O salto altético: técnicas, regras e história fundamentais

O salto em comprimento é um esporte atlético cujos movimentos combinam várias técnicas, que vão desde a corrida, como proporcionar repulsão, até o salto de forma a chegar o mais longe possível ao ponto de saltar. Antes de dar um salto, o jogador deve correr e pular no momento certo para colocar os pés na caixa de areia como alvo o mais longe possível. Se o método de salto não estiver correto, como o pé cruzando o limite da caixa, o jogador pode não obter uma pontuação. Na competição de salto em distância, cada jogador geralmente terá a oportunidade de fazer seis saltos.

História do salto em distância

O salto em distância foi competido pela primeira vez nas antigas Olimpíadas da Grécia. Mas naquela época, a forma de fazer era diferente. A competição de salto em distância, que é semelhante aos tempos modernos, foi incluída pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1896. O desenvolvimento do atletismo na própria Indonésia começou desde a era colonial holandesa. No entanto, a organização atlética oficial da Indonésia só foi estabelecida em 3 de setembro de 1950 e foi nomeada Associação de Atletismo da Indonésia (PASI).

Estilo em salto em distância

Para conseguir realizar um salto em distância com sucesso, há muitas coisas a se considerar ao praticar este esporte, incluindo o estilo do salto. Existem três estilos de salto em distância: o estilo agachamento, o estilo pendurado e a marcha aérea. A diferença entre os estilos de salto é indicada pelo estado da postura do saltador ao pairar no ar. Aqui está uma explicação mais completa.
  • Estilo step ou agachamento (estilo float)

Este estilo é geralmente recomendado para iniciantes ou pessoas que estão aprendendo a fazer o salto em distância. Chamado de estilo de agachamento porque, quando no ar, a posição do corpo parece que uma pessoa está agachando.
  • Estilo pendurado (estilo pendurado)

É chamado de estilo pendurado porque ao fazer um salto com este estilo, a posição das pernas fica pendurada com os dois joelhos formando um ângulo reto. A posição dos dois braços está acima da cabeça, então parece que está pendurada.
  • Andando no ar

Ao executar um movimento de salto andando no ar, a posição das pernas balança ou avança, de forma que parece que uma pessoa está caminhando. A posição da mão neste estilo também oscila.

Técnica básica de salto em distância

No salto em distância existem várias técnicas que devem ser realizadas, a saber:

1. Técnica de prefixo

A técnica inicial usada no salto em distância é correr até o ponto inicial do salto. A velocidade de corrida terá um efeito significativo na distância de salto que pode ser alcançada. O saltador deve correr do ponto inicial ao ponto de salto antes da caixa de aterrissagem. Se a posição do pé do saltador exceder o limite devido a correr no caminho ou velocidade errada, o salto não será contado. A distância inicial usual e comum usada por saltadores (atletas) em competições de salto em distância é de 40-50 metros para homens e 30-45 metros para mulheres.

2. Técnica de foco

A técnica do pedestal no salto em distância é feita quando o saltador chega ao final da corrida e tem que começar em uma prancha ou pedestal usando o pé mais forte para pular o mais longe possível. Durante o repouso, a posição do corpo do saltador não deve ser muito inclinada e deve garantir que a repulsão seja forte e equilibrada. Não apenas a posição das pernas, o movimento do balanço do braço também desempenha um papel no sucesso da técnica do pedestal. O balanço adequado ajudará a aumentar a altura do salto e pode tornar o corpo mais equilibrado.

3. Técnica de flutuação

Após o jogador pular do pedestal, ele entrará na fase de flutuação. Ao fazer um movimento de flutuação, o equilíbrio do corpo deve ser mantido. Balançar os dois braços pode ajudar o saltador a manter um melhor equilíbrio.

4. Técnica de pouso

A técnica de pouso é uma técnica básica de salto em distância crucial. Pois, o pouso será contado como a distância final e determinará a vitória. Ao pousar, não deixe seu corpo ou braços caírem para trás. A posição de aterrissagem recomendada é posicionar os calcanhares e os pés juntos. A aterrissagem das duas pernas também precisa ser seguida por um impulso da pelve para a frente. Isso ajudará a evitar que seu corpo caia para trás e a reduzir o risco de lesões.

Instalação de competição de salto em distância

Na prova oficial de salto em distância, existem várias instalações que precisam ser preparadas como meio de salto, como as seguintes.
  • Pista de corrida

A pista de corrida preparada tem normalmente 45 metros de comprimento e 1,22 metros de largura.

Viga de pedestal No final da pista de corrida é necessária a preparação de uma viga de suporte com largura conforme a pista e espessura de 5 cm de altura e 20 m de largura. A distância entre o pedestal e a banheira de salto é de 1 metro.

  • pular banheira

A banheira de salto é onde o saltador aterrissa. Esta banheira é preenchida com areia e feita com um comprimento de banheira de salto de 9 metros e uma largura de banheira de salto de 2,75 metros.

Como medir o salto no salto em distância

Na partida de salto em distância, o jogador que conseguiu dar o salto mais longe sairá como o vencedor. Cada saltador geralmente terá a oportunidade de saltar seis vezes. A distância do salto é medida da seguinte maneira.
  • As medições são feitas por um júri de medição que geralmente é composto por duas pessoas.
  • As medições serão feitas se o salto for válido.
  • A medição do salto é realizada a partir do final do pedestal mais próximo da caixa de areia, até a marca de pouso inicial.
Um saltador é declarado falha e seu salto não será contado se:
  • Ao executar a técnica do pedestal, os pés ou outras partes do corpo tocam o solo atrás da linha de suporte (a área entre a viga do pedestal e a caixa de areia).
  • Dê um salto do lado de fora do pedestal.
  • Na aterrissagem, o saltador atinge o solo fora da zona de aterrissagem ou corpo de salto antes de fazer uma aterrissagem adequada no corpo de aterrissagem.
  • Depois que o salto for concluído, o saltador caminha de volta pela banheira de salto.

    Aterrissando dando uma cambalhota

[[Artigo relacionado]]

Benefícios para a saúde do salto

Os benefícios de praticar esportes que tenham movimentos de salto para a saúde são vários, como os seguintes:
  • Saltar pode ajudar os músculos a ficarem mais fortes e mais formados
  • Pode ajudar a queimar calorias em excesso
  • Aumenta a densidade óssea e fortalece os ossos
  • Bom para a saúde do coração e dos pulmões
  • Aumenta o metabolismo
  • Melhore o equilíbrio e a coordenação
  • Ajude a reduzir o estresse
O salto em distância é um ramo do atletismo. Este esporte pode não ser tão popular na Indonésia. No entanto, com prática diligente, as sementes dos futuros atletas não são impossíveis de emergir.