Aerossóis são substâncias que se dispersam no ar, seja na forma líquida, como orvalho, sólidos como poeira ou gases como fumaça. Alguns aerossóis podem representar um perigo para a saúde, mas alguns podem ser usados para terapia ou tratamento de problemas respiratórios. Aerossol útil, usado em terapia por aerossol. Enquanto isso, aerossóis prejudiciais à saúde devem ser evitados para não adoecer. Exemplos de aerossóis prejudiciais incluem gases e vapores de resíduos ou poluição. Respingos de saliva de pessoas com Covid-19 que se espalham no ar também são aerossóis prejudiciais. Isso ocorre porque a doença pode ser transmitida pelo ar.
aerotransportado).
Compreender a terapia por aerossol e os tipos de doenças que podem ser tratadas
A terapia por aerossol é uma técnica de introdução de drogas na forma de partículas de aerossol diretamente através do trato respiratório até os pulmões. Em outras palavras, os pacientes submetidos a essa terapia precisam inalar o vapor para que o medicamento possa entrar no trato respiratório mais rapidamente. O principal objetivo da terapia por aerossol é reduzir o tempo que o medicamento leva para chegar ao trato respiratório em doses mais altas. Esse método, para algumas doenças, é considerado mais eficiente e eficaz quando comparado aos medicamentos orais. Esta terapia é mais amplamente usada para tratar doenças respiratórias, como:
- Doença pulmonar obstrutiva crônica, incluindo asma, bronquite, fibrose cística, enfisema e bronquite
- Hipertensão arterial pulmonar
- Infecção pulmonar
Tipos de terapia por aerossol
A aerossolterapia pode ser realizada por diversos métodos, que são diferenciados de acordo com o tipo de equipamento utilizado. Aqui estão os tipos.
1. Inaladores
O inalador é uma das ferramentas utilizadas na terapia por aerossol. Esta ferramenta é composta por vários tipos, a saber:
• Inalador de dose medida (MDI)
Referido como
inalador de dose medida porque em um spray, a quantidade de vapor de droga que sai foi medida com precisão. Essa terapia é usada com mais frequência por pessoas com asma para ajudar a abrir as vias aéreas quando elas se sentem tensas. Este tipo de inalador possui duas partes principais. A primeira é uma vasilha ou pequena lata contendo medicamento líquido e outra parte que irá converter o medicamento em partículas menores para que seja fácil de pulverizar. A segunda parte é um recipiente de plástico que fixará o recipiente na boca do paciente.
• Inaladores de pó seco (DPI)
Diferente do MDI que pulveriza medicamentos na forma de aerossol líquido, o DPI, como o nome indica, armazena os medicamentos na forma de pó com pequenas partículas. DPI tem uma forma diferente de trabalhar com MDI. Se o MDI precisa ser pressionado para que o medicamento possa ser liberado, no DPI, é a respiração do usuário que aciona o aparelho e libera o medicamento.
• Inalador de névoa suave (SMI)
O inalador de névoa suave é um novo tipo de inalador e produzirá um aerossol mais fino do que o MDI. A concentração do fármaco pulverizado pelo SMI é superior ao MDI e a pulverização é mais lenta, de forma que mais fármacos entrarão no trato respiratório.
2. Nebulizador
Um nebulizador é um dispositivo conectado eletricamente que converte medicamentos líquidos em partículas de aerossol que podem ser inaladas pelo nariz. A terapia com aerossol com este dispositivo é conhecida como nebulização. Este dispositivo é geralmente usado por pacientes que têm dificuldade em usar outros dispositivos de aerossolterapia, como crianças, bebês ou pessoas com doenças graves. No nebulizador, há uma mangueira que conecta o tubo principal à máscara. A máscara será usada pelo paciente para que ele possa inalar o medicamento adequadamente. Existem três tipos de nebulizadores, a saber:
• Jet
Nesse tipo de nebulizador, o medicamento líquido será convertido em aerossol por gás de alta pressão ou oxigênio.
• Ultrassônico
Os nebulizadores ultrassônicos usam vibrações para converter a medicação de uma forma líquida em um aerossol que pode ser inalado.
• Malha
Este é um novo tipo de nebulizador que usa uma malha especial que vai quebrar as partículas líquidas do medicamento e transformá-las em partículas de aerossol. A terapia por aerossol é um tratamento eficaz para várias doenças respiratórias. Mas antes de fazer isso, você precisa primeiro consultar seu médico para descobrir sua condição de saúde e diagnosticar a doença. Se você quiser saber mais sobre o uso de aerossóis para o tratamento de doenças, bem como sobre outros tratamentos respiratórios,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.