A taxa de pulso é o número de batimentos cardíacos que ocorrem em um período de 60 segundos ou 1 minuto. O número de pulsos em 60 segundos pode ser diferente para cada pessoa. Várias condições físicas também podem afetar a pulsação de uma pessoa. Um pulso muito abaixo ou acima do normal pode indicar um problema de saúde.
Pulso normal e anormal em 60 segundos
Em geral, a taxa de pulso normal em repouso em 60 segundos é a seguinte:- Crianças de 6 a 15 anos têm pulso normal na faixa de 70 a 100 batimentos por 60 segundos.
- Adultos com 18 anos ou mais têm pulso normal na faixa de 60-100 batimentos por 60 segundos.
- Se seu pulso em 60 segundos for consistentemente inferior a 60 vezes em repouso, enquanto você não é uma pessoa fisicamente treinada, a condição é conhecida como bradicardia.
- Se o pulso em 60 segundos for consistentemente superior a 100 vezes em repouso, essa condição é conhecida como taquicardia.
Como calcular o pulso
Como contar o pulso em 60 segundos pode ser feito em duas áreas. A primeira é contar o pulso na área do punho, que fica abaixo da base do polegar. A segunda área é o pulso, localizado na região do pescoço, próximo à garganta.- Coloque o indicador e o terceiro dedo no pulso ou pescoço até sentir o pulso.
- Use um relógio ou cronômetro.
- Conte as batidas que você sente por 10 segundos e, em seguida, multiplique esse número por 6 para obter seu pulso em 60 segundos. Como alternativa, você também pode contar o pulso por 15 segundos e depois multiplicar por 4.