O aparecimento de crostas na pele é um processo normal que ocorre quando o ferimento está cicatrizando gradualmente. No entanto, se as crostas não forem tratadas adequadamente, podem causar infecção e purificação, tornando-se uma crosta purulenta. As crostas de fisting certamente não podem ser deixadas sozinhas. Porque as crostas de pus que não são tratadas adequadamente podem causar novos problemas de pele que são perigosos.
O que é uma crosta purulenta?
Uma crosta purulenta é uma condição em que o tecido cutâneo lesionado inflama devido a uma infecção bacteriana. As crostas purulentas são caracterizadas pela secreção de um líquido amarelo, branco-amarelado a marrom-amarelado. Normalmente, existem fluidos que causam odor e outros não. Basicamente, as crostas são uma reação natural do corpo para proteger a área lesada da pele contra infecções. Quando você se machuca, a pele sofre erosão e as plaquetas (células do sangue das plaquetas) formam um coágulo de sangue sobre a ferida para evitar que muito sangue saia. Camadas de células sanguíneas que se formam com o tempo vão endurecer e se transformar em uma crosta ou crosta. A aparência de uma crosta ou crosta é normal quando a ferida está cicatrizando gradualmente.
As crostas infectadas e cheias de pus são conhecidas como crostas cheias de pus. Além disso, o tecido da pele se regenera de modo que as crostas fornecem espaço para que uma nova pele cresça em seu lugar. No entanto, a condição pode levar de dias a semanas, dependendo da gravidade da lesão. Se as crostas não forem tratadas adequadamente, podem infeccionar e se transformar em crostas cheias de pus.
O que causa crostas purulentas?
A crosta purulenta é uma condição da pele ferida inflamada por bactérias. As bactérias mais comuns que causam crostas cheias de pus são:
Staphylococcus aureus ou
Streptococcus pyogenes . Ambos os tipos de bactérias são capazes de secretar toxinas que podem danificar o tecido cutâneo lesado, causando pus.
As crostas de pus devem ser cobertas com uma bandagem ou gaze estéril. O pus é um líquido branco-amarelado ou marrom-amarelado resultante da reação do sistema imunológico do corpo para combater infecções. Quando o corpo detecta uma infecção, ele envia neutrófilos (glóbulos brancos) e seus componentes para matar patógenos, como bactérias ou fungos. Durante o processo, alguns dos neutrófilos e tecidos ao redor da área infectada morrerão. Pus é uma acumulação de glóbulos brancos e deste tecido cutâneo morto.
Quais são as características e sinais de crostas de pus?
Além do pus que sai das crostas, os sinais de uma crosta purulenta geralmente são acompanhados por outros sintomas. Por exemplo, a pele na área da crosta ficará quente, a pele fica vermelha na área da crosta, linhas vermelhas aparecem na área da crosta, seguidas de dor e inchaço. Se a condição for grave, os sintomas apresentados podem ser semelhantes aos sintomas da gripe, como febre, calafrios e sensação de fraqueza.
Tipos de feridas com tendência a crostas purulentas
Basicamente, qualquer ferida aberta pode desenvolver crostas de pus se for infectada por um fungo ou bactéria. Existem vários tipos de feridas que podem apresentar crostas de pus, por exemplo:
1. Ferimento por abrasão
Uma abrasão é um tipo de ferida que ocorre quando a pele se esfrega contra uma superfície áspera, como uma estrada pavimentada. Um exemplo de abrasão é quando você cai de uma motocicleta ou bicicleta. Se esse tipo de ferida não for limpo adequadamente, pode causar infecção, resultando em uma crosta cheia de pus.
2. Ferida cirúrgica
As feridas cirúrgicas podem se transformar em crostas de pus se não forem tratadas adequadamente. Uma crosta de pus na cicatriz da incisão cirúrgica indica uma complicação pós-operatória na forma de infecção. Esta condição também é conhecida como
infecção de sítio cirúrgico (SSI). De acordo com a Johns Hopkins Medicine, as pessoas que passam por cirurgia têm uma chance de 1 a 3 por cento de ter esse tipo de infecção de ferida operatória.
3. Lesões sofridas por pessoas com certas condições
As feridas sofridas por pessoas com certas condições também estão sujeitas a feridas purulentas. Por exemplo, alguém que tem diabetes, câncer ou uma doença que enfraquece o sistema imunológico do corpo. O mesmo ocorre com crianças, pessoas com mais de 65 anos, fumantes, obesidade ou pessoas que tomam corticosteroides.
Como tratar as crostas purulentas em casa?
Se uma crosta de pus apresentar uma infecção grave, você deve consultar um médico imediatamente. Na verdade, como tratar uma crosta de pus depende da gravidade da infecção. Se as crostas de pus que você experimentou forem pequenas e ainda não graves, há várias maneiras de tratar as crostas de pus em casa, como:
1. Não descasque crostas purulentas
Uma maneira de tratar as crostas purulentas é não descascá-las. Embora você possa sentir que pode exsudar pus atrás da crosta, na verdade está empurrando um pouco do pus para dentro da pele. Como resultado, não é impossível que crostas de pus realmente evoluam para outras infecções e surjam novas feridas.
