10 tipos de tumores benignos no corpo e seus sintomas

Um tumor é uma condição de crescimento excessivo de células no corpo, que geralmente é caracterizada por um caroço. Os próprios tumores são geralmente agrupados em dois, ou seja, tumores benignos e tumores malignos. Os tumores benignos apresentam crescimento que não leva ao câncer. Portanto, o crescimento existente não se alargará ou se espalhará para os tecidos circundantes ou para outras partes do corpo. Enquanto isso, em tumores malignos, essa condição leva a doenças cancerígenas, com a possibilidade de propagação e danos devido a tumores que podem ser generalizados. É por isso que às vezes os termos tumor e câncer são frequentemente confundidos. Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer no cérebro, por exemplo, isso significa que ela também pode ser chamada de tumor cerebral maligno.

Tipos de tumores benignos no corpo

A seguir estão os tipos de tumores benignos que podem aparecer no corpo.

1. Lipoma

O lipoma é um dos tipos mais comuns de tumores benignos. Esse tipo de tumor pode surgir do excesso de células de gordura e costuma ser encontrado no pescoço, nas mãos e nas costas. Os caroços do lipoma podem ser sentidos claramente porque estão localizados sob a superfície da pele e são suaves ao toque. O caroço também é indolor e pode se deslocar ligeiramente se você pressioná-lo.

2. Adenomas

Os adenomas são tumores que se formam na camada externa que envolve vários órgãos internos e glândulas. Exemplos de adenomas são pólipos que crescem no intestino grosso ou caroços no fígado.

3. Mioma

Os tumores benignos do tipo mioma crescem a partir de células musculares ou das paredes dos vasos sanguíneos. Esses tumores também podem crescer a partir do músculo liso, como os do estômago e do útero.

4. Nevi

Nevi são tumores benignos também conhecidos como toupeiras. Esta condição é inofensiva e assintomática, por isso geralmente não requer tratamento, exceto por razões estéticas. No entanto, alguns novos nevos ou manchas que parecem estranhos em forma e continuam a crescer e até mesmo mudar de forma, ainda devem ser examinados por um médico. Porque, essas condições podem levar a sinais de melanoma ou câncer de pele.

5. Fibromas

Fibroma é um tumor benigno que cresce a partir do tecido fibróide ou do tecido conjuntivo do corpo. Como o tecido conjuntivo está presente em todas as partes do corpo, os fibromas podem aparecer em vários órgãos. No entanto, o local mais comum para o aparecimento desses caroços é no útero.

6. Hemangiomas

Um hemangioma se parecerá com uma área vermelho-azulada levemente saliente na pele. Essa condição também é conhecida como marca de nascença e geralmente aparece na cabeça, pescoço ou tronco.

7. Meningiomas

Meningiomas são tumores benignos que se formam no revestimento protetor do cérebro ou da coluna vertebral. Em alguns casos de tumores, essa condição pode evoluir para tumores malignos. No entanto, isso é muito raro.

8. Neuroma

Neuromas são tumores benignos que surgem nos nervos e podem ser divididos em dois tipos, neurofibromas e schwannomas. Esses tumores podem aparecer em qualquer área do corpo por onde passam os nervos.

9. Osteocondroma

O osteocondroma é um tumor benigno que aparece com mais frequência no osso. Sua aparência geralmente pode ser vista claramente como um caroço próximo a uma articulação, como um joelho ou ombro.

10. Papiloma

Os papilomas são tumores que surgem do tecido epitelial. Este tipo de tumor pode aparecer como tumores benignos ou malignos em várias áreas do corpo, como pele, colo do útero, olhos e mama. Este tipo de tumor pode ocorrer devido à infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV).

Sintomas de tumores benignos

Nem todos os tipos de tumores benignos causam sintomas. No entanto, quando surgem, os sintomas dos tumores benignos que são sentidos por uma pessoa podem variar, dependendo da localização do tumor. Em tumores que crescem no cérebro, por exemplo, alguns dos sintomas que podem ser sentidos incluem tonturas, distúrbios visuais e problemas de memória. Enquanto isso, em tumores que aparecem próximos à superfície da pele, o caroço será sentido ao toque. Alguns sintomas comuns que podem aparecer em vários tipos de tumores benignos incluem:
  • Tremendo frequentemente
  • Dor em uma área do corpo sem causa clara
  • O corpo está fraco e sempre se sente cansado
  • Febre
  • Apetite diminuído
  • Suando fácil à noite
  • Perda de peso

Diagnóstico e tratamento de tumores benignos

Nódulos tumorais que aparecem longe da superfície da pele geralmente não são sentidos ao toque. Portanto, o tratamento geralmente só começa após o aparecimento dos sintomas. Para confirmar a presença de tumores benignos, os médicos podem realizar vários exames usando raios X, tomografias computadorizadas, mamografias ou outros métodos que podem ver os tecidos do corpo com clareza.

Após saber a localização e o tamanho do tumor, o novo médico providenciará o tratamento de acordo com o seu quadro. Em tumores que são pequenos e não causam sintomas, geralmente nenhum tratamento adicional é necessário. O médico só monitorará seu progresso de vez em quando. Enquanto isso, em tumores grandes o suficiente com sintomas perturbadores, os médicos podem realizar a remoção cirúrgica do tumor. A cirurgia do tumor é frequentemente realizada por meio de técnicas endoscópicas, nomeadamente inserindo um instrumento especial em forma de tubo e uma pequena câmera na área do tumor. Esse método não requer grandes aberturas ou incisões no tecido, de modo que o tempo de cicatrização é relativamente rápido. No entanto, em alguns casos, os médicos também podem realizar a cirurgia convencional abrindo um tecido grande o suficiente. Isso aumenta o tempo de recuperação. Se a remoção cirúrgica do tumor apresentar um alto risco de efeitos colaterais indesejados, a radioterapia pode ser escolhida. [[artigos relacionados]] Embora os tumores benignos nem sempre sejam perigosos, ainda é aconselhável que essa condição seja examinada por um médico se os sintomas aparecerem. Se não houver sintomas, mas aparecer um caroço no corpo cuja causa não seja clara, você também deve consultar um médico para obter um diagnóstico. Em alguns casos, os tumores benignos podem se transformar em tumores malignos. Portanto, o tratamento o mais cedo possível pode reduzir o risco de sua gravidade.