A descarga vaginal verde é perigosa?

Embora às vezes irritante, o corrimento vaginal é uma experiência comum nas mulheres. No entanto, existem algumas condições anormais de corrimento vaginal das quais você deve estar ciente, especialmente se o corrimento for verde e irregular, além de estar acompanhado de um cheiro de peixe. O corrimento vaginal pode ocorrer em qualquer mulher, inclusive grávidas, e é normal. Acontece que o corrimento vaginal normal tem certas características, por exemplo, não tem um cheiro forte, é branco ou transparente, é pegajoso e é borrachento. Portanto, se a secreção que sai for verde, você precisa estar ciente de quaisquer distúrbios na vagina.

Causas de corrimento vaginal verde

A secreção verde pode indicar uma infecção na vagina. A secreção verde pode ser causada por uma condição infecciosa na vagina, seja por bactérias ou doenças sexualmente transmissíveis.

1. Infecção bacteriana vaginal

A infecção bacteriana na vagina também é conhecida como vaginose bacteriana (VB). Quando você tem essa infecção, a vagina libera um corrimento vaginal verde acompanhado por um odor de peixe e uma sensação de queimação ou ardência ao urinar. A vaginose bacteriana pode ocorrer quando o equilíbrio das bactérias boas e más na vagina é perturbado. Quando o número de bactérias ruins ultrapassa o número de bactérias boas, ocorre uma infecção e você sente sintomas perturbadores na vagina. Esse desequilíbrio pode ocorrer por vários motivos, como:
  • Hábito de fumar
  • Mudando de parceiro com frequência
  • Fazer sexo anal ou oral sem proteção do preservativo
  • Lavar a vagina com sabonete cujos ingredientes não estejam de acordo com as condições e umidade da vagina
O VB deixará você desconfortável, mas esse problema geralmente desaparece por conta própria, sem qualquer tratamento. É diferente se você tiver esse corrimento vaginal verde quando estiver grávida ou em um programa de gravidez, então você deve consultar um médico imediatamente para curar essa infecção bacteriana vaginal.

2. Doenças sexualmente transmissíveis

O corrimento verde irregular e acompanhado de odor de peixe também pode ser causado por uma doença sexualmente transmissível conhecida como tricomoníase. Como o nome sugere, essa infecção parasitária é muito facilmente disseminada por relações sexuais desprotegidas, como preservativos. Corrimento verde e protuberante não é o único sinal de que você tem uma doença causada por um parasita Trichomonas vaginalis isto. Você também terá outros sintomas, como:
  • Área vaginal com coceira
  • Há uma sensação de queimação como queimadura
  • A pele da vagina e ao redor dela parece vermelha, até dormente.
Ao contrário da vaginose bacteriana, as infecções por tricomoníase devem ser tratadas imediatamente. A tricomoníase que não recebe o tratamento correto não vai embora em questão de meses, até anos. Para mulheres grávidas, a tricomoníase pode fazer com que os bebês nasçam prematuramente ou com baixo peso ao nascer. Leia também:Por que o sexo é bom? Esta é a explicação científica

Como tratar o corrimento vaginal verde?

Os antibióticos podem tratar o corrimento vaginal verde causado por uma infecção bacteriana O tratamento do corrimento vaginal verde dependerá dos sintomas que você está experimentando e da condição do seu corpo (grávida ou não). Se você não estiver apresentando sintomas significativos e não estiver grávida, o médico geralmente não tomará nenhuma providência porque seu corrimento vaginal voltará gradualmente ao normal por conta própria. Por outro lado, se você tiver corrimento vaginal verde seguido de outros sintomas, o médico fornecerá o tratamento na forma de:

• Como tratar corrimento vaginal verde devido a infecção bacteriana

Para corrimento vaginal que sai devido a uma infecção bacteriana, o médico geralmente prescreve antibióticos. Este medicamento pode ser na forma oral (tomada) ou creme ou gel que é aplicado na vagina. Os antibióticos recomendados para a vaginose bacteriana são clindamicina ou metronidazol. Mais importante ainda, você deve seguir o conselho do seu médico em relação ao uso desses antibióticos. Se o médico pedir que você tome ou aplique antibióticos por 5 a 7 dias, não pare antes do tempo previsto, para que você esteja completamente curado e não seja suscetível à mesma infecção no futuro próximo. Os antibióticos para tratar o corrimento vaginal verde são seguros para mulheres grávidas, incluindo medicamentos orais dos tipos metronidazol e tinidazol. No entanto, você não deve beber álcool dentro de 24 horas após tomar este medicamento. [[Artigo relacionado]]

• Como tratar corrimento vaginal verde devido a doenças sexualmente transmissíveis

Para quem tem tricomoníase, o seu parceiro também deve se auto-examinar e tomar o mesmo medicamento (se estiver infectado com a mesma bactéria). Também é recomendado que você espere até 7 dias após o tratamento antes de ter relações sexuais novamente. Pessoas que tiveram vaginose bacteriana ou tricomoníase geralmente podem ter novamente, mesmo dentro de 3 meses após serem declaradas curadas. Para isso, você também deve tomar várias medidas preventivas para não pegar a mesma doença, como não ter múltiplos parceiros e remover a contracepção em espiral caso a use. Se você sentir corrimento vaginal verde novamente, o que indica uma infecção bacteriana ou tricomoníase, você precisará tomar antibióticos novamente. Porém, desta vez a dose será aumentada, assim como o tempo de uso do antibiótico será maior. Enquanto isso, para evitar corrimento vaginal verde, certifique-se de manter a higiene vaginal e praticar sexo seguro. Para discutir mais sobre o corrimento vaginal verde e como curá-lo, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .