Conheça a diferença entre miomas e cistos que você precisa saber

Muitas pessoas costumam confundir miomas e cistos. Na verdade, a diferença entre miomas e cistos é bastante significativa, por isso é importante que todas as mulheres saibam. [[Artigo relacionado]]

Diferença entre miomas e cistos

De acordo com especialistas, miomas uterinos ou miomas são tumores benignos que só podem crescer no útero. Com base nos sintomas, esses caroços, também conhecidos como pólipos uterinos, muitas vezes não causam queixas típicas. Se o nódulo do mioma for pequeno e a paciente já tiver passado pela menopausa, o mioma também pode não causar sintomas. Em termos de causas, o gatilho para o aparecimento de miomas não é claramente conhecido. No entanto, vários fatores podem aumentar o risco. Começando com hormônios (como estrogênio e progesterona), gravidez e histórico familiar de miomas. Enquanto isso, de acordo com especialistas, um cisto é uma bolsa cheia de líquido que pode crescer em qualquer parte do corpo. Assim como os miomas, os cistos costumam ser assintomáticos em seus estágios iniciais. Enquanto as causas dos cistos geralmente incluem doenças hereditárias, inflamação crônica, infecção e dutos bloqueados. Cada tipo de cisto pode ter uma causa diferente dos outros cistos.

Diferença entre miomas e cistos

Miomas e cistos geralmente se apresentam sem sintomas. O tipo de queixa que aparece geralmente depende do número, localização e tamanho do tumor em seu útero. Quando causa sintomas, as pessoas com miomas podem apresentar as seguintes características:
  • Sangramento menstrual intenso.
  • Dor menstrual intensa.
  • Micção frequente.
  • Dor na pélvis ou na parte inferior das costas.
  • Dor durante a relação sexual.
  • Barriga alargada.
  • Você pode sentir um caroço no estômago
O cisto também depende do tamanho e da localização do tumor. As seguintes características geralmente aparecem se você tiver um cisto:
  • Os cistos ovarianos podem causar abdômen aumentado, constipação, dor pélvica antes e durante a menstruação, dor durante a relação sexual, dor lombar, náuseas e vômitos.
  • Os cistos na pele geralmente parecem apenas caroços e podem ou não ser dolorosos.
  • Cistos no olho podem formar bolsas nas pálpebras. Esses nódulos geralmente parecem vermelhos e são doloridos.

Diferentes maneiras de tratar miomas e cistos

O diagnóstico de miomas e cistos pode ser feito por meio de exames e varreduras laboratoriais, como ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Se os miomas e cistos que você tem desencadear sintomas especiais, os médicos geralmente não fornecem um tratamento especial. Mesmo assim, o médico pedirá que você se examine periodicamente (geralmente uma vez por ano). Esta etapa tem como objetivo monitorar a condição dos cistos ou miomas que você está apresentando. Além do mais, grandes miomas também podem encolher após as pessoas que sofrem da menopausa. Com isso, os sintomas vão desaparecer por si próprios. Se miomas e cistos causarem certas queixas, você deve voltar ao ginecologista. Não deixe as coisas piorarem. A diferença entre miomas e cistos em termos de tratamento não está muito longe. Os médicos podem prescrever medicamentos para realizar a cirurgia. O tipo de tratamento pelo qual você será submetido depende do tamanho e da localização do mioma ou cisto e do seu estado geral de saúde.

Como prevenir miomas e cistos?

Não há uma maneira segura de prevenir a ocorrência de miomas ou cistos. No entanto, um estilo de vida saudável pode reduzir o risco de ambas as doenças. Aqui estão as etapas que você pode praticar:

1. Adote um estilo de vida saudável

Isso não apenas ajuda a reduzir o risco de miomas e cistos, como também pode mantê-lo longe de vários outros distúrbios médicos. Por exemplo, praticar exercícios regularmente, seguir uma dieta balanceada e manter o peso dentro da faixa normal. Certos estudos até provam que comer frutas e vegetais frescos pode reduzir o risco de desenvolver miomas. Por exemplo, repolho, brócolis, couve-flor e muito mais. Incrível, certo?

2. Usando contracepção hormonal

Vários estudos afirmam que a contracepção hormonal pode reduzir o risco de miomas e cistos em mulheres que apresentam alto risco de contracepção.

3. Faça check-ups médicos regulares

Miomas e cistos são freqüentemente detectados por meio de exames médicos de rotina, como exames obstétricos. Portanto, é recomendável que você faça isso regularmente. Com a detecção precoce, miomas e cistos podem ser identificados e tratados o mais rápido possível.

4. Mantenha a limpeza

Por exemplo, sempre limpando Maquiagem olhos antes de dormir. Esta etapa pode mantê-lo longe de cistos que crescem nas glândulas sebáceas nas pálpebras ou nos orifícios de saída dos cílios.

5. Não se sente muito tempo

Os cistos também podem crescer perto das nádegas. Para evitar isso, você não deve ficar parado por muito tempo. Ocasionalmente, você pode se levantar e caminhar, por exemplo, até o banheiro. O tipo de cisto que aparece pode ser um cisto pilonidal, esse cisto está no cóccix.

6. Certifique-se de que a pele está seca e limpa

Manter a pele limpa também pode ser uma das etapas para evitar o surgimento de cistos na pele. [[artigos relacionados]] À primeira vista, a diferença entre miomas e cistos não é óbvia. Se ambos ocorrerem no útero, um exame médico será necessário para determinar se você tem miomas ou cistos. Porém, para ficar mais alerta, você pode tomar notas e prestar atenção aos sintomas suspeitos para saber quando procurar um médico. Com isso, o tratamento pode ser feito antes que seja tarde demais.