9 causas de urticária recorrente e a maneira certa de superá-la

Urticária é uma doença cutânea que coça acompanhada por caroços vermelhos que se espalham pela pele. Também conhecida como urticária, essa condição pode aparecer na pele do rosto, braços, tronco ou pernas. Saber a causa das urticárias pode deixar as pessoas mais alertas para evitá-las e obter o tratamento adequado.

O que faz com que a urticária fique atenta?

A urticária é causada por uma reação alérgica a uma exposição a um gatilho, como alimentos, pêlos de animais, látex, a drogas. Quando você tem uma reação alérgica, seu corpo libera histamina no sangue. A histamina é um composto químico liberado pelo corpo na tentativa de combater infecções. Na maioria das pessoas, o processo de liberação de histamina desencadeia o aparecimento de sintomas de uma reação alérgica, como coceira, inchaço e outros. Os vários gatilhos que podem causar urticária são os seguintes.

1. Alergias alimentares

Uma das causas da recorrência frequente de urticária pode vir dos alimentos consumidos. Existem muitos tipos de alimentos que podem causar urticária. Todo mundo geralmente tem gatilhos diferentes. Os tipos de alimentos que costumam causar urticária incluem amendoim, camarão, ovos, frutos do mar ou frutas vermelhas. Além disso, as colmeias também podem ser desencadeadas por uma série de aditivos alimentares, incluindo corantes artificiais e conservantes. Se a recorrência da urticária for causada por uma alergia alimentar, os sintomas geralmente aparecem, como inchaços vermelhos e com coceira, que aparecem logo após a ingestão do alimento que desencadeia a alergia. No entanto, alguns podem demorar várias horas até que os sintomas apareçam. Se você suspeitar de uma alergia alimentar como causa da urticária, preste atenção ao tipo de alimento que ingere e consulte imediatamente um médico para obter medicamentos prescritos.

2. Látex

Para pessoas que têm alergia ao látex, comer bananas, kiwis ou manga pode causar urticária na pele. Os sintomas geralmente aparecem 12-24 horas após o consumo do alimento que causa a alergia.

3. Exposição a produtos químicos

Aditivos em alimentos, suplementos, matérias-primas cosméticas e cremes dentais, para algumas pessoas, podem ser uma causa de recorrência de urticária. Assim como urticária que ocorre devido a alergias ao látex, coceira e urticária devido à exposição química geralmente ocorrem 12-24 horas após o contato.

4. Remédio

Para algumas pessoas, medicamentos, como antibióticos, ibuprofeno e aspirina, podem causar recorrência frequente da urticária. Se a recorrência da urticária for causada pela ingestão de medicamentos, a duração do aparecimento dos sintomas pode variar amplamente, desde imediatamente, dias a semanas após a ingestão do medicamento.

5. Temperaturas quentes e frias

As causas da urticária podem aparecer imediatamente dentro de minutos quando você é exposto a ar muito frio ou quente. Mudanças súbitas de temperatura, de frio para quente, também podem causar o reaparecimento de urticária. Para algumas pessoas, o excesso de luz solar também pode ser a causa de urticária, que frequentemente reaparece em minutos, sempre que são expostas a calor excessivo. No entanto, isso não significa que você seja alérgico à exposição ao frio ou ao calor. De acordo com um alergista e imunologista de Los Angeles, essa condição é mais uma condição da pele que é muito sensível a vários climas ao ar livre. Para evitar isso, você não precisa evitar completamente o ar externo. Os médicos podem prescrever anti-histamínicos, para que o corpo possa ser protegido das mudanças no ar que ocorrem. Assim, você pode aproveitar tanto o verão quanto o inverno sem se preocupar em voltar a urinar.

6. Sintomas de certas doenças

Se a causa da urticária reaparece freqüentemente dentro de um mês ou mais (crônica), pode ser um sinal de certas condições médicas que estão ocorrendo. Pacientes com lúpus, linfoma, doença da tireoide, hepatite, doença autoimune e HIV apresentam sintomas semelhantes a urticária. Urticária crônica geralmente pode ser tratada com medicamentos.

7. Estresse

Um estudo prova que o estresse excessivo pode fazer com que o sistema imunológico diminua, tornando-o mais suscetível a problemas de pele, incluindo urticária. O motivo é que, quando este causa urticária, o corpo produz mais adrenalina do que o normal. A adrenalina irá desencadear o aparecimento de inchaços vermelhos e com coceira, mas geralmente desaparecem dentro de 30-60 minutos. Além disso, o estresse associado a transtornos de ansiedade pode causar coceira no corpo de pessoas que apresentam urticária. Isso provoca a vontade de coçar as saliências da pele, causando a disseminação da urticária.

