Termos de futebol: significado das posições dos jogadores e técnicas de jogo

Em partidas de futebol, muitos termos são usados ​​para descrever a posição dos jogadores, os detalhes técnicos do jogo e a ofensa cometida. Para quem quer começar a aprender a ser jogador ou conhecedor deste esporte, reconhecer os termos do futebol pode ser uma forma de começar a se acostumar.

Termos do jogador de futebol

O termo jogador de futebol com base na posição Os jogos de futebol são disputados em equipes e cada equipe contém 11 jogadores. Cada um desses jogadores ocupa uma posição que possui tarefas e termos específicos. Aqui está a explicação.

• Goleiro

O goleiro é um jogador de futebol cuja função é impedir que a bola do time adversário entre na linha de gol. No jogo clássico, a função do goleiro é manter o gol. Mas, neste momento, muitos goleiros também desempenham um papel regulando o padrão de jogo por trás e dando instruções aos defensores. Para se tornar um bom goleiro, o jogador deve dominar a técnica de jogar com os dois pés e ter a habilidade de pegar, chutar, socar, soltar, pegar e lançar a bola.

• Defensores (defensores)

Os jogadores de defesa ou muitas vezes também chamados de defensores, são os encarregados de zelar pela área de defesa da equipe dificultando ou abortando as oportunidades dos adversários que estão atacando. Esses zagueiros também jogarão perto de sua própria baliza para impedir o acesso de jogadores adversários à área. Os defensores podem ser divididos em várias posições mais específicas, como segue:
  • Centro das costas

O zagueiro tem a tarefa de impedir o ataque do adversário de entrar na área de grande penalidade e retirar a bola da área de forma que o risco de arrombamento do gol adversário seja reduzido.
  • Varredor

Sweeper é um zagueiro que tem como missão tirar a bola dos pés do adversário que passa a entrar na área de defesa. Os jogadores nesta posição geralmente não têm a tarefa de defender ou defender apenas um jogador. Portanto, eles estão mais livres para se mover na área defensiva para impedir os ataques.

Para fazer essa tarefa, os jogadores precisam ter boas habilidades de leitura do jogo do oponente.

  • volta completa

Na quadra, o lateral costuma estar um pouco mais à frente do zagueiro. Este jogador tem a tarefa de bloquear o oponente antes de entrar na grande área. Os jogadores nesta posição geralmente têm a tarefa de impedir os ataques dos alas do time adversário.
  • Wingback

Os jogadores da ala lateral são defensores que também ocupam uma posição importante na estratégia de ataque. Sua principal função é controlar a área lateral, para que ele possa ajudar no ataque das laterais. A área de roaming de um lateral lateral não é apenas na área defensiva de sua própria equipe, mas em todo o lado do campo. Portanto, os jogadores nesta posição precisam ter boa resistência e capacidade de agarrar a bola.

• Meio-campista (meio-campista)

Os meio-campistas geralmente têm mais tempo com a bola do que jogadores em outras posições. Porque em uma partida de futebol, o meio-campista tem um papel importante, tanto no ataque quanto na defesa. As funções do meio-campista incluem:
  • Ajude a manter os jogadores adversários longe da área central do campo para que eles não entrem na área defensiva.
  • Passar a bola bruta dos defensores para os jogadores atacantes para ter uma chance de marcar.
  • Procure por brechas para entrar na área de defesa do adversário e faça gols se a área estiver aberta.
A função do meio-campo é dividida em quatro posições mais específicas, a saber:
  • Meio-campista (meio-campo central)

O meio-campista central tem a tarefa de auxiliar no ataque e também de arrancar a bola dos pés do adversário quando a equipe está na posição defensiva. Sua posição no meio do campo também permite que os meio-campistas vejam os padrões de ambos os lados e controlem o andamento do jogo.
  • Meio-campo defensivo (meio-campo defensivo)

O meio-campista defensivo é uma camada adicional cuja posição é à frente dos jogadores defensivos, portanto o adversário não pode entrar facilmente na área de jogo. Quando a sua equipa está a atacar, os médios defensivos costumam manter-se na zona central para antecipar os contra-ataques repentinos. A principal tarefa do meio-campista defensivo é agarrar a bola com os tackles dos adversários e empurrá-la para fora até que ela retorne à sua própria área de defesa.
  • Meio-campista ofensivo (meio-campo ofensivo)

Os meio-campistas atacantes geralmente estarão mais na frente do que os outros meio-campistas, mas ainda atrás dos atacantes. Sua principal tarefa é criar oportunidades para os atacantes fazerem gols. Um meio-campista atacante deve ser bom em encontrar brechas na área de defesa do adversário e fornecer um passe que o atacante possa enviar para um chute ou cabeceamento em direção ao gol.
  • Meio-campista (meio-campo largo)

Os meio-campistas laterais jogam na área central, no lado esquerdo ou direito do campo. Os jogadores nesta posição têm um papel muito semelhante ao dos alas. Sua principal função é proteger a área lateral quando o adversário ataca pela lateral e ajudar sua equipe a atacar pela lateral do campo.

