Tudo sobre surfactantes, começando por tipos, exemplos e funções

Agente tensoativo ou surfactantes são moléculas anfifílicas (com propriedades hidrofílicas e lipofílicas). Hidrofílico é um tipo de composto que pode ligar água, enquanto o lipofílico é um composto que pode ligar óleo e odeia água (hidrofóbico). Os surfactantes podem ser encontrados em sabões, detergentes e soluções de limpeza. Os surfactantes são moléculas que podem ser absorvidas na interface líquido-gás. Quando colocado na água, o surfactante se alinha com a parte hidrofóbica do ar, enquanto a parte hidrofílica fica na água para que possa reduzir a tensão na superfície ou interface da substância.

Como funcionam os surfactantes

Quando há quantidades suficientes de moléculas de surfactante em solução, elas se combinam para formar estruturas chamadas de micelas. Quando as micelas são formadas, a cabeça do surfactante que gosta de água vai se posicionar para ficar exposta à água, enquanto a cauda que odeia a água fica agrupada no meio da estrutura da micela de forma que fica protegida da água. As micelas então funcionam como uma unidade para remover várias impurezas, como sujeira ou manchas de óleo. A cauda que odeia a água é atraída para o solo e o envolve, enquanto a cabeça do surfactante puxa o solo da superfície para a solução de limpeza. Você verá que a sujeira que sai da superfície do objeto começa a contaminar a água ou a solução de limpeza. As micelas então se reformam com caudas segurando o solo no lugar no centro da estrutura.

Tipos de surfactantes

A seguir estão os tipos de surfactantes com base na diferença de carga em suas cabeças hidrofílicas.

1. Tensoativos aniônicos

Os surfactantes aniônicos têm uma extremidade da molécula com carga negativa que é hidrofílica. Esta parte carregada negativamente da molécula é geralmente um sulfonato, sulfato ou carboxilato. Exemplos de tensoativos aniônicos são alquilbenzenossulfonato de sódio, estearato de sódio e sulfato de álcool de potássio que são comumente encontrados em sabões e detergentes.

2. Tensoativos não iônicos

Os surfactantes não iônicos são tipos de surfactantes que não possuem íons. Esses surfactantes adquirem sua polaridade porque a molécula em uma extremidade possui uma porção rica em oxigênio e na outra extremidade possui uma grande molécula orgânica. Exemplos de tensoativos não iônicos são álcoois etoxilados, álcoois nonilfenoxi polietileno e copolímeros em bloco de óxido de etileno / óxido de propileno. Os surfactantes não iônicos são geralmente sem espuma ou com baixa formação de espuma, tornando-os adequados para uso como ingrediente na fabricação de detergentes com baixa formação de espuma.

3. Tensoativos catiônicos

Os surfactantes catiônicos são moléculas carregadas positivamente, geralmente derivadas de compostos de nitrogênio. Muitos surfactantes catiônicos têm propriedades de higienização ou limpeza, como bactericidas ou outras. Esses surfactantes são úteis para fazer desinfetantes que deixam uma camada desinfetante catiônica na superfície. Um exemplo de um surfactante catiônico é o cloreto de alquil amônio.

4. Surfactantes anfotéricos

Os surfactantes anfotéricos são surfactantes cuja carga muda com o pH. Esses surfactantes podem ser do tipo aniônico, não iônico ou catiônico, dependendo do pH. Os surfactantes anfotéricos são frequentemente usados ​​em produtos de higiene pessoal, como xampus e cosméticos. Exemplos de surfactantes anfotéricos são betaína e amino-óxidos. [[Artigo relacionado]]

Função surfactante

Uma das funções mais comuns dos surfactantes é como ingrediente principal na fabricação de detergentes ou limpadores. Em detergentes, os surfactantes funcionam para aumentar as propriedades de espalhamento e umectação das moléculas, de modo que ajudam a reter a sujeira e facilitam sua remoção. Além disso, aqui estão algumas outras funções dos surfactantes que são utilizadas na vida diária.
  • A função dos surfactantes em produtos de limpeza é acionar a atividade na superfície para que a sujeira possa ser ligada e liberada de outras superfícies que estão aderidas à sujeira, por exemplo, em roupas, pisos, mesas e assim por diante.
  • No tingimento de têxteis, os surfactantes são moléculas usadas para ajudar o corante a penetrar no tecido de maneira uniforme.
  • Outra função dos surfactantes é como agente emulsionante ou agente espumante.
  • Os surfactantes que são mais lipofílicos e menos hidrofílicos podem ser usados ​​como agentes anti-espuma ou como emulsionantes.
  • Os surfactantes também podem funcionar como germicidas, fungicidas e inseticidas.
  • Os surfactantes também podem ser usados ​​na inibição da corrosão. A função do surfactante aqui é aumentar o fluxo de óleo na rocha porosa e gerar aerossóis.
Essa é uma explicação sobre surfactantes, começando pelos tipos, exemplos, até suas funções. Espero que isso ajude você a entender como essa molécula funciona. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.