10 causas da caspa e como se livrar dela

A caspa é um problema trivial, mas pode interferir na aparência. As causas da caspa são muito diversas, variando da idade ao estresse. Conhecendo as várias causas da caspa e como superá-las, espera-se que você possa evitar seu reaparecimento no futuro. A caspa é uma doença da pele caracterizada por descamação da pele no couro cabeludo. Um sintoma facilmente reconhecível da caspa é a presença de escamas no couro cabeludo que se espalham pelo cabelo até cair na área dos ombros. Normalmente, a caspa também é acompanhada de coceira no couro cabeludo. Embora não seja contagiosa, a presença de caspa pode causar desconforto, constrangimento e aparência. Especialmente com o tipo de caspa que é "incomum" ou teimosa. Portanto, é muito importante reconhecer as várias causas da caspa e como lidar com elas de forma adequada.

As causas da caspa que você precisa saber

Antes de saber as várias causas desta caspa irritante, também o ajudará a saber mais sobre a caspa. Aqui estão as várias causas da caspa sobre as quais você deve saber mais.

1. Dermatite seborréica

A dermatite seborreica é comum no couro cabeludo. Uma das causas mais comuns de caspa é a dermatite seborreica. A dermatite seborréica é uma doença de pele que afeta com mais frequência a área do couro cabeludo. É caracterizada por manchas espessas e escamosas, como flocos de pele morta que se movem, que são recorrentes. Pessoas com dermatite seborréica geralmente têm pele irritada e oleosa e são propensas à caspa. Além do couro cabeludo, a dermatite seborréica também pode ocorrer na pele que contém muitas glândulas sebáceas, a saber, o rosto, as dobras do nariz, as sobrancelhas, as orelhas, as pálpebras e o tórax.

2. Raramente penteando o cabelo

A próxima causa da caspa é o cabelo raramente penteado. Aparentemente, o hábito de pentear o cabelo é muito bom para prevenir a caspa. O motivo é que pentear o cabelo pode ajudar a esfoliar o couro cabeludo normalmente. Cabelo que raramente é penteado aumenta o risco de caspa.

3. Cogumelos

A causa da caspa também pode vir de uma infecção fúngica. Os fungos também podem causar o aparecimento de caspa, especialmente no inverno ou na estação chuvosa. Porque, quando não há exposição ao sol, fungos podem crescer no couro cabeludo e causar caspa. O tipo de fungo que geralmente se reproduz no couro cabeludo é: Malassezia. Esse tipo de fungo forçará a produção de novas células da pele. As novas células do couro cabeludo podem se misturar com a oleosidade do cabelo e do couro cabeludo.

4. Pele seca

O couro cabeludo seco também pode ser uma causa de caspa, que deve ser tratada imediatamente. Diferente da caspa em geral, os sintomas da caspa devido à pele seca parecerão menores e não oleosos.

5. Lavar o cabelo com menos frequência ou com frequência

Aparentemente, lavar o cabelo com muita frequência também pode ser a causa da caspa. Porque, o couro cabeludo que é frequentemente exposto a produtos de shampoo pode causar irritação. Além disso, existem alguns produtos de shampoo que podem causar coceira, vermelhidão e couro cabeludo escamoso. No entanto, supõe-se que a lavagem raramente também pode aumentar a quantidade de óleo e células mortas da pele na cabeça, aumentando assim o risco de surgimento de caspa. Infelizmente, esta afirmação não é apoiada por pesquisas médicas.

6. Doença de pele

Várias doenças de pele, como psoríase a eczema, podem ser a causa da caspa. Além disso, essa doença de pele de aparência muito perturbadora também pode aumentar a quantidade de caspa que aparece no cabelo. Tinea capitis , infecções fúngicas que também estão incluídas nesta lista de doenças de pele podem causar o aparecimento de caspa.

7. Certas condições médicas

Certas condições médicas podem causar o aparecimento de caspa. Outras causas da caspa são certas condições médicas experimentadas por uma pessoa. Chame isso de doença de Parkinson, que pode tornar as pessoas mais suscetíveis à caspa. Além disso, um estudo mostrou que as pessoas com HIV são mais propensas a desenvolver dermatite seborréica, de modo que a caspa é fácil de surgir. Além disso, os pacientes que estão passando pelo processo de cura de derrames e ataques cardíacos também são mais propensos a ter caspa.

8. Dieta

Quem poderia imaginar que a dieta poderia aumentar o risco de caspa? Especialmente se você não comer alimentos contendo minerais suficientes zincoe vitaminas B. Felizmente, existem muitos alimentos que contêm zinco, como a carne bovina (4,8 miligramas). zinco), queijo cheddar (28% da ingestão diária recomendada), ovos (5% da ingestão diária recomendada), ao chocolate amargo (3,3 miligramas de zinco). Enquanto isso, você pode encontrar opções de alimentos que contêm vitaminas B, desde carne, frango, ovos, leite, brócolis, espinafre e abacate.

