Não me interpretem mal, esta é a diferença entre DM tipo 1 e 2

Até o momento, o diabetes foi identificado como uma doença dos idosos relacionada à alimentação, ao excesso de peso e ao aparecimento de feridas nos pés. Essa suposição não está errada. No entanto, você sabia que o diabetes com as características acima é o diabetes tipo 2? Nem todos os tipos de diabetes apresentam essas características e sintomas. No diabetes tipo 1, muitos pacientes ainda são crianças e têm peso normal. Diabetes mellitus ou DM tem mais de um tipo. A diferença entre a diabetes tipo 1 e tipo 2 é realmente notável, embora ambas possam causar um aumento nos níveis de açúcar no sangue.

Quais são os gatilhos para DM tipo 1 e 2?

A diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2 que é bastante notável é a causa. O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune. Enquanto isso, o diabetes tipo 2 é uma doença causada por muitos fatores.

1. Causas do diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 é chamado de doença auto-imune porque essa condição é causada por danos ao pâncreas, devido ao ataque de anticorpos no corpo. Esse dano torna o pâncreas incapaz de produzir insulina. A insulina é um hormônio muito importante para regular os níveis de açúcar no sangue no corpo. Sem insulina, o açúcar que entra no corpo não pode ser processado, então se acumula no sangue e causa um aumento nos níveis de açúcar no sangue. Os sintomas do diabetes tipo 1 geralmente começam a aparecer na infância, embora também possa ocorrer na idade adulta. Esta doença pode aparecer e piorar repentinamente. Algumas coisas que podem ser um fator de risco para o surgimento de diabetes tipo 1 incluem:
  • Há uma família que sofre de uma doença semelhante
  • Nasceu com uma condição genética que interrompe a produção de insulina no corpo
  • Condições médicas, como fibrose cística ou hemocromatose
  • Infecções virais como rubéola

2. Causas do diabetes tipo 2

Diferente do diabetes tipo 1, no diabetes tipo 2 o pâncreas ainda pode produzir insulina. No entanto, as células do corpo não conseguem usar a insulina de maneira adequada. Isso faz com que o pâncreas não produza mais insulina suficiente. Essa falta de níveis de insulina torna o corpo incapaz de processar o açúcar de maneira ideal. Assim, o restante do açúcar, que não foi processado anteriormente, se acumula na corrente sanguínea. O diabetes tipo 2 geralmente não ocorre repentinamente. O aparecimento dos sintomas pode demorar muito tempo. Várias condições podem desencadear o surgimento de diabetes tipo 2, incluindo:
  • Ter uma família com diabetes tipo 2
  • Excesso de peso
  • Hábito de fumar
  • Dieta não saudável
  • Falta de exercício
  • Uso de certos medicamentos, como drogas anticonvulsivantes e alguns medicamentos para HIV

A diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2 em termos de sintomas

A próxima diferença entre o diabetes tipo 1 e 2 é em termos de sintomas. No diabetes tipo 1, os primeiros sintomas podem aparecer repentinamente quando os níveis de açúcar no sangue estão altos. Enquanto isso, no diabetes tipo 2, os sintomas podem não aparecer por vários anos, portanto, os sofredores muitas vezes não estão cientes dessa condição. Se o açúcar no sangue não for controlado, esses dois tipos de diabetes podem causar quase os mesmos sintomas, a saber:
  • Micção frequente
  • Muitas vezes sente sede e bebe muita água
  • Muitas vezes sinto fome
  • Muitas vezes me sinto cansado
  • Visão embaçada
  • Se é uma ferida fica difícil curar
Pessoas com diabetes tipo 1 também costumam ficar irritadas e apresentar alterações de humor. Enquanto isso, pessoas com diabetes tipo 2 também podem apresentar distúrbios neurológicos caracterizados por dormência e formigamento nas mãos ou pés.

A diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2 em termos de tratamento

O tratamento para diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2 é bastante diferente. Além disso, o diabetes tipo 1 não é uma doença evitável, enquanto o diabetes tipo 2 pode ser prevenido, desde que você leve um estilo de vida saudável. Aqui estão as diferenças no tratamento da diabetes tipo 1 e 2 que você precisa saber.

1. Tratamento para diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 pode ser tratado com injeção de insulina. A aplicação de insulina é feita diariamente, com doses e métodos que podem ser diferentes, dependendo das condições de saúde. Medicamentos como a pramlintida também podem ser administrados para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, as pessoas com diabetes tipo 1 também precisam mudar seu estilo de vida para serem mais saudáveis, seguindo as etapas a seguir.

