Como ler os resultados do esfregaço de Papanicolaou no teste de câncer cervical

O esfregaço de Papanicolaou é um exame realizado para detectar câncer cervical ou câncer cervical. Os resultados do esfregaço de Papanicolaou podem detectar células cancerosas na área cervical. Esse exame pode ser feito como um procedimento de rotina ou como um teste quando os sintomas do câncer aparecem. Os resultados do teste de Papanicolaou podem ser lidos pelo médico assistente. Porém, não faz mal nenhum saber lê-lo se quiser saber mais sobre este exame.

Como ler os resultados do exame de Papanicolaou

Os resultados do esfregaço de Papanicolau geralmente saem 1-3 semanas após o exame. Os resultados obtidos podem ser divididos em três categorias, negativos, pouco claro, ou positivo. Um resultado negativo do esfregaço de Papanicolaou indica que não há células anormais crescendo na área cervical. Mesmo assim, um resultado positivo não indica necessariamente câncer. Quando os resultados do seu teste de Papanicolau forem positivos, o médico fará novos exames. Mais claramente, aqui estão os resultados do teste de Papanicolaou que podem sair após o exame.

1. Normal (Negativo)

Se os resultados do esfregaço de Papanicolau forem negativos ou normais, isso significa que não há alterações celulares suspeitas ocorrendo no colo do útero. Esse é um bom resultado, porque é um sinal, você não tem certas doenças do colo do útero. Mesmo sendo negativo, isso não significa que no futuro você estará protegido contra distúrbios nessa área. Portanto, os médicos recomendam que mulheres casadas ou com idade entre 30 e 50 anos façam um exame de Papanicolaou. Se os resultados dos exames de Papanicolau realizados forem sempre normais, o paciente é aconselhado a continuar a fazê-lo regularmente a cada 3-5 anos.

2. Pouco claro (ASC-US)

Os resultados do esfregaço de Papanicolaou também podem vir como pseudônimos pouco claros ou não muito claros. Quando esses resultados são divulgados, é um sinal de que as células do colo do útero parecem anormais. No entanto, o formato é diferente das alterações causadas pela infecção por HPV, que pode ser um gatilho para o câncer cervical. As alterações nas células do colo do útero também podem ser causadas por gravidez, outras infecções ou menopausa. Portanto, quando os resultados do teste de Papanicolau ainda não são claros, seu médico pode instruí-lo a se submeter a outro teste de infecção por HPV.

3. Anormal (positivo)

Enquanto isso, se o resultado do esfregaço de Papanicolaou for positivo, é um sinal de que células anormais estão crescendo no colo do útero. Mesmo assim, um resultado positivo não indica necessariamente câncer. As alterações que ocorrem nas células da área cervical são geralmente causadas por infecção por HPV e podem ser menores (grau inferior) ou graves (grau superior). Em pequenas alterações celulares, a maioria será capaz de se curar por conta própria e retornar ao arranjo celular normal. Mas mudanças sérias podem evoluir para câncer se não forem tratadas imediatamente. Alterações celulares graves que podem progredir para câncer também são conhecidas como células pré-cancerosas. O esfregaço de Papanicolaou pode localizar imediatamente células que se desenvolveram em câncer, mas isso é raro. [[Artigo relacionado]]

Depois de obter um teste de Papanicolaou positivo, o que devo fazer?

Embora nem todos os resultados do esfregaço de Papanicolau positivos indiquem câncer, você ainda precisa se submeter a outros testes. O exame exigido para cada pessoa pode ser diferente, dependendo das condições de saúde, idade e histórico de tratamento recebido. Depois de considerar essas coisas, o médico decidirá uma das três coisas abaixo.

• Continue check-ups regulares a cada um ou três anos

Se o médico achar que o resultado positivo do exame de Papanicolaou não é muito grave ou ainda menor, a próxima etapa a ser escolhida pode ser apenas um exame de Papanicolaou de rotina a cada um ou três anos.

• Ser submetido a colposcopia ou biópsia

A colposcopia e a biópsia geralmente são feitas juntas. A colposcopia é um procedimento para ver células anormais no colo do útero diretamente usando um colposcópio. Um instrumento equipado com uma luz e uma lupa será inserido na área vaginal, para que o médico possa ver mais claramente a área anormal. Após a realização da colposcopia, o médico também pode realizar uma biópsia ou colher uma amostra de tecido. O médico colherá uma amostra de tecido cervical considerada anormal por meio da curetagem. Em seguida, a amostra de tecido será examinada em laboratório para posterior exame ao microscópio.

• Receber tratamento imediatamente

Se os resultados do esfregaço de Papanicolau forem positivos e se enquadrarem na categoria grave, o médico pode optar por fornecer imediatamente um tratamento para remover o tecido anormal antes que ele se transforme em câncer. A recuperação anormal do tecido pode ser feita por vários métodos, a saber:
  • Conização por faca fria: o tecido anormal é removido com um bisturi em forma de funil.
  • LEEP (procedimento de excisão eletrocirúrgica em loop): a remoção do tecido anormal é feita por meio de um fio que é eletrificado com uma determinada pressão.
  • Crioterapia: a remoção do tecido anormal é realizada pelo método de congelamento. O médico irá congelar o tecido usando um material especial.
  • Terapia a laser: destruição de tecido anormal usando a potência do laser de pequeno espectro.
Esperar e saber os resultados do exame de Papanicolaou pode ser inquieto e ansioso. Você pode consultar mais seu médico antes ou depois de obter os resultados, para saber mais claramente as etapas que devem ser seguidas. Para uma discussão mais aprofundada, por favor pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.