Reconheça os sintomas da meningite perigosa

A meningite é uma doença inflamatória que ataca o fluido e o revestimento protetor do cérebro, chamados de meninges. Essa camada ou membrana também cobre a coluna vertebral e as doenças inflamatórias do revestimento do cérebro no mundo médico também são conhecidas como meningite. Quando a membrana está inflamada, os sintomas típicos de inflamação, como inchaço e dor, aparecem. Clinicamente, as pessoas com meningite também sentem febre e torcicolo.

Os primeiros sintomas de inflamação do revestimento do cérebro

A inflamação do revestimento do cérebro pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou outras substâncias nocivas. Os primeiros sintomas desta doença, geralmente não muito diferentes dos sintomas da gripe, como febre, rigidez no pescoço e dor de cabeça. No entanto, com o tempo, alguns aspectos característicos surgirão como resultado da meningite que você tem. Alguns dos sintomas comuns de meningite em pessoas com mais de dois anos são:
  • Febre alta
  • Convulsões
  • Dor de cabeça
  • Nausea e vomito
  • Torcicolo
  • Sentindo-se sempre com sono ou com dificuldade para acordar
  • Fraco
  • Diminuição do apetite ou falta de sede
  • Confusão ou dificuldade de concentração
  • Erupção na pele
  • Sensibilidade à luz brilhante (fotofobia)
Enquanto isso, os sintomas de meningite em crianças podem ser vistos na forma de:
  • Chorando constantemente
  • Não quero comer
  • Rigidez no corpo e pescoço do bebê
  • Há um caroço macio no topo da cabeça do bebê
  • Fraqueza e diminuição da atividade
  • Febre alta
  • Dormir constantemente ou irritar-se facilmente

O que causa a inflamação do revestimento do cérebro?

Embora a meningite seja geralmente causada por vírus, a meningite pode ser causada por bactérias, fungos, outros organismos ou certos medicamentos.
  • Inflamação do revestimento do cérebro causada por um vírus

Os vírus são uma causa comum de meningite e geralmente causam sintomas leves e desaparecem por conta própria. Enterovírus, herpes simplex e HIV são alguns dos vírus que podem desencadear a inflamação do revestimento do cérebro.
  • Inflamação do revestimento do cérebro causada por bactérias

As bactérias podem entrar no sangue e infectar o cérebro e a medula espinhal, causando inflamação do revestimento do cérebro. Ocasionalmente, as bactérias podem invadir diretamente o revestimento do cérebro por meio de infecção do ouvido ou seios da face, cirurgia ou fratura do crânio. Algumas bactérias que podem causar inflamação do revestimento do cérebro são Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae e Listeria monocytogenes.
  • Inflamação do revestimento do cérebro devido a fungos

Não se engane, os cogumelos também podem causar inflamação severa do revestimento do cérebro. Normalmente, a inflamação do revestimento do cérebro causada por fungos não é contagiosa para outras pessoas. Embora rara, a meningite fúngica pode ser causada por uma variedade de fungos, como a meningite criptocócica. A inflamação do revestimento do cérebro devido a fungos geralmente ataca pessoas com doenças imunológicas, como pessoas com AIDS.
  • Inflamação do revestimento do cérebro causada por outros organismos

Além de fungos, vírus e bactérias, a meningite também pode ser desencadeada por outros organismos que crescem lentamente e infectam o líquido cefalorraquidiano e as membranas. Esse tipo de meningite pode se desenvolver em um período de duas semanas ou mais.
  • Inflamação não infecciosa do revestimento do cérebro

Como afirmado anteriormente, a inflamação do revestimento do cérebro pode ser causada por produtos químicos, alergias a medicamentos, câncer ou outros distúrbios inflamatórios. Leia também:Sem perceber, esses 10 pequenos hábitos podem realmente danificar o cérebro

Como tratar a inflamação do revestimento do cérebro

As causas da meningite podem variar, portanto, o tratamento pode variar entre os pacientes, como segue.

1. Antibióticos

Se a inflamação do revestimento do cérebro de que você sofre for causada por bactérias, o médico irá tratá-la com antibióticos. Em primeiro lugar, os antibióticos usados ​​geralmente são de amplo espectro, de modo que, qualquer que seja a bactéria que esteja causando a doença, ela possa ser removida. Então, depois que o médico encontrar o tipo de bactéria que causa a inflamação, o tipo de antibiótico será alterado para um mais específico. O médico também administrará corticosteroides para aliviar os sintomas da inflamação.

2. Antivírus

Ao contrário da meningite bacteriana, que requer tratamento imediato, a meningite viral pode realmente desaparecer por conta própria. Para acelerar a cura, seu médico geralmente irá aconselhá-lo a descansar mais, beber muita água e tomar analgésicos e medicamentos para reduzir a febre, como ibuprofeno ou paracetamol, se você tiver sintomas como febre e dores no corpo. Se descobrir que o vírus que causa a inflamação do revestimento do cérebro é o vírus do herpes ou gripe, seu médico pode prescrever um medicamento antiviral para inibir seu crescimento.

3. Outros tratamentos

Para a inflamação do revestimento do cérebro causada por fungos, os médicos irão tratá-la com medicamentos antifúngicos. Enquanto isso, a meningite não transmissível que ocorre devido a alergias ou doenças auto-imunes, geralmente será tratada com medicamentos corticosteroides.

Como prevenir a inflamação do revestimento do cérebro?

Felizmente, a meningite pode ser prevenida praticando higiene básica, como lavar as mãos com água limpa e sabão, não compartilhar alimentos ou bebidas e não emprestar ou pedir emprestado itens pessoais, como escovas de dente. Além disso, adotar um estilo de vida saudável, como praticar exercícios regularmente e seguir uma dieta nutricionalmente balanceada, ajudará a manter o sistema imunológico. Algumas inflamações do revestimento do cérebro causadas por bactérias podem ser evitadas pela vacinação. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A meningite é uma condição médica que precisa ser examinada e tratada por um médico, portanto, você precisa consultar um médico se tiver os sintomas de meningite acima.