Saiba o que são enzimas e como funcionam

Enquanto você lê este artigo, vários processos biológicos e químicos ocorrem no corpo. Os processos no corpo não podem ser separados do papel de moléculas muito pequenas, incluindo enzimas, uma delas. Saiba o que são enzimas, como funcionam e os fatores que influenciam como funcionam no corpo.

O que são enzimas?

As enzimas são moléculas catalisadoras que podem acelerar a taxa de reações químicas nas células. Para esse papel, as enzimas desempenham um papel vital na vida e são necessárias em vários processos biológicos e químicos do corpo. Vários tipos de enzimas ajudam a quebrar grandes moléculas em pedaços menores - tornando-as mais fáceis de serem absorvidas pelo corpo. Existem também outras enzimas que ajudam a ligar duas moléculas em um novo composto. A função das enzimas também é necessária no processo de armazenamento e liberação de energia, reprodução, respiração e até mesmo visão. No entanto, curiosamente, cada enzima funciona para apenas um tipo específico de reação química no corpo. A molécula que é objeto de uma enzima em uma reação química é chamada de substrato. Enquanto isso, as moléculas resultantes de reações químicas auxiliadas por enzimas são chamadas de produtos. O substrato passará por uma transformação em um produto na parte da enzima chamada de sítio ativo (Site ativo) Alguns tipos de enzimas não podem funcionar sem a ajuda de moléculas não proteicas chamadas cofatores. Por exemplo, a enzima anidrase carbônica não pode funcionar sem a ajuda dos íons de zinco para cumprir sua função de manter o equilíbrio ácido-básico do corpo.

Como funcionam as enzimas

A forma como as enzimas funcionam pode ser explicada através de dois modelos, nomeadamente o modelo fechadura e chave bem como em modelos ajuste induzido. Qual é a diferença?

1. Modelo fechadura e chave

Modelo fechadura e chave é a maneira antiga de trabalhar as enzimas, cunhada em 1894. Neste modelo, o processo de trabalho das enzimas envolve o sítio ativo que tem uma forma geométrica de acordo com a geometria de um substrato particular. Porque eles devem ter uma forma geométrica adequada, apenas substratos específicos podem entrar no sítio ativo da enzima se eles combinarem - como peças quebra-cabeça ou uma chave e uma chave (fechadura e chave).

2. Modelo ajuste induzido

Modelo fechadura e chave agora foi atualizado com um modelo chamado modelo ajuste induzido. Não gosto de modelo fechadura e chave rígido, modelo ajuste induzido assume que a enzima tem uma forma flexível e que o substrato tem a capacidade de determinar a forma final da enzima para iniciar o processo de reação. No modelo ajuste induzido, Também foi explicado que alguns compostos podem ser capazes de se ligar a enzimas, mas não reagem. Isso pode ocorrer quando a enzima sofreu alterações excessivas de forma. [[Artigo relacionado]]

Fatores que afetam o funcionamento das enzimas

O sítio ativo da enzima como local para a ocorrência de reações químicas é muito sensível ao ambiente da enzima. Os fatores que afetam o funcionamento das enzimas incluem:

1. Temperatura

A maioria das enzimas funciona perfeitamente na temperatura normal do corpo, que está em torno de 37 graus Celsius. Se a temperatura no ambiente da enzima diminuir ligeiramente, a eficácia da enzima tende a diminuir. Mudanças na temperatura além do limite de tolerância da enzima podem afetar as ligações químicas no sítio ativo da enzima. Essa condição coloca o sítio ativo em risco de ser menos "astuto" na ligação ao seu substrato específico. Se a temperatura no ambiente da enzima for muito alta, a enzima corre o risco de ser desnaturada, perdendo sua forma e capacidade de acelerar a reação.

2. pH

O equilíbrio de ácidos e bases também afeta a função e operação das enzimas. Os resíduos de aminoácidos no sítio ativo da enzima são geralmente alcalinos ou de natureza ácida. Se o pH muda, como o ácido se torna alcalino ou vice-versa, o substrato será difícil de se ligar à enzima. Por exemplo, as enzimas no intestino funcionam perfeitamente a um pH de 7,5. Enquanto isso, as enzimas do estômago atuam com eficácia em pH 2 porque o ambiente desse órgão é, de fato, mais ácido.

Alguns exemplos de enzimas famosas

Aqui estão alguns exemplos de enzimas que você talvez já conheça:
  • Enzima lipase, desempenha um papel na quebra da gordura para que possa ser absorvida no intestino
  • Enzima amilase, contida na saliva para converter amido em açúcar
  • Enzima maltase. Esta enzima da saliva desempenha um papel na conversão de maltose (dissacarídeo) em glicose (monossacarídeo).
  • Enzima tripsina, envolvida na digestão de proteínas em aminoácidos
  • Enzima lactase, desempenha um papel na conversão da lactose no leite em glicose e galactose
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

As enzimas são moléculas catalisadoras que desempenham um papel importante em vários processos químicos no corpo. Sem enzimas, as funções do corpo, como digerir nutrientes, certamente serão interrompidas. Você pode pergunte ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ, mais sobre os mecanismos biológicos e químicos que existem no corpo. O aplicativo SehatQ está disponível em Appstore e Playstore para fornecer informações de saúde confiáveis.