Pessoas mortas podem voltar à vida, esta é uma explicação do lado médico

Os mortos que voltam vivos e saudáveis ​​como sempre são interpretados como eventos mágicos. Mas, na medicina, isso pode ser explicado cientificamente por meio de uma condição rara chamada Síndrome de Lazarus.Síndrome de Lázaro, ou também conhecido como fenômeno de Lázaro, é o retorno da função do coração de bombear sangue por todo o corpo depois que alguém é declarado morto. Essa condição ocorre devido ao retardo no retorno da circulação espontânea depois que a pessoa recebe respirações de resgate por meio de técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). esposa Síndrome de Lázaro tirado do nome Lázaro, um personagem do Novo Testamento que foi trazido de volta à vida pelo Senhor Jesus depois de ser declarado morto por 4 dias. O primeiro caso do fenômeno de Lazarus em si foi relatado em 1982, mas o termo síndrome de Lazarus só foi oficialmente usado no mundo médico desde 1993.

Pessoas clinicamente mortas e seus critérios

Antes de discutir o assunto Síndrome de Lázaro que pode fazer com que os mortos voltem à vida, você precisa primeiro saber o significado dos próprios mortos. Do ponto de vista médico, uma pessoa é declarada morta quando:
  • Morte clínica

    As pessoas são declaradas clinicamente mortas quando os sistemas circulatório e respiratório param de funcionar. A morte clínica é caracterizada por um coração que para de bater, um pulso que não é mais palpável e os pulmões que param de respirar.
  • morte do tronco cerebral

    Essa condição ocorre quando a vida de uma pessoa depende totalmente de máquinas para que se possa dizer que ela está vivendo uma vida falsa. Isso significa que, se as máquinas de suporte de vida forem removidas, a pessoa não será capaz de recuperar a consciência ou respirar por conta própria.

Por que pessoas mortas voltam à vida?

Pessoas mortas podem voltar à vida por causa da RCP. Embora o termo síndrome de Lázaro seja conhecido há mais de 2 décadas, a ciência médica não foi capaz de explicar com certeza a razão por trás do fenômeno de os mortos serem capazes de voltar à vida . No entanto, existem várias explicações possíveis para esse fenômeno raro, como:
  1. Acúmulo de pressão no tórax devido à RCP

    Quando uma pessoa tem um ataque cardíaco e recebe suporte respiratório por meio da técnica de RCP, haverá uma pressão que se acumula na cavidade torácica. Após a conclusão da RCP, a pressão será liberada gradualmente, produzindo uma espécie de sinal elétrico que aciona o coração para bater novamente.
  2. Efeitos das drogas injetadas no corpo

    Outro fator que pode fazer uma pessoa morta parecer viva novamente é a administração de certos medicamentos para fazer o coração bater novamente. Uma das drogas que podem causar esse efeito é a adrenalina, que é injetada no corpo de uma pessoa.

    Quando injetada, a adrenalina pode não funcionar imediatamente devido a anormalidades venosas que ocorrem quando uma pessoa tem um ataque cardíaco. No entanto, quando essas veias gradualmente voltam ao normal por si mesmas, a adrenalina flui para o coração, fazendo com que um dos órgãos vitais do ser humano bata novamente.

[[Artigo relacionado]]

Uma pessoa parece morrer desta condição

No mundo médico, as pessoas que ainda estão vivas também podem experimentar condições como se estivessem mortas. As condições em questão são, por exemplo, quando uma pessoa sofre de hipotermia, catalepsia e síndrome de bloqueio.
  • Hipotermia

    A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal está tão baixa devido à exposição prolongada ao ar frio que a frequência cardíaca diminui até ficar quase indetectável.
  • Catalepsia

    A catalepsia é uma condição semelhante à paralisia acompanhada por respiração lenta por alguns minutos a semanas.
  • síndrome de bloqueio

    A síndrome de Lock é uma condição que ocorre quando todas as partes dos músculos falham, exceto os olhos. Você ainda pode saber conscientemente as condições que ocorrem no ambiente ao seu redor, mas não pode fazer nada, exceto chorar.
Nas circunstâncias mencionadas acima, sua família ou parentes podem pensar que você está morto. Portanto, quando você está saudável novamente, é dito que você está vivo novamente. Para ter certeza de que a pessoa realmente morreu ou está nessa condição, é necessário um exame da equipe médica. Até agora, a pesquisa examinando o fenômeno Lazarus é muito limitada porque há muito poucos casos relatados. Porém, os médicos têm seus próprios padrões para determinar se alguém já faleceu, um deles é esperar 10 minutos após a RCP para saber se o efeito da ação que foi ou não foi administrado à pessoa. Para saber mais informações sobre a síndrome de Lázaro, que causa o fenômeno do retorno à vida dos mortos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.