Maneiras fáceis de prevenir a apendicite

A apendicite ou apendicite pode causar inflamação do apêndice. Essa condição geralmente pode ser tratada imediatamente por meio de apendicectomia para não causar a ruptura do apêndice ou causar o risco de outras complicações fatais. Portanto, para que você não tenha esse quadro, é importante saber como prevenir a apendicite. Como?

Existe uma maneira adequada de prevenir a apendicite?

O apêndice é um pequeno órgão localizado no final do intestino grosso. Esse órgão costuma estar bloqueado ou infectado por uma condição conhecida como apendicite ou apendicite. Portanto, para não ter apendicite, é melhor tomar medidas preventivas. O motivo, a apendicite pode causar um impacto fatal e o tratamento é feito por cirurgia. Infelizmente, na verdade, não há maneira adequada de prevenir a apendicite. No entanto, acredita-se que existem várias maneiras de reduzir o risco de apendicite.

Como prevenir a apendicite diminuindo o risco

Na verdade, não existe uma maneira adequada de prevenir a apendicite. No entanto, isso não significa que você apenas se recoste e não faça nenhum esforço para evitar os riscos. A maioria dos casos de apêndice inflamado é causada por bloqueio, infecção e inflamação. Portanto, existem várias maneiras de prevenir a apendicite que você pode aplicar para reduzir o risco. Aqui está uma explicação completa:

1. Coma alimentos fibrosos

Legumes e frutas são exemplos de alimentos fibrosos. Comer alimentos fibrosos pode ser uma forma de prevenir a apendicite. Isso ocorre porque a apendicite pode ser causada por um acúmulo de fezes endurecidas (fekalit). Essa condição é mais provável de ocorrer em pessoas que comem menos fibras. Um estudo conduzido pela University of North Sumatra mostrou que 14 entre 19 crianças com apendicite aguda raramente comem alimentos fibrosos. Portanto, os especialistas em saúde recomendam o consumo de alimentos fibrosos como forma de prevenir a apendicite devido ao acúmulo de fezes. Comer alimentos fibrosos pode ajudar a atrair mais água para o intestino grosso, de modo que a textura das fezes permaneça macia e fácil de ser expelida pelo corpo. A fibra também estimula os movimentos intestinais normais. Isso significa que tanto a comida quanto as fezes podem passar pelo intestino suavemente, sem causar acúmulo. Além disso, uma pesquisa conduzida pelo Centro Médico da Universidade de Maryland sugere que comer uma dieta fibrosa pode ajudar a prevenir apêndices inflamados e rompidos. Você pode aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras provenientes de frutas e vegetais (mamão, maçã, banana, cenoura, vegetais verdes), aveia, ervilha e grãos inteiros.

2. Consumir alimentos probióticos

Tempe é um tipo de alimento probiótico. Você também pode prevenir a apendicite comendo alimentos que contenham probióticos, como iogurte, tempeh ou kimchi. Embora essa não seja uma forma direta de prevenir a apendicite, consumir alimentos probióticos pode ajudar a manter o sistema digestivo saudável.

3. Ingestão suficiente de água no corpo

Ingestão adequada de água pelo corpo, pelo menos 8 copos por dia A próxima maneira de prevenir a apendicite é consumir muita água. Sim, além de prevenir a desidratação, beber muita água pode maximizar o desempenho intestinal e as funções das fibras alimentares de forma adequada nos intestinos. Se você beber bastante água, a comida que você ingere pode passar pelo seu trato digestivo sem problemas. Por outro lado, se você não beber água suficiente, seus intestinos irão absorver os fluidos de suas fezes para manter seu corpo hidratado. Como resultado, você terá dificuldade para defecar e haverá um acúmulo de fezes que pode aumentar o risco de apendicite. Portanto, certifique-se de obter água suficiente em seu corpo todos os dias, pelo menos 8 copos por dia. Além da água, você também pode obter líquidos de sucos de frutas ou sopas.

4. Coma em paz

Comer com calma também é uma forma de prevenir a apendicite. De acordo com um estudo publicado no Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, 1 em 7 casos de apendicite pode ocorrer devido ao bloqueio de grãos de alimentos. A conclusão do estudo afirma que a forma de prevenir a apendicite pode ser feita comendo com calma. Com isso, você pode mastigar os alimentos até que fique homogêneo e as sementes possam ser retiradas. É por isso que é importante não falar, brincar no telefone ou fazer outras atividades que possam prejudicar sua concentração enquanto se alimenta.

5. Preste atenção aos sintomas de apendicite

Além de evitar a apendicite, você também precisa minimizar a gravidade dos sintomas da apendicite e das complicações que podem surgir. Alguns dos sintomas comuns de apendicite que variam de leve a grave incluem:
  • Dor no lado inferior direito do abdômen
  • Dor ou dificuldade para urinar
  • Dores de estômago
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Febre
  • Perda de apetite
  • Não pode jogar gás
Se você sentir algum dos sintomas acima e suspeitar de apendicite, consulte um médico imediatamente. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Na verdade, não existe uma maneira adequada de prevenir a apendicite. No entanto, isso não significa que você apenas se recoste e não faça nenhum esforço para evitar os riscos. Você ainda pode diminuir o risco dessa condição seguindo as maneiras de prevenir a apendicite acima.