Como endireitar dentes sem aparelho, isso pode ser feito?

Usar aparelho ou aparelho é um método popular de endireitar os dentes. No entanto, você sabia que existem outras maneiras de endireitar os dentes sem aparelho? O endireitamento dentário é um procedimento cosmético realizado para substituir partes imperfeitas dos dentes. Alguns dos problemas dentários que levam você a seguir esta etapa são geralmente dentes sobrepostos, formato dentário irregular ou dentes muito avançados ou tortos. No passado, esses problemas podiam ser resolvidos com o uso de cintas ou estribos. No entanto, o desenvolvimento da tecnologia e da ciência em odontologia permite que você tome outros caminhos que são esteticamente mais agradáveis ​​e mais rápidos.

Como endireitar os dentes sem aparelho?

Quando você quiser endireitar os dentes sem aparelho, certifique-se de ir ao dentista ou ortodontista, não a qualquer médico, muito menos a um higienista dental. Um médico competente ajustará o atendimento odontológico de acordo com a idade, condição dos dentes, mandíbula e outros.

1. Alinhadores

Alinhadores são dispositivos como aparelhos feitos de plástico fino e transparente, dimensionados de acordo com o formato dos dentes. A função dos alinhadores é fechar os dentes que devem ser substituídos a cada 2-3 semanas até obter a estrutura dentária de acordo com sua vontade ou uma avaliação do médico que o trata. Há várias coisas às quais você deve prestar atenção ao endireitar os dentes sem o aparelho. Primeiro, os alinhadores devem ser removidos ao comer e escovar os dentes. Em segundo lugar, a remoção e a recolocação dos alinhadores devem ser realizadas pelo próprio paciente, de forma que o paciente seja responsável pela limpeza dos alinhadores usados.

2. Lacaios

O formato de um retentor é semelhante ao de um alinhador, que é um plástico fino e transparente que cobre a superfície dos dentes. Acontece que existem retentores que são permanentes, também conhecidos como não podem ser removidos e instalados. Os retentores são geralmente usados ​​depois que seu dentista realizou tratamentos de reforço ou preenchimento, por exemplo colagem dentária. Os retentores devem ser usados ​​continuamente por 6 meses após o tratamento para fortalecer as obturações usadas nos dentes. Depois disso, o médico pode pedir que você continue usando a contenção apenas à noite. Durante o dia, a contenção pode ser colocada em uma caixa especial fornecida pelo dentista para mantê-la limpa.

3. Resina dentária

Como endireitar os dentes sem aparelho ortodôntico é feito aplicando resina da cor do dente na superfície do dente. Esta resina é então endurecida usando uma luz especial para formar uma ligação (vínculo) que pode preencher lacunas entre os dentes, preencher pequenas cavidades e suavizar bordas ásperas.

4. Coroas dentárias

As coroas dentárias atuam como tampas que são colocadas sobre os dentes para que possam substituir a função da maioria das superfícies dentais. As coroas dentárias são feitas de porcelana ou porcelana fundida com metal e servem para restaurar a forma, o contorno e a aparência dos dentes.

5. Folheados

As facetas são camadas finas que agem como as conchas dos dentes e geralmente são feitas de porcelana. Alguns dentistas também podem usar outros materiais folheados que tenham a mesma cor dos dentes, de modo que, ao mesmo tempo, tenham o efeito de dentes mais limpos. Como endireitar os dentes sem aparelho é semelhante ao uso de unhas artificiais, ou seja, colando-as na superfície dos dentes. As facetas também podem ser usadas para fechar a lacuna entre os dentes quando o aparelho não funciona, por exemplo, quando um dente está desalinhado.

6. Contorno do dente

Este método de endireitar os dentes sem aparelho é um dos procedimentos mais conservadores. Você pode conhecer esse processo por outros nomes, como odontoplastia, esmalte, decapagem, ou emagrecimento. Muitas pessoas fazem esse procedimento para ter uma estética dentária mais bonita, além de um sorriso mais charmoso. Do ponto de vista da saúde, esse método de endireitar os dentes também pode tornar as atividades de mastigação mais confortáveis. O contorno dos dentes é feito com uma pequena quantidade de esmalte dental para que o médico possa remodelar o comprimento e a forma do dente. No entanto, o procedimento de contorno dentário não torna os dentes sentir dores e sofrimentos, e você pode ver imediatamente os resultados instantaneamente.

Fatores que causam dentes tortos

A causa dos dentes tortos pode ser desencadeada por vários fatores. Alguns desses fatores, incluindo:
  • O hábito de chupar o dedo quando era bebê
  • Uso de chupeta quando bebê
  • O hábito de mostrar a língua quando era bebê
  • Mandíbulas desalinhadas
  • Genética e hereditariedade
  • Pobre atendimento odontológico
  • Deficiência nutricional
  • Lesões no rosto

Existem efeitos colaterais decorrentes de dentes tortos?

Quando seus dentes não estão alinhados corretamente, você pode ter alguns problemas. Aqui estão alguns efeitos colaterais que podem surgir de dentes tortos:
  • Cárie dentária e doenças gengivais que ocorrem porque é difícil limpar os dentes tortos
  • Dificuldade em mastigar comida
  • Causa desgaste excessivo dos dentes, dentes rachados, mandíbulas tensas e dores de cabeça crônicas
  • Dificuldade em falar
  • Não confiante
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Às vezes, você tem que fazer mais de um método de endireitar os dentes sem aparelho antes de atingir o resultado desejado. Por exemplo, seu médico pode pedir-lhe para obter um verniz ou coroa alguns meses após o contorno dos dentes. Qualquer que seja o procedimento que você escolher, certifique-se de fazê-lo em um médico e clínica odontológica de confiança. Nunca fique tentado a mexer com os dentes em um higienista dental, mesmo que eles ofereçam um preço mais baixo.