Várias maneiras de falar bem para uma comunicação mais eficaz

Como respirar, falar é uma atividade que não podemos abandonar durante a vida. Tão importante quanto o papel, mas não tão fácil quanto se imaginava. Algumas pessoas costumam ter dificuldade em se comunicar por não saberem como falar bem. Então, como? Siga estas boas maneiras de falar para obter uma boa comunicação, seja entre indivíduos, pequenos grupos ou na frente de um grande público.

Construindo uma conversa eficaz

Construir uma conversa de forma eficaz é a chave para falar bem. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para estruturar uma conversa eficaz.

1. Pense bem antes de falar

Quando se trata de falar, geralmente achamos difícil pensar com clareza quando temos ideias que não foram bem pensadas, temos muito a dizer ou o assunto da conversa é muito importante para nós. Se você se deparar com uma situação como essa, pare um momento para respirar e tente pensar com clareza antes de pronunciar qualquer palavra. Organize as frases sobre as quais deseja falar para evitar enviar mensagens erradas ou confusas. Este é o primeiro passo mais simples para ser capaz de falar bem.

2. Conheça a outra pessoa

Outro passo para falar bem é conhecer a pessoa com quem você está falando. A partir daí, você pode determinar as palavras a serem emitidas. Você não pode presumir que todos são iguais. O conhecimento e a compreensão das pessoas são diferentes. Você pode não falar com crianças tão bem quanto com adultos, ou usar termos difíceis que você entenderia por pessoas comuns. Você pode apenas ser considerado inteligente e as pessoas terão preguiça de falar com você.

3. Torne a conversa concisa, mas eficaz

Falar com eficácia, em princípio, é falar conforme necessário em uma linguagem que seja compreendida. Um passo importante para falar com eficácia é saber o que não dizer. Talvez em uma discussão você tenha muitos exemplos para apresentar seu ponto de vista. Na verdade, outras pessoas podem entender dando um exemplo ou duas explicações. Se você estiver conversando com um amigo, mantenha sua conversa simples e direta. Além disso, se você falar em um fórum público, como fazer um discurso, o tempo que você falar será contado e limitado. Portanto, mantenha seu discurso conciso, conciso, mas ainda claro.

4. Dê uma visão geral da conversa

Descrever ou fornecer exemplos de casos do conceito de discussão para a outra pessoa pode ajudá-lo a transmitir a mensagem pretendida. Em indonésio, muitas vezes comparamos uma discussão a outra, evento mais geral, para que a descrição de nossa conversa seja mais compreensível.

5. Evite palavras de preenchimento desnecessárias

Normalmente palavras sem sentido, como “hmm”, “emm”, “então…”, “sim” e outras aparecem quando queremos preencher os espaços em branco na fala ou precisamos de uma pausa para pensar. Às vezes, não há problema em usá-la, mas se você usar a palavra com muita frequência, mais tarde só será considerado confuso e inseguro em sua conversa. Principalmente se for uma relação de trabalho, o uso dessas palavras mostra que você não é fluente e pouco profissional. Não tenha medo de fazer algumas pausas silenciosas. A existência de silêncio por alguns segundos é útil para o processo de pensamento e ainda é considerada normal na comunicação. [[Artigo relacionado]]

Boa maneira de falar

É necessária uma boa maneira de falar nos fóruns. Aqui estão algumas boas maneiras de falar para você aplicar em todas as conversas, seja com outras pessoas ou com um grupo de pessoas.

1. Comece a falar no volume apropriado

Veja a situação em que você começa a falar, se forem só vocês dois, é melhor usar uma voz suave, mas ainda audível. Enquanto isso, se você estiver lidando com outra pessoa em um grupo maior, use uma voz mais alta. Não há necessidade de gritar, apenas fale em um volume alto o suficiente para que todos possam ouvir. Falar em público em voz baixa fará com que as pessoas pensem que você é tímido e inseguro.

2. Pronuncie cada palavra claramente

Todos podem ser capazes de falar, mas para pronunciar palavra por palavra com clareza, somente pessoas treinadas e acostumadas com isso podem. Procure ouvir a si mesmo, se necessário grave para poder prestar melhor atenção. Pratique regularmente a pronúncia de palavras, separando as sílabas, por exemplo: se-hat, bi-ca-ra e outros. Repita lentamente, quando soar claro e perfeito, acelere a pronúncia e reduza as lacunas entre as sílabas até falar fluentemente.

3. Fale na velocidade certa

Muitas vezes, quando estamos nervosos, a maneira como falamos se torna apressada. Respire quando estiver nervoso, fale devagar. Dê ao seu oponente a chance de ouvir a mensagem que você deseja transmitir. Não fale muito devagar como um robô. Relatado de Seis minutos, um site que analisa sobre falar em público, o bom orador médio fala 163 palavras por minuto.

4. Use um tom de voz dinâmico ou entonação

Em uma conversa, é claro que haverá vários tipos de frases. Talvez haja uma frase interrogativa ou uma frase que seja mais importante para você enfatizar. Ao escolher a entonação certa, seu significado será mais facilmente compreendido pela outra pessoa. Por exemplo, ao fazer uma pergunta, use uma entonação mais aguda no final da pergunta.

5. Preste atenção à sua postura ao falar

A maneira como você se senta ou fica em pé pode afetar a forma como você fala. De acordo com Kate DeVore, treinadora falar em público de Chicago, ficar em pé ou sentado direito permite que você respire corretamente, dando à sua voz mais poder e clareza. Mover a cabeça também pode fazer a diferença. Se você levantar o queixo e inclinar levemente a cabeça, pode cortar parte da ressonância e tornar a voz mais clara. Não aperte os ombros e não se curve, pois isso pode fazer sua voz soar menos boa. Além de seguir os métodos acima, também é uma boa ideia enriquecer-se com uma variedade de conhecimentos, seja lendo muito ou ouvindo outras fontes de conhecimento. Isso o ajudará a expandir seu vocabulário e permitir que a conversa flua mais suavemente. Sabendo falar bem conforme descrito acima, você pode melhorar seu relacionamento com as pessoas ao seu redor. Porque uma conversa eficaz dará origem a um senso de empatia e intimidade que você não conseguirá quando sua comunicação for ruim.