todos os objetos podem entrar nesta ferramenta, portanto, você deve realmente ler o manual para evitar incidentes durante a esterilização. [[Artigo relacionado]]

Após esterilização

Os itens que foram esterilizados devem ser usados ​​imediatamente. Teme-se que o armazenamento por muito tempo retorne microorganismos prejudiciais, portanto, é necessário repetir o processo de esterilização novamente. No entanto, não toque em itens recém-esterilizados imediatamente, pois eles estão muito quentes. Certifique-se também de que o processo de esterilização seja realizado fora do alcance das crianças, para evitar ferimentos ou queimaduras nas crianças. Certifique-se também de lavar as mãos antes de manusear itens esterilizados. Se forem armazenados objetos estéreis, certifique-se de que o armazenamento não seja muito longo e que a área de armazenamento também esteja limpa.