O tecido gengival é macio e sensível, por isso não é surpreendente que haja muitas coisas que podem causar distúrbios gengivais. As gengivas afetadas geralmente ficam inchadas e doloridas. No entanto, não é raro que os distúrbios gengivais também não apresentem sintomas. Um dos distúrbios gengivais que costuma afetar muitas pessoas é o inchaço das gengivas. As gengivas inchadas podem variar em localização, desde as gengivas da frente até as de trás, que são de difícil acesso. Aqui está uma explicação de gengivas inchadas que você precisa considerar.
Causas de gengivas inchadas
Existem várias doenças que podem causar inchaço nas gengivas. A maioria são doenças que também podem atacar as gengivas em outras partes, como gengivite, candidíase oral (sapinho) ou periodontite. Além disso, uma doença que causa especificamente o inchaço das gengivas é a pericoronite. A pericoronite é uma doença ao redor dos dentes do siso (terceiros molares), na qual o tecido da gengiva dorsal incha e infecciona. Os terceiros molares são os últimos molares a crescer e estão localizados na parte posterior da mandíbula. Os dentes do siso geralmente só começam a crescer quando a pessoa entra na adolescência ou mesmo na casa dos vinte. A pericoronite pode ocorrer quando novos dentes do siso emergem parcialmente na superfície das gengivas e fazem com que a superfície das gengivas se abra. Isso fornece uma abertura para as bactérias entrarem ao redor do dente e causar infecção. Vários restos de comida e placas deixados para trás ficam presos sob as dobras das gengivas ao redor dos dentes (opérculo dentário) para irritar a gengiva e causar pericoronite. Quando a pericoronite piora, a infecção pode causar inchaço e dor na mandíbula, bochechas e até mesmo no pescoço do paciente. Existem várias coisas que podem ser um fator de risco para pericoronite, incluindo:- Os dentes do siso crescem na idade adulta jovem (20-29 anos)
- Dentes do siso que não cresceram totalmente
- Há um opérculo (excesso de tecido gengival) acima dos dentes do siso que estão crescendo
- Não manter a higiene dental e oral
- Esgotamento emocional e estresse
- Gravidez.
Sintomas de gengivas inchadas
Os sintomas de inchaço das gengivas nas costas devido à pericoronite incluem o seguinte:- Dor na parte de trás das gengivas. Em condições agudas, essa dor pode se irradiar para outras partes, incluindo mandíbula, bochechas e pescoço
- gengivas avermelhadas
- Gengiva fica macia
- Inchaço do tecido gengival causado pelo acúmulo de líquido infeccioso (pus)
- Há vazamento de pus da gengiva que dá um gosto ruim na boca
- Gânglios linfáticos inchados no pescoço
- Mau hálito (halitose)
- Dificuldade em abrir a boca (trismo)
- Febre
- Dificuldade em engolir (disfagia)
- Perda de apetite.