2. Limpe as crostas de pus que abrem acidentalmente
Se a crosta purulenta acidentalmente descascar, limpe o ferimento imediatamente, lavando-o com água e sabão para não causar uma infecção mais grave. Em seguida, aplique uma pomada para crostas purulentas na forma de antibióticos. Em seguida, cubra a crosta descascada de pus com uma bandagem ou gaze esterilizada.
3. Faça uma compressa quente
A maneira de tratar as crostas purulentas naturalmente é aplicar uma compressa quente. O truque é comprimir as crostas de pus com um pano macio ou uma toalha umedecida com água morna. Você pode fazer isso por 5 minutos e repetir essa etapa várias vezes ao dia para que as crostas de pus sequem mais rápido. Se as crostas de pus que você experimentou forem profundas o suficiente e houver uma infecção grave, você deve consultar um médico imediatamente para o tratamento adequado. O médico pode realizar um pequeno procedimento para drenar o pus. Além disso, o médico também pode prescrever um medicamento para sarna purulenta na forma de antibióticos para prevenir o aparecimento de uma infecção mais grave.
Existe cura para as crostas purulentas?
Em alguns tipos de crostas de pus que ainda são relativamente leves, você pode tratá-las com vários tipos de medicamentos que também podem estar disponíveis em um kit de primeiros socorros em casa. Existem vários tipos de crostas purulentas que podem ser usados, incluindo:
1. Vaselina
Um dos medicamentos para crostas purulentas que podem ser usados para acelerar a cicatrização de feridas é
vaselina . Você pode manchar
vaselina para a área da pele que apresenta crostas de pus.
Vaselina pode acelerar a cicatrização de feridas, prevenir coceira na área da pele ferida e prevenir a formação de crostas maiores e mais profundas.
2. Pomada antibiótica
O uso de pomada para crostas purulentas na forma de antibióticos pode ser necessário para acelerar a cicatrização. O uso de pomada antibiótica visa prevenir infecção na área da pele lesada. Vários tipos de pomadas para crostas purulentas que podem ser usados para prevenir infecções e manter a área da ferida úmida são bacitracina, neosporina e polisporina. Você pode usar pomada para sarna após limpar a ferida, lavando-a com água corrente e sabão. Esta etapa visa evitar uma infecção mais grave. Em seguida, cubra a crosta aberta de pus com uma bandagem ou gaze esterilizada.
As crostas de pus podem ser evitadas?
Você pode não ser capaz de evitar o aparecimento de crostas de pus. No entanto, existem várias maneiras de prevenir crostas de pus causadas por infecções bacterianas
Staph , Incluindo:
1. Não descasque as crostas enegrecidas
Uma maneira de evitar crostas inflamadas é não descascá-las. Claro, o aparecimento de uma crosta pode causar uma sensação de coceira que dá vontade de coçar ou até descascar, mas você não deve fazer isso. A razão é que descamar as cicatrizes só abrirá feridas que não cicatrizaram e retardará o processo de recuperação. Como resultado, a área da pele ficará vermelha novamente, até mesmo sangrando ou saindo pus.
2. Mantenha a área da ferida úmida
Manter a área da ferida úmida também é uma maneira de evitar a ocorrência de crostas purulentas. Além de acelerar o processo de recuperação, esta etapa também pode prevenir a coceira que faz você querer descascar as crostas. A American Academy of Dermatology recomenda o uso de
vaselina como uma das crostas purulentas para hidratar a área da ferida da crosta de pus e prevenir a formação de uma cicatriz maior. Você também pode usar outros hidratantes, como óleo de coco,
loção , ou certas pomadas de crosta purulentas.
3. Mantenha a ferida limpa
A maneira de evitar o aparecimento de crostas de pus é mantê-las limpas. Sim, embora uma crosta seja um sinal de que a ferida está começando a cicatrizar gradualmente, a área úmida da ferida também está sujeita a infecções bacterianas. As infecções podem dificultar o processo de cicatrização e até agravar feridas existentes. Se as feridas e cicatrizes estiverem abertas ou expostas à sujeira, limpe imediatamente com água morna e sabão neutro. Use um pano macio ou toalha para secar a pele. Evite esfregar uma toalha na área da pele ferida, pois isso pode esfoliar as crostas.
4. Cubra a área da pele com crostas, se necessário
A maneira de evitar crostas purulentas é cobrir a ferida com uma bandagem esterilizada e gaze. Com isso, você também não sente "coceira" para descascar crostas purulentas. [[artigo relacionado]] Uma crosta purulenta é uma condição em que o tecido cutâneo lesionado inflama devido a uma infecção bacteriana. Se as crostas de pus forem pequenas e não graves, você pode fazer o mesmo para tratar as crostas de pus em casa. No entanto, se a crosta de pus apresentar uma infecção grave acompanhada de sinais perigosos, você deve consultar um médico imediatamente. Você também pode
consulte um médico diretamente por meio do aplicativo de saúde da família SehatQ para fazer perguntas sobre como tratar crostas purulentas. Como, faça o download agora em
App Store e Google Play .