Acontece que esta é a maneira correta de ler a data de validade

Vários produtos em embalagens são geralmente equipados com várias informações que os consumidores precisam saber, como a composição até a data de validade. No entanto, para algumas pessoas, como ler a data de validade pode não ser fácil porque há muitas informações listadas. Além disso, vários outros códigos relacionados ao produto geralmente também estão incluídos na embalagem. Para que você não fique confuso, aqui está uma explicação de como ler a data de validade e outras informações no verso da embalagem.

Como ler a data de validade

As datas de expiração são geralmente escritas com as palavras "preferencialmente usado antes" ou as palavras "exp." como uma abreviatura de data de validade (data expirada). O código escrito também pode variar, seja código aberto ou código fechado. Portanto, é importante que você saiba ler a data de validade. Em geral, a data de validade é escrita nos seguintes formatos:
  • Data mês ano
  • Mês, data, ano
  • Ano, mês, data.
Por exemplo, aqui estão algumas maneiras de escrever datas de vencimento que você geralmente encontra na embalagem do produto:
  • 14 de outubro de 2021
  • 14 de outubro de 2021
  • 14102021 ou 141021.
Você também pode encontrar datas de expiração que incluem apenas o mês e o ano, como “use antes de novembro de 2024 ou novembro de 2024”. Além disso, existe uma maneira de ler a data de validade que pode ser mais complicada. O motivo é que a data de validade está escrita na forma de um código fechado. Janeiro-dezembro será escrito na forma das letras A-L acompanhadas da data e do ano. Portanto, se você olhar o código C112025, a forma de ler a data de vencimento é 11 de março de 2025. Além disso, a data de vencimento também pode ser baseada no cálculo da ordem do dia em um ano. Portanto, 1º de janeiro é escrito com o código 001 e 31 de dezembro é codificado 365. Portanto, como ler a data de expiração escrita com o código 001 é lido como 1º de janeiro. Não existe uma maneira padrão de escrever código na embalagem do produto. No entanto, geralmente a data de expiração é escrita como um código aberto, enquanto outras datas podem usar um código fechado.

Tipos de códigos na embalagem do produto

Uma das razões pelas quais a leitura das datas de expiração pode ser confusa são os muitos outros códigos que geralmente estão incluídos na embalagem do produto. Alguns dos códigos de data geralmente listados na embalagem são os seguintes:

1. Data de validade (data de validade)

A data de validade é a data recomendada quando você deve usar o produto pela última vez. Última data em que o fabricante garante a qualidade ou a frescura do seu produto, desde que a embalagem não seja danificada durante o armazenamento. A data de validade pode ser escrita como: "deve ser usado antes de", "melhor antes de", "usar até" ou "garantidamente fresco".

2. Vender por data

Esta é uma data que descreve por quanto tempo o item pode ser exibido na loja. Portanto, o produto deve ser vendido antes da data escrita. Na verdade, essa data é mais voltada para donos de lojas, não para consumidores. Assim, o vendedor pode saber quando o produto deve ser retirado da vitrine.

3. Data de produção

A data de produção ou data de fabricação é geralmente escrita com o código "mfg" ou "mfd" e acompanhada pela data de produção. Normalmente, essa data está localizada perto da data de expiração. Se você não souber ler uma data de validade, pode ficar confuso. Para ter certeza, a data de produção será anterior à data de validade. [[Artigo relacionado]]

Os perigos de usar produtos vencidos

O colírio não deve ser usado após um mês da abertura da embalagem, basicamente, o prazo de validade se refere mais à qualidade do produto e não à sua segurança. Os fabricantes garantem que a qualidade do produto é mantida até a data de vencimento, desde que o produto seja armazenado de forma adequada. No entanto, se você consumir ou usar o produto após a data de validade, considera-se que aceita o risco. Por exemplo, pão que não seja macio ou rímel que coagulou. Comer alimentos vencidos também pode expor o corpo a bactérias nocivas ou intoxicações alimentares que causam náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago e febre. Além disso, as datas de validade podem mudar se a embalagem e o armazenamento não atenderem aos padrões. Normalmente, os produtos expostos à luz solar direta perderão qualidade mais rapidamente. Abrir a embalagem do produto também pode acelerar as datas de validade, por exemplo:
  • Os produtos cosméticos geralmente precisam ser gastos 1 ano a partir do momento em que a embalagem é aberta, embora a data de validade ainda seja longa.
  • O colírio não deve ser usado 1 mês após a abertura da embalagem, nem pode ser usado novamente se a tampa permanecer muito tempo aberta.
Por outro lado, o produto ainda pode ser consumido após a data de validade se for armazenado de forma organizada e adequada. Produtos que são imediatamente refrigerados ou congelados geralmente duram mais. Então, como ler o prazo de validade apenas como referência quando é o melhor momento para usar o produto. Enquanto isso, para determinar a segurança do produto, você deve ser capaz de julgar por si mesmo, observando a condição do produto. As bebidas enlatadas ou embaladas que estão amassadas ou inchadas não devem ser consumidas, mesmo que o prazo de validade ainda seja longo. Da mesma forma, se a comida mudou de cor, textura e emitiu um aroma forte. Isso indica que ocorreu contaminação que faz com que o produto não seja mais seguro para consumo. Se você tiver outras perguntas sobre problemas de saúde, pode perguntar ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.