Conhecendo os cistos aracnóides, dos sintomas ao tratamento

Um cisto aracnóide é um saco cheio de líquido localizado dentro da cabeça ou coluna vertebral. Mais precisamente, esses cistos se desenvolvem no espaço entre o cérebro ou a medula espinhal e o revestimento aracnóide. Essa condição é provavelmente causada pela divisão da membrana aracnóide que envolve o cérebro e a medula espinhal. Como resultado, o líquido cefalorraquidiano (LCR) que protege o cérebro e a medula espinhal não flui adequadamente e, em vez disso, se acumula internamente.

Sintomas de cisto aracnóide

Pessoas com cistos de aracnoide geralmente não sentem nenhum sintoma que possa fazer com que não percebam. Essa condição só pode ser percebida durante o exame de outros problemas, como ferimentos na cabeça. No entanto, alguns casos de cistos aracnóides podem causar sintomas, especialmente se pressionarem os nervos ou áreas sensíveis do cérebro ou da medula espinhal. Portanto, os sintomas que aparecem dependem da localização e do tamanho do cisto.
  • Cisto aracnóide no cérebro

Os cistos aracnóides no cérebro podem causar dores de cabeça Os sintomas dos cistos aracnóides localizados no cérebro incluem dor de cabeça, tonturas, náuseas, vômitos, letargia, problemas de audição ou visão, atrasos no desenvolvimento, problemas de equilíbrio, convulsões, hidrocefalia ou demência.
  • Cisto aracnóide na coluna vertebral

Cistos aracnoides na coluna vertebral causam dor nas costas. Se o cisto estiver localizado na coluna, pode causar sintomas como dor nas costas, escoliose, fraqueza muscular ou espasmos, dormência ou formigamento nos braços ou pernas e não ser capaz de controlar o bexiga corretamente. Se você ou seu filho apresentarem esses sintomas, não hesite em consultar um médico para o tratamento adequado.

Causas de cisto aracnóide

Com base no tipo, as causas dos cistos aracnóides são divididas em duas, a saber:
  • Cisto aracnóide primário

Os cistos aracnóides primários ou congênitos ocorrem devido ao crescimento anormal do cérebro e da coluna vertebral enquanto o feto está se desenvolvendo no útero. Isso pode ser causado por um problema genético.
  • Cisto aracnóide secundário

Os cistos aracnóides secundários (não congênitos) adquirem com o tempo, inclusive em adultos. Essa condição pode resultar de lesões na cabeça ou na medula espinhal, complicações de cirurgia cerebral ou espinhal, meningite e tumores. Na verdade, os cistos aracnóides são mais comuns em crianças. Portanto, é importante que os pais estejam atentos à saúde de seus filhos. [[Artigo relacionado]]

Tratamento de cisto aracnóide

O tratamento dos cistos aracnóides é realizado com cirurgia. Se um cisto aracnóide não causar sintomas ou complicações, é provável que nenhum tratamento especial seja necessário. No entanto, o médico irá monitorar o cisto para qualquer crescimento potencial ou alterações. Se aparecerem vários sintomas, o tratamento dos cistos aracnóides geralmente é realizado com cirurgia. Para cistos aracnóides que ocorrem no cérebro, um dos dois procedimentos é recomendado. No primeiro procedimento, o médico fará uma pequena incisão perto do cisto. Em seguida, um endoscópio será inserido com uma pequena câmera na extremidade. O cisto é aberto lentamente e o fluido de dentro pode fluir para o sistema nervoso central. Enquanto no segundo procedimento, o médico irá inserir uma ferramenta especial chamada de shunt no cisto. O dispositivo permite que o fluido do cisto flua para outras partes do corpo, como o estômago. O tratamento dos cistos aracnóides na coluna vertebral é feito para remover o cisto completamente por meio de cirurgia. Se isso não for possível, o fluido do cisto será removido abrindo o cisto ou colocando um shunt afim disso. Converse com seu médico sobre o tratamento mais adequado para o seu problema. Se você quiser discutir mais sobre cistos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .