É muito provável que aconteça dor durante a defecação; aqui estão 11 causas

Quase todas as pessoas sentiram dor durante as evacuações. É normal sentir dor durante a evacuação de vez em quando. Normalmente, isso é causado pela ingestão consumida. No entanto, se a dor aparecer toda vez que você evacuar, fique atento. Porque existem várias condições médicas que podem causar dor durante a evacuação. É claro que isso é importante que você saiba, para que possa ser resolvido imediatamente.

Causas da dor durante a defecação e como lidar com isso

A dor durante a evacuação certamente pode fazer você se sentir desconfortável e ter dificuldade para evacuar. As causas de dor durante as evacuações que podem ocorrer incluem:

1. Constipação

A constipação ocorre quando você evacua com menos frequência do que o normal, seja por falta de fibras ou por impedir a evacuação. Isso faz com que as fezes se tornem mais duras, secas e volumosas, porque se acumulam, dificultando a expulsão. Não causa apenas dor durante as evacuações, a constipação também pode ser acompanhada por outros sintomas, como sensação de incompletude após a defecação, inchaço e cólicas estomacais ou lombares. Para superar a constipação, você é aconselhado a beber muita água, comer alimentos ricos em fibras, reduzir a ingestão de cafeína e álcool e comer alimentos que contenham probióticos. Além disso, você também pode tomar laxantes para facilitar a evacuação.

2. Diarréia

A diarreia ocorre quando você evacua com muita frequência e evacua fezes soltas e aquosas. Essa condição nem sempre causa dor durante as evacuações. No entanto, as evacuações frequentes e a limpeza do ânus podem irritar a pele circundante e tornar os movimentos intestinais dolorosos. Você pode tomar medicação para diarréia sem prescrição ou sem prescrição médica para tratá-la. Além disso, mantenha-se hidratado bebendo água ou soluções eletrolíticas para repor os fluidos corporais perdidos. Enquanto isso, na prevenção da diarreia, mantenha as mãos limpas e a ingestão que ingere.

3. Fissura anal

Uma fissura anal é uma laceração na pele ao redor do ânus, geralmente causada por prisão de ventre ou penetração anal. Os sintomas que podem ser causados ​​por essa condição incluem uma dor aguda na região anal ao defecar, sangue nas fezes, coceira no ânus e sensação de queimação ao redor do ânus. Usar amaciantes de fezes, beber muita água e comer alimentos ricos em fibras pode tornar os movimentos intestinais mais suaves, fazendo com que você não se sinta mais enjoado. Além disso, seu médico pode prescrever um creme ou pomada de hidrocortisona para reduzir a inflamação, bem como uma pomada para aliviar a dor.

4. Hemorróidas

As hemorróidas são o inchaço das veias ao redor do ânus ou reto. Esta condição pode causar dor durante as evacuações e desconforto ao sentar-se. Outros sintomas que você pode sentir incluem coceira e dor anal intensas, caroços próximos ao ânus e até mesmo secreção com sangue durante as evacuações. Tomar um banho quente, aplicar um creme analgésico, comer mais fibras, tomar banho de assento (mergulhar as nádegas em água morna) e aplicar compressas frias nas hemorróidas podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização. Seu médico também pode prescrever ibuprofeno ou naproxeno para reduzir a inflamação. No entanto, em casos graves, as hemorróidas precisam ser removidas cirurgicamente.

5. Doença inflamatória intestinal (IBD)

Doença inflamatória intestinal (DII) ou doença inflamatória intestinal é a inflamação do trato digestivo. Os tipos mais comuns de doença inflamatória intestinal são a colite ulcerosa e a doença de Crohn. Esta condição pode causar diarreia, dor durante as evacuações, cólicas estomacais, dificuldade em segurar a evacuação, perda súbita de peso e sangramento durante as evacuações. Ao lidar com isso, o médico prescreverá medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Alguns pacientes também podem precisar tomar corticosteroides como tratamento de longo prazo.

6. Intolerância ou sensibilidade aos alimentos

Pessoas com intolerâncias ou sensibilidades alimentares podem ter evacuações dolorosas ou diarreia se comerem certos alimentos, como laticínios. A melhor forma de tratamento para esta condição, nomeadamente evitando várias tomadas que podem desencadear uma reação.

7. Proctite

A proctite ocorre quando o revestimento do reto fica inflamado. Os sintomas que podem ocorrer incluem dor ao defecar, diarreia, muco do ânus, sangramento durante as evacuações e sensação de necessidade de continuar a defecar. Essa condição pode ser causada por uma infecção sexualmente transmissível, tratamento por radiação para câncer ou colite. O tratamento é baseado na causa.

8. Endometriose

A endometriose ocorre quando o tecido que reveste o útero se desenvolve em outras áreas do corpo. Os pesquisadores estimam que 3,8-37 por cento dos casos de endometriose afetam o intestino grosso. Além de tornar os movimentos intestinais dolorosos, essa condição também pode causar o aparecimento de muco nas fezes, sangramento do reto, diarreia ou prisão de ventre e flatulência. Os médicos tendem a tratar a endometriose intestinal com terapia hormonal ou cirurgia.

9. Infecção

Várias infecções podem causar dor anal antes, durante ou após a evacuação, incluindo:
  • Abscesso anal, que é um saco cheio de pus ao redor do ânus ou reto acompanhado de inchaço
  • Infecções sexualmente transmissíveis (IST), como clamídia, gonorreia, herpes e sífilis
  • infecção fúngica
Consulte um médico imediatamente se tiver a infecção. Seu médico pode prescrever antibióticos na forma de cremes ou pílulas para tratá-lo. Em alguns casos, os abscessos profundos podem exigir cirurgia.

10. Câncer anal

O câncer anal pode causar evacuações dolorosas. Além disso, outros sintomas que podem ocorrer incluem dor ou irritação no ânus, sangramento durante as evacuações, perda de peso, sensação de pressão no ânus, constipação intensa e incapacidade de reter a urina. O tratamento o mais cedo possível é necessário para interromper o crescimento das células cancerosas. Os médicos geralmente dão tratamentos de quimioterapia, radioterapia ou remoção cirúrgica de tumores para remover as células cancerosas existentes.

11. Problemas de pele

Alguns problemas de pele, como eczema, psoríase, herpes simplex tipo 2 e verrugas, podem afetar a área ao redor do ânus. Além da dor antes, durante e depois de evacuar, você também pode sentir coceira e sangramento ao redor da área de onde as fezes saíram. É claro que o tratamento é baseado no problema de pele que você está enfrentando. [[Artigo relacionado]]

Nota Q saudável

A dor durante as evacuações pode ser temporária e não requer tratamento especial. Você só precisa beber bastante água, ingerir uma grande quantidade de fibras e ter um estilo de vida saudável. No entanto, se a dor durante as evacuações for causada por certas condições, você deve tratar a doença subjacente. Se a dor durante a defecação não passar, for acompanhada por outros sintomas ou piorar, consulte um médico imediatamente. O médico encontrará a causa e determinará o tratamento apropriado para sua reclamação.