A cabeça do bebê está quente, mas não a febre. Aqui estão 5 causas!

Quando a cabeça de um bebê está quente, é natural que mamãe e papai fiquem preocupados. Mas a cabeça calma e quente do bebê nem sempre é causada por febre ou outras doenças. Na verdade, existem muitas causas para a cabeça de bebês quentes com as quais não há motivo para preocupação. Com certeza, mamãe e papai podem verificar a temperatura corporal do filho com um termômetro.

A cabeça quente do bebê deve ser verificada com um termômetro

Para saber se seu filho está com febre ou não, é claro que mamãe e papai devem verificar a temperatura do corpo com um termômetro. Use um termômetro digital para resultados mais rápidos. A seguir estão as etapas para verificar a temperatura corporal do bebê com um termômetro:
  • Coloque o bebê em seu colo em uma posição confortável e, em seguida, coloque o termômetro em sua axila. Lembre-se, sempre use um termômetro na axila quando o bebê tiver menos de 5 anos
  • Segure a mão do bebê com cuidado para que não se mova. Isso é feito para que o termômetro possa obter resultados precisos.
Se a temperatura corporal do bebê for 36,6-37,2 graus Celsius, significa que ele não está com febre. Se for mais do que isso, mamãe e papai podem se preocupar. Leve imediatamente o seu filho ao médico para o tratamento adequado. O problema é quando a cabeça do bebê está quente, mas não é causada por febre ou outra doença. Qual você acha que é a causa?

5 causas de cabeça quente do bebê

A cabeça do bebê está quente não só devido à febre. Se a cabeça do bebê estiver quente ao toque, mas ele não tiver febre, existem várias causas que realmente não precisam ser preocupadas. Quais são as causas?

1. Roupas muito grossas

Como pai, é claro que você quer dar o melhor para o seu filho, incluindo as roupas dele. Mas tenha cuidado: o uso de roupas ou chapéus muito grossos pode deixar a cabeça do bebê quente. Roupas muito grossas podem reter o calor e fazer com que a temperatura corporal da criança aumente. Quando a atmosfera estiver fria, tente usar roupas de textura macia que não sejam muito grossas. Isso é feito para dar conforto ao pequenino. Mas se a temperatura corporal do seu filho estiver alta, vá imediatamente ao médico para verificar o seu filho.

2. Seu filho se move com muito entusiasmo

Quando o seu filho consegue engatinhar, a sua curiosidade é ainda maior para explorar o que está à sua volta, mesmo em casa. Essa quantidade de movimento pode fazer com que a cabeça do bebê aqueça. Movendo-se pode aumentar a circulação sanguínea na cabeça, então não é surpreendente que a temperatura de seu corpo aumente. Para superar isso, tente abraçá-lo ou segurá-lo com mais frequência. Isso deixará o bebê mais calmo e sua temperatura corporal voltará ao normal.

3. Seus dentes estão crescendo

Em um estudo, pesquisadores brasileiros examinaram dentes de leite por oito meses. Eles descobriram um aumento na temperatura corporal no dia em que os dentes do bebê estavam crescendo. Isso é evidência de que a dentição em bebês pode deixar a cabeça do bebê quente, mas não febril. O aumento da temperatura corporal é considerado uma resposta normal do processo de dentição do bebê. Portanto, não se esqueça de verificar se a boca do bebê está quente, pois podem haver pequenos dentes crescendo.

4. As mãos frias de mamãe e papai

Às vezes, o calor que você sente na cabeça do bebê é normal. Pode ser, as mãos de papai e mamãe estão muito frias. Assim, sentir-se-á uma sensação de calor ao tocar a cabeça do bebê, quando de fato a temperatura da cabeça está normal. Para ter certeza, use o termômetro regularmente pela manhã, tarde, noite e noite. Se a temperatura estiver normal e consistente, não há nada com que se preocupar.

5. Termômetro quebrado

Quando o termômetro apresentar um resultado e mostrar uma temperatura corporal elevada, não se preocupe. Experimente outro termômetro para ter certeza. Se os resultados forem diferentes, pode ser que o termômetro usado anteriormente foi danificado ou não foi calibrado, resultando em resultados imprecisos.

Dicas para diminuir a temperatura da cabeça de um bebê quente

A cabeça de um bebê com calor pode ser tratada em casa, desde que não seja por causa de febre.
  • Não use roupas grossas

Não use roupas muito grossas no bebê, principalmente se a temperatura não estiver muito baixa. Use roupas leves e macias para proporcionar uma sensação confortável e fresca para o bebê.
  • Definir a temperatura ambiente

Se a temperatura do seu bebê aumentar, tente abaixar a temperatura ambiente para torná-la mais fria. Dessa forma, a temperatura corporal do bebê pode diminuir para um número mais normal.
  • Dê banho no bebê com água morna

Experimente banhar o bebê em água morna. Não use água fria, pois pode fazer o bebê tremer e até aumentar a temperatura corporal do bebê. Em seguida, seque imediatamente o corpo do bebê e cubra-o com roupas não muito grossas. Se a cabeça do bebê estiver quente por causa de febre, não há outra opção a não ser ir ao médico. No hospital, o médico pode dar os remédios necessários para tratar a febre do filho. [[Artigo relacionado]]

Quando você deve ir ao médico?

Existem várias condições que indicam que o bebê deve ser levado ao médico imediatamente, incluindo:
  • O bebê parece desconfortável, embora várias maneiras de lidar com a cabeça de um bebê quente tenham sido feitas
  • O bebê mostra sinais de desidratação, como diarreia e vômitos
  • Se a febre piorar
Para o bem da saúde do seu filho, não hesite em ir ao médico para uma consulta. Dessa forma, seu filho receberá o tratamento certo.