Quando o seu médico lhe pede para fazer um teste SGPT, ele pode suspeitar que algo está errado com o seu fígado. Essa suspeita se fortalecerá se os resultados dos exames de sangue mostrarem um número elevado de SGPT. SGPT (transaminase glutâmica pirúvica sérica) é uma enzima que reside nas células do fígado e do coração. Esta enzima é usada pelo fígado para produzir energia a partir dos alimentos que você ingere. Quando o fígado está danificado, irritado ou ferido, essa enzima é liberada no sangue de modo que os resultados dos exames de sangue mostram um alto número de SGPT. Este teste para determinar os níveis de SGPT também é frequentemente referido como o teste ALT aka alanina aminotransferase.
Como é o procedimento de teste SGPT?
Assim como os exames de sangue em geral, o teste SGPT é feito das seguintes maneiras:- O técnico de laboratório pedirá que você se sente em uma cadeira ou se deite.
- O técnico amarrará seu braço com um cordão elástico e retirará sangue de sua veia com uma seringa.
- Tente relaxar para que seus músculos não fiquem tensos e o processo de extração de sangue não seja doloroso.
Quantos valores SGPT são considerados altos?
SGPT está mesmo no sangue, mas a quantidade não é muito. Normalmente, seu nível de SGPT no sangue está entre 7 e 55 unidades por litro (U / L), mas pode ser um pouco mais alto nos homens. Um número elevado de SGPT geralmente é acompanhado por outros sintomas que o acompanham, como dor abdominal, náuseas e vômitos, fadiga frequente, urina escura, fezes claras e icterícia (olhos e pele amarelos). Essa queixa também pode ser sentida pelas crianças.O que causa um alto SGPT?
Níveis elevados da enzima SGPT no sangue podem indicar muitas coisas. Se o aumento no SGPT não for muito significativo, você pode ter consumido bebidas alcoólicas recentemente ou tomado certos medicamentos que interferem na função hepática, como estatinas, aspirina ou pílulas para dormir. Enquanto isso, se o aumento no valor do SGPT for alto o suficiente, você pode enfrentar as seguintes condições:- Presença de doença hepática crônica
- Abuso de álcool
- Cirrose, que é uma lesão hepática em estágio terminal que pode ser causada por muitas coisas, como hepatite ou ingestão de muito álcool
- Bloqueio no ducto biliar
- Danos hepáticos ou renais
- Lesão muscular
- Danos aos glóbulos vermelhos
- Muito consumo de vitamina A.
- Ataque agudo do vírus da hepatite
- Overdose de drogas ocorre, por exemplo, na classe paracetamol
- Câncer de coração
- Sepse.
Como diminuir o SGPT alto?
Para diminuir um SGPT alto, é claro que você tem que tratar a doença que faz com que a enzima vaze para o sangue. Se o seu SGPT alto for causado pelo vírus da hepatite B, por exemplo, você precisará tomar medicamentos antivirais por vários meses ou anos, além de repetir os testes de SGPT para ter certeza de que seu tratamento é eficaz. No entanto, existem várias maneiras de diminuir os níveis elevados de SGPT que se acredita serem eficazes na redução dos níveis dessas enzimas no sangue, por exemplo:- Beber café. Com base em um estudo realizado em 2013, descobriu-se que portadores de hepatite C que bebem café filtrado todos os dias têm três vezes mais chances de ter valores normais de SGPT do que aqueles que não bebem.
Você também pode torná-lo um hábito bebendo café como uma prevenção de alto SGPT. Outro estudo em 2017 também mostrou que beber de 1 a 4 xícaras de café por dia pode reduzir o risco de danos ao fígado e certos tipos de câncer.
- Tome folato ou ácido fólico (suplementos). Estudos mostram que o maior consumo de folato / ácido fólico pode reduzir os níveis da enzima hepática SGPT.
O folato pode ser obtido de fontes naturais, como vegetais verdes (espinafre, couve), aspargos, legumes, mamão e banana. Você também pode tomar um suplemento de ácido fólico na dose de 800 microgramas (0,8 mg) por dia.
- Reduza os carboidratos. Se você tem um SGPT alto, mas nunca bebe álcool, pode haver algo errado com sua dieta.
Uma das etapas mais eficazes para reduzir os níveis de SGPT no sangue é adotar uma dieta saudável, uma das quais é reduzir o consumo de carboidratos.