Benefícios do Teste de Apercepção Temática ou TAT, Testes Clínicos para Pesquisa de Candidatos

Assim como o teste de Rorschach, o Teste de Apercepção Temática ou TAT é um tipo de teste de projeção que explica imagens ambíguas. Este método é popularmente conhecido como técnica de interpretação de imagens. Até o momento, o TAT é um dos testes de personalidade clínica mais amplamente usados. Este teste de projeção foi iniciado pelos psicólogos dos Estados Unidos Henry A. Murray e Christina D. Morgan na década de 1930. Assim como outros testes psicológicos, sua existência também gerou polêmica em relação aos métodos de avaliação não uniformes.

Como funciona?

O Teste de Apercepção Temática é feito mostrando alguns cartões de imagens com caracteres ambíguos. A forma pode ser uma figura de mulheres, homens, crianças, certas atividades e também uma situação. Em seguida, o sujeito será solicitado a ler a imagem de acordo com a versão mais dramática, com questões como:
  • O que desencadeou esse incidente?
  • O que aconteceu com a cena da foto?
  • O que os personagens das fotos estão pensando e sentindo?
  • Qual é o fim da história na foto?
A versão mais completa do TAT consiste em 31 cartões. Este psicólogo da Universidade de Harvard sugeriu inicialmente o uso de 20 cartões. Em seguida, é selecionado qualquer cartão que retrate um personagem semelhante ao assunto do exame. Mas agora, a maioria dos psicólogos clínicos usa apenas cerca de 5-12 cartões. Normalmente, a seleção dos cartões é baseada na cena que corresponde à situação e às necessidades do sujeito. Então, o praticante usará seu melhor julgamento para selecionar a cena na carta. Isso pode ser a base para extrair mais informações importantes do assunto.

Quando o TAT é usado?

Existem várias situações em que os terapeutas usam o TAT, tais como:
  • Conheça mais o assunto

Os psicólogos podem usar o teste TAT em sessões de aconselhamento. Este teste pode ser quebra-gelo durante a sessão de aconselhamento para que o sujeito se sinta mais relaxado e livre para contar histórias. Dessa forma, o terapeuta pode saber quais conflitos emocionais o cliente pode ter.
  • Ajude a expressar sentimentos

O teste TAT também é frequentemente usado como uma ferramenta terapêutica que torna mais fácil para os clientes expressarem seus sentimentos indiretamente. O sujeito pode não ser capaz de transmitir claramente o que está sentindo, mas o ponto de vista do terapeuta pode identificar a emoção que está sendo vivenciada.
  • Aprofundando as experiências de vida

Clientes que estão enfrentando problemas como perda de emprego, divórcio ou ... doença terminal pode interpretar a imagem no cartão com o contexto do que está vivenciando. Dessa forma, o terapeuta pode explorar mais ao longo da sessão de aconselhamento.
  • Verificando a condição psicológica

O teste TAT às vezes também é usado como um método para avaliar a personalidade ou mentalidade de uma pessoa, quer haja problemas psicológicos ou não
  • Avaliação de suspeitos de crimes

Além de ensaios clínicos, este teste também pode ser usado para avaliar o risco de uma pessoa de repetir um crime que cometeu ou para comparar se o perfil de uma pessoa corresponde ao de um suspeito autor de um crime específico. Geralmente, é usado em psicologia forense.
  • Avaliação de funcionários em potencial

Não apenas para fins clínicos e forenses, o teste TAT também pode ser usado para avaliar se uma pessoa é adequada para o emprego ao qual está se candidatando. Especialmente se a posição for propensa a lidar com situações de estresse e incertas, como líderes militares ou policiais.

Críticas ao teste TAT

O Teste de Apercepção Temática é frequentemente criticado por não ter um padrão oficial de avaliação. Não é raro que os psicólogos realizem esse teste de forma diferenciada, mesmo com o processo de avaliação. Também é possível que os psicólogos não usem o sistema de pontuação complexo de Murray e, em vez disso, sigam interpretações subjetivas. [[artigo relacionado]] Por exemplo, se os psicólogos usam o mesmo sistema de pontuação, é possível que os cartões TAT ​​usados ​​sejam diferentes. Ou seja, é muito difícil formular uma avaliação válida e comparável. Se você quiser saber mais sobre o que os psicólogos explorariam em um exame clínico do assunto, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play