8. Pressão excessiva na pele

Quando você usa roupas muito justas, bolsas muito pesadas ou mesmo pulseiras ou colares muito justos, a urticária pode reaparecer 4-24 horas depois.

9. Sudorese

A transpiração excessiva também pode ser um sinal de que aparecerá urticária. No entanto, isso não significa que o suor é a causa da recaída. Para algumas pessoas, a transpiração é um sinal de aumento da temperatura corporal. Essa condição é comum quando você se exercita ou toma um banho quente. Quando você transpira, seu corpo produz acetilcolina. A acetilcolina é uma substância química no corpo que pode desencadear a degradação celular. Em algumas pessoas, a produção de acetilcolina pode afetar as células da pele, causando irritação, vermelhidão e inchaços que coçam.

Como tratar a urticária para que não voltem a ocorrer?

Depois de saber a causa da recorrência da urticária, você pode encontrar o tratamento mais adequado para essa condição. A urticária pode desaparecer espontaneamente sem tratamento, mas você precisa fazer algumas coisas para acelerar a cura. Aqui estão várias maneiras eficazes de tratar a urticária para que não voltem a ocorrer.

1. Tome um banho frio

Uma maneira de tratar a urticária para não voltar a ocorrer é tomar um banho frio. Banhos frios podem ajudar a aliviar a coceira na pele causada por urticária. Mesmo assim, não use água muito fria, pois pode desencadear a liberação de adrenalina e agravar as urticárias. Portanto, certifique-se de que a temperatura da água usada esteja fria o suficiente, sem causar frio.

2. compressa fria

Para aliviar a coceira e inchaços, você pode colocar uma compressa fria na área da pele que apresenta urticária. Enrole cubos de gelo em uma toalha macia e comprima a urticária várias vezes ao dia. No entanto, você não pode fazer como tratar a urticária para que ela não volte a ocorrer se a urticária for causada pelo ar frio.

3. Use creme para a pele

O tratamento eficaz da urticária que costuma ocorrer é usar um creme para a pele que contenha mentol ou calamina. A aplicação de um creme contendo 1% de mentol ou calamina demonstrou ser eficaz no alívio da coceira na pele. Este creme pode ser adquirido sem receita nas farmácias.

4. Evite os gatilhos de urticária

Como tratar urticária que costuma se repetir, é claro, evitando coisas que correm o risco de desencadear o aparecimento de sintomas. Por exemplo, se essa condição for provocada pela ingestão de camarão, não coma, mesmo que goste da comida.

5. Use roupas largas

Como tratar a urticária que costuma se repetir é usar roupas largas para ajudar a pele a respirar mais facilmente e reduzir o atrito entre as superfícies da pele. Assim, o processo de cicatrização devido à urticária pode ocorrer mais rapidamente.

6. Consumo de drogas

Os anti-histamínicos podem ser uma forma eficaz de tratar urticária para que não voltem a ocorrer. Alguns dos medicamentos anti-histamínicos mais comumente usados ​​para tratar urticária são loratadina, cetirizina, difenidramina e fexofenadina. Alguns desses medicamentos estão disponíveis apenas por meio de receita médica. Portanto, você deve verificar sua condição com seu médico primeiro para descobrir quais remédios para urticária podem ser usados. Em urticária grave, drogas do tipo esteróide, como prednisolona, ​​podem ser uma opção. No entanto, esse medicamento não pode ser adquirido gratuitamente e requer receita médica para obtê-lo. [[artigo relacionado]] Na verdade, urticária não é uma condição perigosa. Embora os sintomas possam desaparecer por conta própria, algumas pessoas podem ter uma recaída da condição que é bastante perturbadora. Urticária que freqüentemente reaparece também é conhecida como urticária crônica. Pessoas com urticária crônica podem sentir os sintomas por mais de 6 semanas. Essa condição geralmente reaparece em alguns meses ou anos. Se você costuma ter urticária recorrente, nunca é demais consultar um dermatologista. Isso também se aplica mesmo que essa condição possa desaparecer por conta própria. O médico examinará detalhadamente os sintomas e a história de recorrência de urticária que você experimentou. Assim, você pode antecipar os gatilhos para que a urticária não se repita e fornecer recomendações sobre como tratar a urticária para que ela não se repita. Se você ainda tiver dúvidas sobre as causas das urticárias que costumam ocorrer, tente pergunte ao médico diretamente através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Como, baixe agora via App Store e Google Play .