• Atacante (atacante)

Um atacante ou autocolante é um jogador cuja principal função é marcar golos. Este jogador está na posição mais avançada e mais próximo da área de defesa adversária. Em um jogo de futebol, geralmente há um ou dois atacantes em cada equipe. O atacante deve ter velocidade e habilidade para finalizar ou executar bem a bola.

Termos do jogo de futebol

O jogador dribla e arremessa
  • Drible: o movimento de driblar a bola de um ponto a outro feito pelo jogador.
  • Meta: quando a bola vai para o gol do adversário
  • Tiro livre: um chute executado após o oponente cometer uma falta.
  • Chutes a gol: um chute executado pelo goleiro ou outro jogador após a equipe adversária deixar de atacar e a bola cruzar a linha paralela ao gol.
  • Cabeçalho do alias do cabeçalho: quando um jogador usa a cabeça para mover a bola, seja ao passá-la ou ao entrar no gol.
  • Pena: um chute concedido quando um oponente comete uma falta na área de sua própria defesa. O chute é executado na marca de pênalti, sem que nenhum outro jogador atrapalhe. O cobrador do pênalti enfrentará apenas o goleiro.
  • Pênaltis: uma forma de determinar o vencedor em um jogo de futebol que termina em empate. A disputa de pênaltis só ocorrerá se nas duas entradas extras dadas, a partida ainda terminar empatada.
  • Escanteio: chute obtido quando o adversário faz a bola sair atrás da linha limite de sua área de defesa. Os pontapés de canto são executados a partir de um ponto especial no canto do campo, paralelo à baliza do adversário.
  • Assistências: feedback dado aos companheiros de equipe.
  • Cruz: um passe de longo alcance que geralmente é feito para atingir um companheiro que está na área de defesa do adversário. Esse passe tem como objetivo iniciar um ataque ou ameaça ao gol do oponente.
  • Abordagens: um movimento para agarrar a bola deslizando em direção à bola que está aos pés do adversário. Esse movimento geralmente fará o oponente cair. Porém, se ao deslizar, o pé direito bate na bola, então o jogador tem o direito de continuar jogando e é declarado bem sucedido na conquista da bola. Porém, se o pé atingir a perna do oponente enquanto desliza, o movimento será declarado uma violação.
  • Lançamentos: uma reposição realizada quando um adversário tira a bola da lateral da quadra de jogo.
  • Hat trick: quando um jogador marca três ou mais gols em um jogo.
  • Começo: o chute que começa primeiro para sinalizar o início do tempo de um jogo de futebol.
  • Própria meta: quando um jogador coloca a bola em sua própria rede para que o adversário ganhe um ponto.
  • Fotos: quando um jogador tenta chutar a bola em direção ao gol para fazer um gol.
[[Artigo relacionado]]

Termos de falta de futebol

Uma falta em um jogo de futebol recebe um cartão do árbitro
  • Faltas: uma falta cometida por um jogador contra um adversário para que o adversário tenha a oportunidade de cobrar uma falta ou um pênalti, dependendo da área onde a infração foi cometida.
  • Fora do lado: uma falta que ocorre quando um jogador está mais perto da baliza adversária do que um jogador da própria equipe adversária sem segurar a bola. Se um companheiro passar a bola para um jogador que está em uma posição excessivamente avançada, o árbitro irá declarar aquele jogador em posição de impedimento.
  • Cartão amarelo: uma carta que é dada como um aviso quando um jogador comete uma falta grave.
  • Cartão vermelho: um cartão dado a um jogador que recebeu duas vezes um cartão amarelo em um jogo. Um jogador que recebe o cartão vermelho deve deixar o campo e não pode ser substituído por um substituto, portanto sua equipe deve jogar com menos de 11 jogadores. Um cartão vermelho também pode ser dado diretamente sem um cartão amarelo se o jogador cometer uma violação muito dura e anti-desportiva.
  • Mergulho: deixar cair intencionalmente ou fingir que está caindo para que o adversário seja declarado uma violação pelo árbitro.
  • Handebol: quando um jogador (exceto o goleiro) toca a bola com a mão durante o jogo ativo. Os jogadores só podem tocar a bola com as mãos ao fazer uma reposição ou ajustar a posição da bola quando quiserem cobrar um tiro livre, pênalti ou tiro de meta.

Prazo no jogo de futebol

O árbitro dá tempo de lesão em uma partida de futebol
  • Tempo extra: tempo extra concedido se a partida terminar em empate. O tempo dado é de 30 minutos, dividido em duas metades, de forma que cada metade adicional dure 15 minutos.
  • Gol de ouro na prorrogação: tempo extra concedido se a partida terminar em empate. No entanto, o jogo terminará imediatamente se houver uma equipa que consiga fazer um golo antes de terminarem os 30 minutos do prolongamento.
  • Tempo de lesão: tempo extra concedido pelo árbitro no final de cada tempo devido a eventos ocorridos durante a partida que encurtaram o tempo de jogo.