Esta é a definição de citoplasma e suas funções para humanos

As células são a menor parte dos organismos vivos, incluindo o corpo humano. Dentro da célula, existem partes celulares que têm funções próprias, uma das quais é o plasma celular, também denominado citoplasma. Citoplasma é a parte da célula que está na forma de um líquido e está fora do núcleo (núcleo da célula). A maior parte (80-85 por cento) do fluido no citoplasma é água, enquanto o resto é proteína (10-15 por cento), lipídios (2-4 por cento), polissacarídeos (1 por cento) e ácidos nucléicos (1 por cento). A área do citoplasma está confinada ao exterior da membrana plasmática, à bicamada lipídica e ao interior da membrana nuclear. Na maioria das aplicações citológicas, as células normais têm um citoplasma homogêneo com grânulos ou inclusões ocasionais.

Função citoplasmática

A principal tarefa do citoplasma é apoiar e garantir a segurança das moléculas celulares e organelas que nele residem. As próprias organelas são pequenas estruturas celulares no citoplasma que desempenham funções específicas em células procarióticas (bactérias) e células eucarióticas (em plantas, animais e humanos). Além disso, como a parte fluida da célula, o citoplasma também desempenha as seguintes funções:
  • Ajuda a mover compostos dentro das células.
  • Dissolvendo o resto do metabolismo celular.
  • Torna-se uma área ativa na célula por meio de um processo chamado Stream citoplasma. Isso se deve à presença de sal no citoplasma, de modo que o fluido nele pode conduzir sinais elétricos para suportar muito bem as atividades celulares.
  • Transporte de material genético. Com a presença do citoplasma, o material genético tem a garantia de estar seguro e sem danos mesmo quando colidem no interior da célula.
Sem citoplasma, a célula perderá sua forma e entrará em colapso e se achatará. Sem citoplasma, as organelas também não podem flutuar dentro da célula, interrompendo o desempenho geral da célula. [[Artigo relacionado]]

A parte da célula encontrada no citoplasma

No citoplasma existem várias organelas importantes que devem ser mantidas em segurança, a saber, o retículo endoplasmático, ribossomos, aparelho de Golgi, mitocôndrias, lisossomas e perixissomos. A seguir está uma descrição de cada uma dessas organelas.
  • Retículo Endoplasmático (RE)

Quando vista ao microscópio, essa parte do citoplasma tem a forma de uma membrana sinuosa com o objetivo de produzir energia para a célula. O retículo endoplasmático consiste em dois tipos, a saber RE rugoso (superfície coberta por ribossomos) e RE liso (não coberto por ribossomos). A função do retículo endoplasmático é formar tecidos, fornecer enzimas ao longo do RE e transportar várias substâncias. É também um dos componentes celulares necessários para formar fosfolipídios, colesterol e carboidratos.
  • Aparelho de Golgi

Os aparelhos ou corpos de Golgi têm forma de placa convexa como um saco e são muito ativos nas células secretoras, como o pâncreas e as glândulas salivares. Essa organela é responsável por transportar as substâncias produzidas pelo RE (geralmente na forma de proteínas) para a membrana celular.
  • Ribossomos

Esta organela está na forma de um grânulo composto de ácido ribonucleico (RNA) e proteína e tem a função de síntese protéica. Os ribossomos podem se mover livremente no citoplasma ou anexados ao ER, então se dividir e formar hemoglobina em eritroblastos que se tornarão eritrócitos.
  • Mitocôndria

Essa parte do citoplasma pode ser considerada a fábrica de energia da célula, pois é responsável por converter as gorduras em carboidratos para que a energia surja na forma de ATP. Nas mitocôndrias, existem enzimas que são capazes de liberar energia na forma de alimento no processo de respiração celular, filtrar a energia dos nutrientes e fornecer as substâncias necessárias a todas as partes da célula.
  • lisossomos

Os lisossomos têm a forma de bolsas ovais ou redondas e são revestidos por uma membrana. Os lisossomos contêm enzimas que podem digerir fosfolipídios, lipídios e proteínas e funcionam como decompositores de organelas celulares danificadas.
  • Peroxissomos

Os peroxissomos são semelhantes em tamanho aos lisossomas e geralmente contêm uma ou mais enzimas envolvidas na reação de oxidação para produzir peróxido de hidrogênio (H2O2). Por peroxissomos, o peróxido de hidrogênio é usado para outras reações de oxidação ou dividido em água e oxigênio. Uma das tarefas dessa organela no citoplasma é oxidar ácidos graxos longos em mais curtos. Uma vez encurtados, os ácidos graxos são transportados para a mitocôndria para oxidação completa. Nas células hepáticas e renais humanas, os peroxissomos também funcionam para desintoxicar várias moléculas tóxicas que entram no sangue, como o álcool. Essas são várias explicações relacionadas ao citoplasma e sua anatomia. Esperançosamente, esta explicação pode ser útil para aqueles de vocês que a lerem.