Conheça a anatomia e função do fêmur no corpo humano

A função do fêmur na anatomia do corpo humano é muito importante. Como o maior e mais forte osso do corpo, a coxa tem uma grande responsabilidade. Além disso, o fêmur é o único osso dentro da coxa. Sem ele, muitas coisas não podem ser feitas. A seguir está uma explicação da anatomia, função e distúrbios do fêmur.

Anatomia do fémur

Imagens anatômicas do osso da coxa ou fêmur O osso da coxa ou fêmur é um osso longo (tubo) e é classificado como um osso muito forte e não se quebra facilmente. Citando a Verywell Health, o fêmur se estende do quadril até o joelho. Normalmente, o fêmur tem cerca de 48 centímetros (cm) de comprimento e pesa 283 gramas, em um homem adulto.

1. A cabeça do fêmur

A extremidade proximal do osso do fêmur, a parte mais próxima do coração é a cabeça do fêmur. Possui formato esférico na articulação do quadril. A função do fêmur, segundo a anatomia desse osso, é permitir que o pé se mova em todos os ângulos.

2. Trocanter

Abaixo da cabeça do fêmur, está o pescoço e trocanter como uma extensão da perna ou quadril. O trocânter é fixado aos tendões que se conectam aos músculos glúteo mínimo e glúteo médio. Este músculo é usado para ajudar a caminhar e correr.

3. Trocanter menor

Trocanter menor ou trocanter menor localizado na base do colo do fêmur. Esta é a parte anatômica do fêmur que se liga a um par de músculos para levantar as patas dianteiras. Abaixo está a tuberosidade glútea.

4. Osso da coxa

Além disso, há também o corpo do fêmur (haste) que está conectado a patela (rótula), ossos da perna, tíbia e fíbula. A extremidade distal do fêmur tem uma sela que fica acima da fíbia. Dentro do corpo do fêmur ou osso da coxa existe uma cavidade medular que contém a medula óssea. Então, no final do fêmur está uma área de osso compacto e denso. Ao redor do osso compacto está o osso esponjoso, que possui muitas cavidades pequenas espalhadas por toda parte. [[Artigo relacionado]]

Funções do osso da coxa

Além de ser conhecido por ser grande e robusto, o fêmur também é o osso mais longo do corpo humano. Aqui estão as funções do fêmur que os humanos precisam para as atividades.

1. Apoie o corpo

Como o osso mais forte e mais forte do corpo humano, a função do fêmur é muito vital, que é apoiar o corpo e manter o equilíbrio corporal. Por exemplo, ajuda a suportar quando você está carregando cargas pesadas para que o equilíbrio seja mantido. Isso ocorre porque o fêmur pode suportar até 30 vezes o peso do corpo humano. Não é de admirar que o osso da coxa seja considerado o maior e mais forte osso do corpo. É por isso que o fêmur não se quebra facilmente. Mesmo que se quebre, a causa é um acidente de carro ou uma queda de altura. Pelo menos, leva cerca de 3-6 meses para o fêmur se recuperar de uma fratura.

2. Movimento de ajuda

A sua localização estratégica, torna a função do fémur muito diversificada. Um deles é criar articulação e capacidade de correr, andar e ficar em pé. A parte superior do osso da coxa está conectada à articulação do quadril, o que é útil para permitir que a perna se mova em todas as direções.

3. O osso principal da perna

Não apenas grande e forte, o osso da coxa também é o principal osso que serve de base para todos os ossos da perna. Isso ocorre porque a parte distal (inferior) do osso da coxa é onde todos os ossos da perna estão fixados, desde o joelho até a parte inferior da perna.

4. Local de fabricação de glóbulos vermelhos

A cavidade medular, que fica no fêmur, é onde os glóbulos vermelhos são armazenados e produzidos. Na cavidade medular, encontra-se a medula óssea, que contém dois tipos de células-tronco, a saber, hemopoiéticas (produtoras de células do sangue) e estromais (produtoras de gordura).

5. O local onde o joelho é colocado

A parte mais baixa do fêmur (distal) é onde a patela (rótula) se fixa. Na parte inferior do fêmur está o côndilo lateral, que permite que o joelho se mova livremente. [[Artigo relacionado]]

Condições que causam danos à função do fêmur

Embora seja chamado de osso mais forte, isso não significa que o fêmur seja um osso perfeito. Isso ocorre porque o fêmur também pode ser lesado e perder sua função em certas condições, como:

1. Osso da coxa quebrado

Uma fratura de fêmur é a condição mais comum que pode prejudicar a função do fêmur. Embora seja difícil de quebrar, mas é possível. Isso ocorre porque há partes do fêmur que são particularmente vulneráveis, como o colo do fêmur. Com a idade, a densidade do fêmur também pode diminuir.

2. Luxação do quadril

Quando a parte superior do fêmur é puxada de acetábulo (a cavidade para a qual a cabeça do fêmur é inserida), então pode ocorrer uma luxação do quadril. No entanto, é muito difícil de diagnosticar, se visto a olho nu. Isso ocorre porque uma luxação do quadril é frequentemente confundida com uma fratura de fêmur. Normalmente, os médicos recomendam imediatamente o uso de raios-x, para ter certeza.

3. Perthes

Perthes é uma doença que geralmente afeta crianças pequenas. Esta doença, que afeta a articulação do quadril, é extremamente rara. Essa condição resultará em diminuição do fluxo sanguíneo para o fêmur. Se isso acontecer, a osteonecrose (morte de células e tecido ósseo) não pode mais ser evitada.

4. Anteversão femoral

A anteversão femoral é uma condição que causa a torção do fêmur. Normalmente, isso acontece em crianças. Na maioria dos casos, a anteversão femoral se resolve sozinha. Quer saber mais sobre a função do fêmur? Pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App store e no Google Play.