9. Estresse

O estresse dos transtornos mentais também está incluído na lista das causas da caspa que devem ser evitadas. Além de prejudicar a saúde mental, verifica-se que o estresse tem um impacto negativo na saúde do couro cabeludo. O estresse pode enfraquecer o sistema imunológico do corpo, tornando o couro cabeludo mais sujeito à caspa.

10. Fatores de idade e gênero

A última causa da caspa é o fator idade. Isso ocorre porque a caspa é mais comum em adolescentes e adultos. Além disso, a caspa também é mais comum em homens do que em mulheres. Os especialistas acreditam que os fatores hormonais que tornam os homens mais suscetíveis à caspa.

Como se livrar da caspa teimosa

Para o tipo de caspa que causa coceira intensa e ocorre continuamente, é melhor consultar um médico. Seu médico pode lhe dar recomendações sobre como lidar com a caspa certa para a causa da caspa que você está enfrentando. Enquanto isso, para tipos leves de caspa sem uma causa específica, o uso de medicamentos anti-caspa ou xampus anticaspa pode ajudar a superar a descamação do couro cabeludo e a coceira que isso causa. Para obter o shampoo anticaspa certo, você realmente precisa experimentá-lo o máximo possível. Vários tipos de conteúdo de shampoo anticaspa são eficazes como uma forma de se livrar da caspa teimosa, incluindo:

1. Shampoo de piritiona de zinco

Um dos ingredientes de um poderoso shampoo anticaspa é a piritiona de zinco. Este tipo de shampoo contém propriedades antibacterianas e antifúngicas. Ele age retardando o crescimento de fungos no couro cabeludo.

2. Usando shampoo anticaspa

CABEÇA E OMENTOS O mentol frio pode superar a caspa

Outra maneira de lidar com a caspa que você pode tentar é usar um shampoo anticaspa que tenha se mostrado eficaz, como o shampoo anti-caspa HEAD & SHOULDERS Mentol frio.

Este shampoo anticaspa da HEAD & SHOULDERS tem uma nova fórmula de três ações, começando pela limpeza da caspa, protegendo e hidratando o couro cabeludo desde a primeira vez que você o lava.

Além disso, este shampoo pode proporcionar uma sensação de frescor no couro cabeludo para que você se sinta revigorado após usá-lo.

3. Shampoo à base de alcatrão

Os shampoos à base de alcatrão também podem ajudar a aliviar as causas da caspa, desde dermatite seborréica até psoríase. O conteúdo antifúngico pode ajudar a reduzir a produção de células excessivas da pele. No entanto, o uso de shampoos à base de alcatrão pode aumentar a sensibilidade do couro cabeludo à exposição ao sol. Portanto, é muito importante que você use proteção para a cabeça quando estiver fora de casa.

4. Ácido salicílico

Os xampus contendo ácido salicílico podem ser usados ​​como um poderoso remédio para a caspa. O ácido salicílico atua reduzindo a quantidade de caspa crocante encontrada no couro cabeludo.

Como lidar com a caspa com ingredientes naturais

Além de usar shampoo anticaspa, você também pode tentar maneiras de lidar com a caspa com ingredientes naturais. Embora os resultados não sejam instantâneos, o uso desses ingredientes naturais pode minimizar os possíveis efeitos colaterais. Aqui estão alguns ingredientes naturais que podem ser usados ​​como forma de lidar com a caspa naturalmente.

1. Óleo da árvore do chá

Uma maneira de lidar com a caspa com ingredientes naturais é óleo da árvore do chá . Beneficiar óleo da árvore do chá vem de suas propriedades antimicrobianas e antiinflamatórias, que podem ajudar a aliviar os sintomas da caspa. Um estudo revelou que óleo da árvore do chá capaz de combater tipos específicos de fungos que causam o aparecimento de caspa e dermatite seborréica.

2. óleo de coco

O óleo de coco pode ser usado como uma forma de tratar a caspa com ingredientes naturais. O óleo de coco pode aumentar a hidratação da pele e prevenir o agravamento da caspa da pele seca. Você pode massagear o couro cabeludo com 3-5 colheres de sopa de óleo de coco antes de lavar.

3. Aloe vera

Acredita-se que as propriedades antibacterianas e antifúngicas do aloe vera ajudam a combater a caspa, reduzindo seus sintomas e inflamação. Leia também: Conheça várias maneiras de se livrar da caspa com ingredientes de cozinha

Quando você deve ir ao médico?

Geralmente, a caspa não aumenta o risco de complicações. No entanto, existem algumas condições a serem observadas. Se algum dos sintomas abaixo aparecer, vá imediatamente ao médico para tratamento médico:
  • Sintomas de infecção, como inchaço e vermelhidão da pele.
  • A caspa também não desaparece após o tratamento.
  • Sinais de doenças de pele como eczema, psoríase.
  • Coceira no couro cabeludo.
[[artigos relacionados]] Não tenha vergonha de ir ao médico para saber como se livrar da caspa. Especialmente se você já teve complicações ou diminuição da autoconfiança devido à caspa. Você também pode consulta direta com médico no aplicativo de saúde da família SehatQ para saber mais sobre as causas da caspa e como superá-las. Como, faça o download agora em App Store e Google Play .