  • Verifique os níveis de açúcar no sangue regularmente
  • Siga a programação e cardápio de alimentação saudável de forma disciplinada
  • Exercício regular
Pacientes com diabetes tipo 1 têm uma expectativa de vida alta, desde que um estilo de vida saudável seja adotado de forma consistente e que insulina e medicamentos sejam administrados regularmente.

2. Tratamento do diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 pode ser controlado, desde que você leve um estilo de vida saudável. Comer uma dieta nutritiva balanceada e exercícios regulares pode afetar muito os níveis de açúcar no sangue. Mas às vezes, levar um estilo de vida saudável não é suficiente para tratar essa condição. Também é necessária medicação, o que pode ajudar a insulina no corpo a funcionar de forma mais otimizada. Pessoas com diabetes tipo 2 também devem medir regularmente seus níveis de açúcar no sangue, para monitorar seus níveis de açúcar no sangue. Se o açúcar no sangue não baixar, o médico pode recomendar injeções de insulina. A diferença entre o diabetes tipo 1 e tipo 2 afeta muito as etapas do tratamento. Portanto, é importante que você entenda mais sobre a condição de cada um desses tipos de diabetes. Consulte imediatamente um médico se sentir os sintomas acima.

Qual é a diferença entre açúcar no sangue e diabetes?

Níveis elevados de açúcar no sangue, também conhecidos como hiperglicemia, podem reduzir a capacidade das células beta de produzir insulina. Deve ser entendido que essa condição de açúcar elevado no sangue não indica necessariamente que você tem diabetes. No entanto, você terá um risco maior de desenvolver diabetes ou poderá dizer que tem pré-diabetes. Os níveis elevados de açúcar no sangue podem fazer com que as células beta liberem insulina continuamente na corrente sanguínea. As células beta que trabalham muito com o tempo ficam cansadas e sua função de trabalho pode diminuir até causar danos permanentes. De acordo com um estudo intitulado Toxicidade por glicose, a toxicidade do açúcar no sangue é explicada como uma condição que pode levar ao diabetes tipo 2. Isso ocorre porque a toxicidade da glicose também pode causar resistência à insulina, que é um fator que contribui para o diabetes tipo 2.

Quais alimentos podem reduzir os níveis de açúcar no sangue?

Regular uma dieta saudável é um dos principais fatores para manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue. Enquanto alguns alimentos com alto teor de açúcares adicionados e carboidratos refinados podem contribuir para as flutuações do açúcar no sangue, outros podem otimizar o controle do açúcar no sangue e, ao mesmo tempo, promover a saúde geral. Aqui estão alguns alimentos redutores de açúcar no sangue que são bons para comer:

1. Brócolis

Composto sulforafano é um tipo isotiocianato que tem propriedades redutoras de açúcar no sangue. O produto químico presente no brócolis é produzido quando o brócolis é picado ou mastigado devido a uma reação entre um composto de glucosinolato denominado glucorafanina e a enzima mirosinase. Observe a melhor maneira de aumentar a disponibilidade sulforafano de brócolis é desfrutar de brócolis e brotos de brócolis crus ou levemente cozidos no vapor.

2. Abóbora

Esta fruta colorida cheia de fibras e antioxidantes é uma ótima escolha para regular o açúcar no sangue. Na verdade, sabe-se que a abóbora é usada há muito tempo como remédio tradicional para diabetes em muitos países como o México e o Irã. Além de conter fibras e antioxidantes, a abóbora também é rica em carboidratos chamados polissacarídeos. Métodos de cura com extrato de abóbora e pó demonstraram reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue em estudos com humanos e animais.

3. Amendoim

A American Heart Association explica que comer nozes pode ser uma forma eficaz de ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Um estudo com 25 pessoas com diabetes tipo 2 mostrou que comer nozes e amêndoas ao longo do dia como parte de uma dieta baixa em carboidratos pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e após as refeições.

4. Oyong

Oyong ou quiabo é uma fruta comumente usada como vegetal. Oyong merece ser incluído na lista de uma das frutas redutoras de açúcar no sangue porque é rico em compostos redutores de açúcar no sangue, como polissacarídeos e antioxidantes flavonóides contidos nele. Na Turquia, as sementes de quiabo são usadas há muito tempo como remédio natural para tratar o diabetes, devido aos seus benefícios eficazes na redução do açúcar no sangue no corpo.