Cuidado, essas 9 características de manipulação que você deve conhecer

A manipulação é uma forma de perturbar mentalmente e explorar as emoções para dominar a vítima. As coisas que eles querem dominar são várias, variando de autoridade, controle, certas vantagens para beneficiar os perpetradores de manipulação. Com certeza, quando há manipulação, significa que uma parte está sendo usada por outra. Psicologicamente, as táticas de manipulação são executadas deliberadamente para criar condições de poder desiguais. Assim, as vítimas de manipulação podem ser facilmente exploradas para determinadas agendas.

Reconheça os sinais de manipulação

Manipulação é algo que pode fazer com que alguém seja encurralado e fique em uma situação desvantajosa. Para isso, é necessário estar atento para identificar os indícios de alguém praticando táticas de manipulação psicológica. Nada?

1. Boa gaiola

O termo gaiola de campeão merece ser atribuído a pessoas que desejam executar táticas de manipulação psicológica. Por exemplo, ao pedir para se encontrar ou interagir, o agressor tende a impor um local que o torna mais dominante, como seu próprio escritório ou casa. Assim, a vítima de manipulação tem controle mais fraco.

2. Procurando pontos fracos

Não se surpreenda se os autores da manipulação forem pessoas confiáveis ​​para encontrar brechas no que a vítima diz. Esta é a sua forma de prospectar potenciais vítimas de manipulação. Normalmente, eles deixarão a vítima em potencial falar primeiro e, em seguida, procurarão os pontos fracos.

3. Manipulação de fatos

A principal coisa que pode ser facilmente alterada ou adulterada durante a manipulação são os fatos. Isso é familiar ao nosso redor, como mentir, dar desculpas, duplicidade, culpar a vítima, ou retenha informações importantes. O hábito de exagerar coisas triviais também pode indicar manipulação de fatos.

4. Exposição excessiva de dados

Expor dados e estatísticas é bom, mas não se for excessivo. Infelizmente, é isso que as pessoas manipuladoras fazem. Isso inclui intimidação intelectual ou intimidação intelectual apresentando vários fatos que não são controlados por vítimas potenciais. Como resultado, essa técnica faz com que as vítimas em potencial se sintam impotentes para tomar decisões.

5. Emoções negativas

Pessoas manipuladoras não hesitarão em mostrar claramente emoções negativas, como gritar ou berrar, durante uma discussão. O objetivo é que o alvo dê o que se deseja. Não raro, perpetradores manipuladores gritam enquanto usam linguagem corporal agressiva.

6. Hobbies dão prazos

A manipulação é um modo popular com a tática de suprimir o alvo. Inclusive explicando prazos ou prazos muito curtos para a tomada de decisões. Isso é comumente feito em negociações de compra e venda, de modo que o alvo não tenha controle e nada possa fazer a não ser concordar.

7. Sarcasmo encoberto

O sarcasmo também pode ser uma arma manipuladora para dominar o alvo. Eles podem facilmente fazer piadas negativas sob o pretexto de humor. Os tópicos são simples, começando pela aparência, os gadgets do alvo, a experiência e muito mais. Ao posicionar o alvo em uma posição ruim, o domínio psicológico estará do lado do perpetrador.

8. Tratamento silencioso

Muito longe de ser um adulto, mas o manipulador não hesitará em fazê-lo tratamento silencioso. Simplificando, é uma tática psicológica de não responder a mensagens, e-mails ou telefonemas para silenciar o alvo e fazê-lo sentir-se em dúvida ou culpado. No final, o alvo é obrigado a ceder e tomar uma decisão a favor do manipulador.

9. Cheio de procedimentos desnecessários

Outra forma de os manipuladores fazerem com que seus alvos concordem rapidamente com seus desejos é aplicando tantos procedimentos. Dessa forma, o alvo se sentirá oprimido e desejará fazer as coisas imediatamente. Esse procedimento pode ser na forma de detalhes burocráticos, como arquivos, leis, comitês e outros. [[artigo relacionado]] Ao lidar com partes manipuladoras, a chave para derrotá-las é ser assertivo. Não hesite em dizer sim ou não. Sempre que possível, negocie diplomaticamente. Quando o manipulador lança críticas ou seu tratamento silencioso carro-chefe, não se desculpe imediatamente ou exagere. Sempre encontre um momento tranquilo para pensar com cuidado antes de tomar uma decisão. Distrações como prazos e emoções negativas não precisam ser levadas muito a sério. O segredo é não ser menos inteligente do que os manipuladores, especialmente quando eles começam a lançar táticas de ataque psicológico.